comScore
CASACOR

2024

“De Presente, o Agora”. O tema da mostra, realizada pela terceira e última vez no Conjunto Nacional, procurou decifrar como o mundo vive o presente e enxerga o futuro.


O circuito teve 70 ambientes – incluindo o primeiro da CASACOR erguido em uma comunidade: a Casa do Wallece, feita pela arquiteta Ester Carro para um motoboy, inseriu a comunidade Jardim Colombo nas visitas guiadas.


A mostra se firmou para além do universo do morar, tornando-se uma plataforma gastronômica e cultural, com quatro espaços dedicados a exposições e instalações artísticas, a exemplo da exposição Ecos Armoriais (exibida no Shopping Lar Center após o encerramento da CASACOR) da instalação de Henrique Oliveira e da Ocupação Terreiro, de Ale Salles.


Entre os nomes consagrados do mercado, participaram Brunete Fraccaroli, David Bastos, Fernanda Marques, José Roberto Moreira do Valle, Leo Shehtman e Rosa May Sampaio. Gabriel Fernandes emocionou o público com sua releitura da casa caipira.


Neste ano, a CASACOR inaugurou sua franquia no Piauí, em um casarão de mais de 30 anos, em Teresina. Uma agrofloresta – modelo agrícola que visa a produção de alimentos e a preservação das florestas – foi executada na área expositiva da Deca, assinada pelos arquitetos João Almeida e Gustavo Almeida. Já a varanda de Rafael Rodrigues para a CASACOR Piauí valorizou o design e a arte produzidos no estado.


Destaques

  • 4 instalações artísticas
  • 1ª vez com um ambiente em uma comunidade
  • 1 nova franquia nacional: Piauí
Gabriel Fernandes emocionou o público com sua releitura da casa caipira.
01/07 - Gabriel Fernandes emocionou o público com sua releitura da casa caipira.
A Ocupação Terreiro, de Ale Salles, homenageou a intelectualidade negra contemporânea.
02/07 - A Ocupação Terreiro, de Ale Salles, homenageou a intelectualidade negra contemporânea.
A mostra paulistana teve a exposição Ecos Armoriais, com curadoria de Pedro Ariel Santana e Rodrigo Ambrosio.
03/07 - A mostra paulistana teve a exposição Ecos Armoriais, com curadoria de Pedro Ariel Santana e Rodrigo Ambrosio.
A instalação Memento Habilis, de Henrique Oliveira, integrou a CASACOR São Paulo.
04/07 - A instalação Memento Habilis, de Henrique Oliveira, integrou a CASACOR São Paulo.
Na primeira mostra realizada no Piauí, os arquitetos João Almeida e Gustavo Almeida trouxeram uma agrofloresta para o ambiente da Deca.
05/07 - Na primeira mostra realizada no Piauí, os arquitetos João Almeida e Gustavo Almeida trouxeram uma agrofloresta para o ambiente da Deca.
A varanda de Rafael Rodrigues para a CASACOR Piauí valorizou o design e a arte produzidos no estado.
06/07 - A varanda de Rafael Rodrigues para a CASACOR Piauí valorizou o design e a arte produzidos no estado.
A Casa do Wallece, projeto de Ester Carro, no Jardim Colombo, incluiu a comunidade no circuito de visitas guiadas.
07/07 - A Casa do Wallece, projeto de Ester Carro, no Jardim Colombo, incluiu a comunidade no circuito de visitas guiadas.