11 salas integradas e bonitas que marcaram presença na CASACOR
Os ambientes integrados são verdadeiros aliados para garantir melhor circulação e de quebra aproveitar melhor os espaços
Por Yeska Coelho
Atualizado em 21 jul 2021, 12:37 - Publicado em 20 jul 2021, 15:00
08 min de leitura
Jorge Delmas. Casa do Bem - CASACOR RJ 2019(Divulgação/)
Casas e apartamentos em formatos de "estúdio" estão ganhando os corações do elenco de especialistas da CASACOR. As salas integradas a outros espaços (como cozinha e sala de jantar, principalmente) além de práticas, também oferecem melhor circulação e maior amplitude dos espaços. Apesar desse conceito ter começado como uma solução para espaços pequenos, os ambientes integrados hoje se tornaram opções para todos os tipos de moradia, seja ela grande ou de metragens reduzidas. A razão é que as salas integradas trazem um equilíbrio entre os espaços que precisam de privacidade, e a integração vem para permitir alinhamento em áreas de convívio social - como sala de estar, jantar e cozinha. A seguir, selecionamos 11 salas integradas que foram inesquecíveis em mostras da CASACOR!
Com sutileza e um estilo duocromático, Juarez Cruz apostou em uma sala integrada com cozinha e sala de jantar. Os ambientes são equilibrados e complementam a decoração, já que mantém a paleta por todas as superfícies e o estilo é preservado. As áreas foram delimitadas a partir do tapete branco em contraste ao piso preto, que marca onde termina a sala e começa a sala de jantar. O projeto foi exibido na CASACOR Rio Grande do Sul 2019.
Recanto do Colecionador
01/03 - mf+arquitetos - Recanto do Colecionador - CASACOR Franca 2017 (Felipe Araújo)
02/03 - mf+arquitetos - Recanto do Colecionador - CASACOR Franca 2017 (Felipe Araújo)
03/03 - mf+arquitetos - Recanto do Colecionador - CASACOR Franca 2017 (Felipe Araújo)
Aconchegante e quentinho, o Recanto do Colecionador foi um projeto da mf+arquitetos para a CASACOR Franca 2017. O espaço integrado nas áreas comuns contou com muxarabis para substituir as paredes, o que facilitou a setorização, sem abrir mão da entrada de luz natural nos ambientes.
Casa do Bem
01/03 - Jorge Delmas. Casa do Bem - CASACOR RJ 2019 (Divulgação)
02/03 - Jorge Delmas. Casa do Bem - CASACOR RJ 2019 (Divulgação)
03/03 - Jorge Delmas. Casa do Bem - CASACOR RJ 2019 (Divulgação)
Os tons de azul e cinza protagonizam todos os espaços na Casa do Bem de Jorge Delmas. O projeto integra cozinha e sala de estar e ainda conta com amplas janelas de vidro que permitem uma maior sinergia com a área externa, onde foi criada uma varanda para receber. O projeto foi exibido na CASACOR Rio de Janeiro 2019.
Um projeto nada básico, que traz sofisticação e de quebra ainda é lúdico: este é o Loft Caleidoscoop de Maicon Antoniolli. A sala integrada ganha amplitude e chega até o quarto de casal. Uma paleta quente e bastante colorida deixa o espaço mais despojados. O projeto foi exibido na CASACOR São Paulo 2018.
Espaços internos e externos também podem ser integrados, para isso, investir em uma porta de vidro de correr pode ser a solução certa. Débora Aguiar adotou a técnica e lançou um espaço clean em formato L que se equilibra perfeitamente com a vegetação do lado de fora. O estar integra também a sala de jantar e fez bonito na CASACOR São Paulo 2019.
Home Office
Um home office aconchegante e delicado foi a proposta de Ana Hnszel e Marcelo Polido para a CASACOR Rio Grande do Sul 2017. A dupla investiu em uma sala integrada a um cantinho de estudos e trabalho. Uma grande estante de madeira foi protagonista, tanto para trazer um clima mais moderno como também verticalizar o espaço da parede.
Denise Barreto deixou sua marca registrada em um espaço integrado na CASACOR São Paulo 2019. No living Atelier de Morar, a arquiteta soube bem como trabalhar os espaços para não pesar na decoração. Para isso, ela elegeu todos os detalhes à dedo, como o forro, as cores e até o mobiliário para não sobrecarregar o visual.
Cabana
A Cabana assinada por Manarelli Guimarães Arquitetura para a CASACOR São Paulo 2019 é um oásis de aconchego e delicadeza. A sala integrada possui elementos marcantes e cores suaves para criar uma composição equilibrada.
Ângela Roldão apostou em um surpreendente espaço integrado de apenas 50 m². A alvenaria dos ambientes deu lugar para o vidro, que contribuiu para deixar o espaço ainda mais fluido eamplo. Totalmente integrado, a sala, quarto e até banheira ficam distribuídos de maneira estratégica pelos poucos metros quadrados. O projeto foi exibido na CASACOR Minas Gerais 2014.
Casa Dezesseis
01/02 - Moacir e Salvio JR - Casa Dezesseis - CASACOR SP 2018 (Divulgação)
02/02 - Moacir e Salvio JR - Casa Dezesseis - CASACOR SP 2018 (Divulgação)
Monocromática, mas nada básica! A Casa Dezesseis de Moacir e Salvio Jr encanta com seus amplos espaços graças a uma integração esperta dos ambientes. O projeto contou com grandes janelas de vidro que permitem a entrada da luz natural e deixam as cores mais suaves, fazendo bonito na CASACOR São Paulo 2018.