Arte, história e natureza: os 53 ambientes da CASA COR Peru 2015

A CASA COR Peru lança um olhar para sua cultura, história e paisagens, mas mostra como tem incorporado outros estilos e um diálogo com outros países

Por Luciana Andrade Atualizado em 25 ago 2017, 19h10 - Publicado em 13 out 2015, 16h15

Neste ano, CASA COR Peru escolheu como sede a Bahía del Callao, região que desde a época colonial abriga o que é considerada o maior porto marítimo do país. Com ruas estreitas, praças históricas, casarões, igrejas e edifícios de época, seria o cenário perfeito para desenvolver uma mostra que articulasse o rico passado e sua cultura às ideias contemporâneas que circulam na arquitetura e no design.

Uma das sedes é o Edifício Ronaldo, que data de 1900 e abriga 33 ambientes com uma proposta inovadora. Eles ocupam três dos cinco andares, transformando os espaços em lofts, estúdios e até um restaurante. A uns 300 metros dali, o visitante encontra a segunda sede, La Casa Valega. Trata-se de um imóvel construído no início do século 19 e cujos 1.800m2 foram divididos em 20 ambientes. Ali, o conceito se volta a uma autêntica leitura do estilo peruano, sua beleza, espiritualidade e história, de um ponto de vista atual. E até a Praça Matriz ganhou intervenções, completando os três cenários de CASA COR Peru.

Ao todo, 91 arquitetos, decoradores, designers e paisagistas se envolveram nesta edição, que traz interessantes convergências entre um dos estilos mais cotados da temporada, o industrial, mas com leituras inclinadas ao minimalismo e às tonalidades mais terrosas e naturais. A natureza local, com seus desertos, florestas e o mar, também inspiraram os profissionais, principalmente nas texturas. Também há um grande desejo de expor a arte e o mobiliário, com diversas galerias e espaços para simplesmente contemplar as criações locais e internacionais. Para os brasileiros, vale destacar o Espaço de Encontro, assinado pelo peruano Ricardo Geldres em conjunto com Marcelo Rosenbaum, em uma participação especial que vem de um projeto de revalorização do artesanato. Vale conferir cada detalhe na galeria acima.

CASA COR PERU 2015

Quando: de 1 de outubro a 8 de novembro.

Onde: Jirón Constitución 250, Bahía del Callao.

Horários: Terças a domingos, de 11h às 19h.

Continua após a publicidade
Publicidade