Arquitetura brutalista é resgatada na Oficina do Artista da CASACOR Bahia

Na Oficina do Artista, de 110 m², os profissionais optaram por revelar e enaltecer a beleza da arquitetura e a estrutura pré-existentes do local

Por Alex Alcantara Atualizado em 17 fev 2020, 16h50 - Publicado em 3 out 2018, 16h39
Marcelo Negro Monte/CASACOR

O escritório GAM Arquitetos, composto por Anna Fernandes, Guido Ramos e Marcelo Bezerril, marca sua estreia na CASACOR Bahia assinando um espaço marcado pelo brutalismo do concreto e uma seleta curadoria de arte e de design.

Marcelo Negro Monte/CASACOR

Na Oficina do Artista, de 110 m², os profissionais optaram por revelar e enaltecer a beleza da arquitetura e a estrutura pré-existentes do local através de uma intervenção de baixo impacto e sustentável. Do que foi mantido estão os pilares originais da casa e as paredes erguidas com blocos de concreto aparente, que receberam um tratamento para resgatar ainda mais a estética imperfeita dos elementos.

Marcelo Negro Monte/CASACOR

Na parede lateral, tijolos de concreto formam cobogós, que conferem iluminação e ventilação natural, e na parte interna, o mesmo material, em diferentes posições, transforma-se em arandelas e cachepôs, apresentando as diversas facetas do elemento brutalista.

Marcelo Negro Monte/CASACOR

Um dos destaques é a mesa central do espaço, desenhada pelo escritório especialmente para a mostra baiana. A peça possui 6 m de comprimento e tem uma fenda, de onde brota uma jabuticabeira, que foi inserida como símbolo de prosperidade. “Queremos preservar a pureza e simplicidade dos materiais, sem supérfluos ou adornos. Acreditamos que o funcional é o essencial”, menciona Guido.

Marcelo Negro Monte/CASACOR

Para somar ao decór, o trio aposta em uma curadoria de arte seleta da Tria Galeria, com obras feitas pelo +FV escritório de arte. Além dessas peças artísticas, a presença massiva do design de ponta é uma das características do projeto. No mobiliário há a presença de renomes nacionais, como Sergio Rodrigues, Jader Almeida e Gustavo Bittencourt e um clássico italiano: a poltrona UP, de Gaetano Pesce.

SERVIÇO CASACOR Bahia 2018

QUANDO?

De 02 de outubro a 11 de novembro

Continua após a publicidade

De terça a domingo das 16h às 21h

ONDE?

Chácara Baluarte – Santo Antônio Além do Carmo

QUANTO?

Entrada inteira: R$ 40

Meia-entrada: R$20 (Para idosos, estudantes universitários ou portadores de cartão da UNE)

Pagamento em cartão, somente débito.

Clique aqui e compre seu ingresso online!

Continua após a publicidade
Publicidade