CASA COR Brasília 2015: 46 ambientes cheios de brasilidade

Dos lofts industriais ao barroco, são muitas as inspirações que reinventam a brasilidade nos 46 ambientes assinados por mais de 60 profissionais

Por Luciana Andrade Atualizado em 3 mar 2017, 16h07 - Publicado em 29 set 2015, 13h21

Muito se fala em brasilidade, mas defini-la tem se tornado um exercício cada vez mais complexo. Afinal, há muitas camadas de referências e possibilidades contidas neste conceito — e essa percepção atravessa todos os espaços apresentados na CASA COR Brasília, que chega ao seu 24º ano. “Esta edição apresenta uma CASA COR mais completa, mais madura e mais alegre e, que valoriza ainda mais a arte e o mobiliário brasileiros”, afirma Eliane Martins, uma das organizadoras.

Essa maturidade se reflete nas diversas vertentes exploradas pelos profissionais para reinventar a brasilidade. Há quem aposte no estilo loft e nos grafites urbanos, nas texturas naturais e paredes verdes ou em outras ideias, como indica a organizadora Sheila Podestá. “É um resgate da cultura e estilos brasileiros como o cobogó, elemento marcante na arquitetura de Brasília e que ressurge com força em projetos atuais”, diz. Para outros profissionais, a brasilidade pode ser confirmada no traço moderno e no minimalismo de Oscar Niemeyer. Ou virá no outro extremo, como no luxo barroco que convida o cobre e o dourado aos espaços contemporâneos. Todas essas tendências são aparentemente desconectadas no espaço e no tempo, mas trazem em comum a excelência no design e nos materiais. Além disso, as contradições e harmonias deixam mais interessante o conjunto da mostra, que ocupa uma área construída de 6.500 m².

“Os profissionais se esmeraram para fazer da CASA COR Brasília 2015 umas das melhores já realizadas”, finaliza Moema Leão, organizadora. Assim, mais do que buscar uma definição fechada, CASA COR Brasília mostra que é preciso repensar, ampliar e se deixar surpreender com a brasilidade na arquitetura. Ou melhor, as brasilidades. Confira na galeria de imagens.

CASA COR Brasília 2015

Quando: de 29 de setembro a 10 de novembro.

Horário: de terça a domingo (e feriados), das 12h30 às 22h.

Onde: Comercial da QI 9 do Lago Sul, lote D. Antigo Inacor (Instituto Nacional do Coração).

Ingressos: R$ 44 (inteira), R$ 22 (meia para estudantes e pessoas com 60 anos ou mais). Crianças até 11 anos não pagam..

Special Sale: 9 e 10 de novembro.

Continua após a publicidade
Publicidade