5 ambientes da CASACOR Santa Catarina onde a máxima é socializar!

Reuniões gastronômicas, conversas ao redor da mesa, no sofá ou mesmo no tapete da sala: motivos para socializar não faltam. Confira os ambientes!

Por Redação
Atualizado em 16 out 2023, 09h29 - Publicado em 16 out 2023, 08h00

Se tem um lugar na casa que possibilita tudo isso, é o estar, que como já diz a palavra, um espaço que convida a permanecer. Tem coisa melhor do que receber amigos e familiares para confraternizar e curtir os prazeres do encontro? Ao circular para CASACOR Santa Catarina 2023, encontramos ideias de projetos com soluções pensadas para momentos como estes. No conceito, a integração de ambientes é a máxima.

RCK Integradas - Carolina Pellenz e Rafael Kreusch. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2023.
RCK Integradas – Carolina Pellenz e Rafael Kreusch. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2023. (Lio Simas/CASACOR)

Essenza, por Progetta Studio

Progetta Studio - Essenza. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2023.
Progetta Studio – Essenza. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2023. (Lio Simas/CASACOR)

A dupla de arquitetos Allan Chierighini e Graziella Oliveira investiu em uma proposta de living gourmet, ideal para experiências gastronômicas. Com ênfase no ritual do vinho, o espaço tem o home theater como atração especial. A distribuição dos móveis priorizou um fluxo natural pela sala, sem obstruir as áreas de circulação principais e facilitando a interação social.

“Incorporamos sofás de formas orgânicas e tapetes sobrepostos para suavizar as tonalidades mais vibrantes de vermelho, seja para entretenimento, relaxamento ou ambos”, explicaram.

Living Integrado, por Aline Fagundes

 

Aline Fagundes Rosar - Arquitetura + Interiores. Living Integrado. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2023.
Aline Fagundes Rosar – Arquitetura + Interiores. Living Integrado. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2023. (Lio Simas/CASACOR)

A paisagem natural e a vista do entorno do imóvel que abriga a mostra, composta por muito verde e mar, direcionaram o layout do projeto do Living Integrado, assinado pela arquiteta Aline Fagundes. O amplo espaço é compartilhado por três salas: estar, jantar e de tevê. As duas primeiras, que como bem lembrou a profissional, onde as pessoas permanecem mais tempo reunidas, socializando, estão próximas à janela, como num convite para observar o exterior contemplativo. A sala de tevê ficou mais afastada.

No cenário, destaque para o contraste pontual entre o piso de pedra e o teto amadeirado. Já a estrutura com base de gabião é composta por tampo de mármore translúcido. Uma combinação, no mínimo, inusitada, mas que imprimiu muita personalidade ao ambiente, que ainda propõe a união das pessoas por meio da música – ao redor do piano – e do vinho.

Living Entrelaços, por Bárbara Ramos

 

Barbara Ramos – Living Entre Laços. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2023.
Barbara Ramos – Living Entre Laços. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2023. (Fabio Severo/CASACOR)

Inspirada na casa antiga dos avós – com piso e parede de madeira – a arquiteta Bárbara Ramos projetou o Living Entre Laços, fazendo uma releitura para os tempos atuais. Por isso, trouxe uma paleta neutra, destacando composições entre o preto e o branco.

Continua após a publicidade

As texturas das superfícies, como a da parede de madeira preta que envolve todo o espaço, e dos tecidos, como o bouclé usado no sofá, dão o toque mais aconchegante. O generoso tapete branco que abraça a sala, “disposto para se esparramar”, frisou Bárbara, amplia a sensação de conforto do living.

Loft Coragem Bell Arte, por PW Arquitetura

 

PW Arquitetura, Loft Coragem por Bell Arte. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2023.
PW Arquitetura, Loft Coragem por Bell Arte. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2023. (Lio Simas/CASACOR)

A arquiteta Eduarda Werner apostou em um ambiente versátil, que pode ser adaptado conforme a necessidade do usuário. Por isso, no Loft Coragem Bell Arte, o sofá modular Piazza, que compõe a área de estar, possibilita várias formas de uso. “É uma peça flexível, com módulos soltos para diferentes criações no contexto no espaço. Pode até virar uma cama, se assim desejarmos”, destacou a profissional. O mobiliário também é baixo, mais próximo ao chão, o que revela uma leitura mais despojada para a sala.

Aliás, ela brinca com a ousadia do contraste nas superfícies: no piso, um revestimento que remete ao taco, já antigo, bem usado, gasto, e, na parede, a modernidade do aço inox.

Perfeitamente Imperfeito, por Carolina Pellenz e Rafael Kreusch

 

RCK Integradas - Carolina Pellenz e Rafael Kreusch. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2023.
RCK Integradas – Carolina Pellenz e Rafael Kreusch. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2023. (Lio Simas/CASACOR)

Baseados na filosofia japonesa wabi-sabi, que fala sobre o ciclo da vida, a dupla de arquitetos Carolina Pellenz e Rafael Kreusch materializou o espaço Perfeitamente Imperfeito, um living que une estar e jantar. No projeto, a valorização das formas orgânicas e também das imperfeições assimétricas, dos diferentes tons na mesma madeira, das texturas. “Buscamos a partir destes elementos imprimir naturalidade ao ambiente de convivência”, pontuaram.

O sofá generoso de módulos soltos e a poltrona giratória permitem diferentes possibilidades de interação entre os frequentadores do espaço. A mesa do jantar, que aparece com seis cadeiras, mas acomoda até 10 pessoas, segue a mesma proposta. “A ideia é de um ambiente mutável, que possa acompanhar a evolução, o crescimento da família, por exemplo, sem ter que se desfazer de algum mobiliário, mas sim o adaptar o que já existe, de acordo com as novas necessidades”, destacou Carolina.

Continua após a publicidade

Serviço – CASACOR Santa Catarina 2023

Onde: Hotel Maria do Mar – Rodovia João Paulo, 2285 – João Paulo, Florianópolis (SC)

Quando: de 17 de setembro a 29 de outubro de 2023

Horário de funcionamento: de terça a sábado, incluindo feriados, das 13h às 21h. Domingos, das 13h às 19h

Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/events/santa-catarina-florianopolis-2023

Valores totais dos ingressos:

Ingresso inteiro: R$ 80,00

Continua após a publicidade

Meia entrada: R$ 40,00

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade