Continua após publicidade

5 bares speakeasy para conhecer e apreciar em São Paulo

Dos Estados Unidos para a capital paulista, os bares speakeasy são locais escondidos para quem deseja aproveitar uma atmosfera intimista e exclusiva

Por Yeska Coelho
14 set 2021, 15h00

A tendência dos bares speakeasy já está em São Paulo! Esse tipo de estabelecimento, que nasceu nos Estados Unidos, apresenta uma proposta intrigante de apreciar bebidas e petiscos em um espaço escondido. Os visitantes que buscam esse tipo de local vivenciam com uma experiência única e bastante intimista, diferente de tudo o que se pode viver em um bar convencional.

São Paulo Urban Distillery
(André Stefano/CASACOR)

O conceito de “bares secretos” não é algo novo. Ele foi criado no século XX, durante o período em que a lei seca vigorava nos Estados Unidos – ou seja, o consumo e produção de bebidas alcóolicas não era permitido no país. Esses lugares se destacam por acomodar um espaço para os visitantes consumirem e também para ser realizada a produção dos destilados.

A lei seca pode até não ter durado, mas os bares speakeasy continuaram crescendo, não só nos EUA como em todo o mundo, e em São Paulo isso não seria diferente. Selecionamos 5 bares speakeasy para você conhecer na capital paulista, inclusive, visitamos um deles para contar se essa experiência exclusiva é uma boa pedida. Confira!

1- Frank Bar

 

Frank Bar é um bar speakeasy localizado no Maksoud Plaza
(Divulgação/CASACOR)

O Frank Bar é um speakeasy localizado no lobby do Maksoud Plaza que oferece uma experiência intimista aliada a bebidas de alta coquetelaria, o que já lhe garantiu uma premiação como melhor endereço para beber drinques no guia COMER & BEBER 2019/2020 da Veja São Paulo.

O espaço foi criado em 2015, e seu nome é uma homenagem ao grande artista Frank Sinatra. Em 2020, o bar passou por uma reforma (retrofit) assinada pelo arquiteto Herbert Holdefer, que preservou o clima intimista e a sensação de estar vivenciando a experiência em um bar dos anos 80.

2- São Paulo Urban Distillery

 

São Paulo Urban Distillery
(André Stefano/CASACOR)

O São Paulo Urban Distillery foi inaugurado no ano passado e conta com uma proposta inovadora: a de oferecer a seus clientes a chance de experimentar saborosos gins dentro de um prédio tombado – um casarão de mais de 100 anos no Centro Histórico da capital paulista.

Para a matéria, visitamos esse estabelecimento e conversamos com um dos sócios, Nick Johnston. Para ele, “as pessoas se sentem especiais em um ambiente tão exclusivo e escondido, além de mais livres, com mais privacidade”.

São Paulo Urban Distillery
(André Stefano/CASACOR)

Apesar do espaço ter metragens reduzidas, o bar é bastante aconchegante, com música ambiente e uma atmosfera Art Déco inspiradora. O gin é produzido no próprio local, resgatando a história dos bares speakeasy que precisavam produzir os destilados escondido. É uma experiência completa para todos os públicos, especialmente [ara os curiosos que querem ver como funciona a fabricação dos perfumados e delicados gins.

São Paulo Urban Distillery
(André Stefano/CASACOR)

À frente do projeto está a Plante Arquitetura, que trabalhou elementos sutis na decoração para resgatar a história da cidade de São Paulo. Para o sócio Nick, “o casarão é uma tentativa de chamar a atenção para a importância da valorização e preservação da história de São Paulo”.

3- Bar dos Arcos

 

Bar dos Arcos é um bar speakeasy localizado
(Divulgação/CASACOR)

Para quem busca sofisticação, boemia e um visual exclusivo e único, o Bar dos Arcos é um dos mais badalados bares speakeasy em São Paulo. Ele fica alocado no subsolo do Teatro Municipal, no Centro Histórico. O bar foi fundado por Facundo Guerra, em 2016.

O projeto, idealizado pela MM18, conta com uma arquitetura rústica que realmente passa a impressão de que o bar está escondido. Paredes de tijolos e os arcos em pedregulho são os elementos responsáveis por trazer esse aspecto diferente e inovador ao estabelecimento.

4- Bar Fel

 

Bar Fael alocado no Copan em São Paulo

O Bar Fel fica alocado dentro do Copan, um dos mais emblemáticos prédios de São Paulo. Os visitantes poderão apreciar o melhor da coquetelaria e ao mesmo tempo desfrutar de uma atmosfera delicada e intimista. O bar escondido fica no térreo do Copan e é pequeno, conseguindo ocupar no máximo 15 visitantes confortavelmente, o que torna a experiência ainda mais exclusiva.

5- Locale Caffe

 

Locale Caffè
(Divulgação/CASACOR)

Durante o dia, café, e à noite, bar! Em um dos bairros mais sofisticados de São Paulo, o Itaim Bibi, se esconde um bar speakeasy dentro de um elegante café: o Locale Caffè. Você pode aproveitar o melhor dos dois mundos: desfrutar de um expresso e depois partir para a parte interna e provar deliciosos drinks, em um bar que recebe o clássico da coquetelaria.

Publicidade