Casa Cor Ceará: regional em nova versão

A 16ª edição da mostra, com o tema “Um novo olhar para o Ceará”, também se volta às questões de mobilidade urbana e sustentabilidade.

Por Por Luciana Andrade | Fotos Divulgação Atualizado em 3 mar 2017, 16h02 - Publicado em 11 Maio 2015, 17h32

A Casa Cor Ceará 2014 apresenta muito além de projetos de arquitetura e decoração. A grande mensagem está nas ideias sustentáveis e na preocupação com a mobilidade urbana, que afeta um número cada vez maior de cidades, incluindo Fortaleza. Essas inspirações, regidas também pelo tema “Um novo olhar para o Ceará”, pautam os 36 ambientes da mostra, assinados por 51 profissionais. A atenção com os resídios das obras, com a procedência das matérias-primas e a economia de água e energia se expressa em várias ideias, que tomam conta do imóvel de 2.600 m², com 1.700 m² de área construída e dois pavimentos.

Este ano, o regional é reinventado e está presente de forma mais indireta, seja na atmosfera dos espaços ou nas paletas de cores que privilegiam tons ligados à memória local, como os beges e marrons. Entre as tendências, o branco domina vários espaços e, no lugar dos pontos de cor, pinceladas de prata, bronze ou dourado. Estofados e cadeiras surgem em dimensões generosas, oversized mesmo, para trazer muito mais conforto. Os ladrihos hidráulicos ou pastilhas que imitam essa estética marcam presença nos detalhes de pisos e paredes. Aliás, uma dica é olhar para baixo e conferir as variedades de revestimentos, como mármores, composições com madeiras em duas cores, cimentícios e outros materiais que deixam o chão muito mais interessante.

Outro destaque é o ambiente Mercearia, onde os visitantes encontram itens tradicionais cearenses como doces, cajuínas, biscoitos e pães. E, para os ciclistas, uma novidade: quem for de bike, tirar um selfie e postar no Instagram com a hashtag #casacorceara2014, paga meia-entrada apresentando-se na bilheteria.

Publicidade