Espaços que podem ser considerados spas, lavabos compactos, ambientes integrados aos quartos, com plantas, revestimentos diferentes como seixos e terracota... Criatividade é o que não falta aos profissionais do elenco
CASACOR na hora de projetar com produtos
Deca os
banheiros que se destacaram nas mostras de 2021 no Brasil todo e na Bolívia.
Confira abaixo 30 projetos inspiradores. 1. Inspiração no Marrocos
Desfrutar de um espaço que propõe relaxamento e tranquilidade é a proposta do
SPA Marrakesh, assinado por
Rafael Bressan para a
CASACOR Ribeirão 2021. Inspirado no Museu Yves Saint Laurent, no Marrocos, o ambiente traz peças como torneiras douradas, arandelas clássicas e azulejos pintados à mão.
2. Com vista para o jardim
Para tirar melhor proveito dos incríveis jardins projetados por Roberto Burle Marx para o Palácio das Mangabeiras, onde aconteceu a
CASACOR MG 2021,
Igor Zanon lançou mão do brise quadriculado na cor branca para fechar as paredes da
Suíte Lite. No resto da paleta, tons terrosos e materiais naturais.
3. Tons suaves
Madeira e palha naturais, além da paleta de cores suaves, estão entre os destaques do
Espaço Kairós, espaço de
Erica Salguero para a
CASACOR SP 2021. A banheira branca recebe a luz natural e ainda possui vista para a vegetação da área externa. Paredes de vidro e espelhos criam a sensação de amplitude.
4. Azulejos portugueses
O objetivo de
Angela Leite Barbosa e Daniel Marques Mendes para a
Suíte de Hóspedes da
CASACOR RJ 2021 era criar um contraste entre o novo e o antigo: os elementos palacianos da casa foram preservados e ganharam a companhia de mobiliário minimalista, azulejos portugueses e plantas.
5. Pedra sabão
Rodeado por panos de vidro, o
Bangalô Bateia Osmar Puperi assinado por
Evandro Melato e
Pabrício Amaral para a
CASACOR MG 2021 é inundado pela luz natural, interagindo em todos os ângulos com os jardins à sua volta. A sala de banho com vista para a Serra do Curral traz uma banheira esculpida em pedra sabão, que emerge do chão e convida à contemplação.
6. Mármore canelado
Sopro Orgânico, projeto desenvolvido por
Caio Bandeira e Tiago Martins, do escritório
Architects+Co, para a
CASACOR SP 2021, foi dividido em um amplo lounge com quarto, closet, banheiro e uma cozinha aberta. Em comum, todos os ambientes trazem curvas, formas irregulares e o uso do mármore canelado.
7. Refúgio no jardim
O
Jardín Oasis Tropical, assinado por
Nataly Dorado e Noelia Dorado para a
CASACOR Bolívia 2021, é repleto de vegetação e foi pensado para ser um refúgio da rotina diária. O volume retangular embutido no solo possui linhas simples e abriga um espaço de meditação em seu interior – nele estão imersos os quatro elementos (ar, fogo, água e terra).
8. Inspiração nas pedras preciosas
A arquitetura que valoriza as pedras preciosas e o garimpo serviu de inspiração para a
Suíte das Pedras projeto de
João Daniel Arquitetura para a
CASACOR MG 2021. A paleta de cores neutras e esfumaçadas, esmaecidas e terrosas, remete ao solo e à terra de onde vem as riquezas naturais. Os materiais e tecidos também fazem alusão ao minério, ao ouro e às pedras naturais.
9. O ritual do banho
O desenho da arquitetura da
Sala de Banho Aldeia – projeto de
Leo Romano para a
CASACOR GO 2021 – é valorizado pelas placas acústicas que envelopam paredes e tetos. Duas caixas “soltas” evidenciam os locais destinados ao ritual do banho. A paleta de cores clara valoriza o design dos produtos e anuncia uma atmosfera de paz.
10. Pedras naturais
Assinado por
Natália Medeiros para a
CASACOR CE 2021, o
Banheiro do Casal traz a pedra natural que representa a “rocha” que o lar deve ser. As entradas de luz natural e o jardim, originais da casa, foram mantidos e o estilo contemporâneo é representado pelas linhas retas, metais sem brilho e amadeirados.
11. Linguagem minimalista
Os grandes formatos do revestimento com aspectos que reproduzem pedras naturais e enlaçam piso e parede, entregando unidade ao projeto e enfatizando a linguagem minimalista. O espaço de 150 m² se comunica com os elementos da natureza por meio de recursos que expressam tranquilidade. A
Sala de Banho São Geraldo tem assinatura de
Palloma Meneghello Arquitetura & Associados para a
CASACOR Brasília.
12. Inspiração praiana
Gustavo Augusto, Laís Sampaio e René Parente escolheram elementos da arquitetura vernacular que despertam memórias afetivas e gatilhos emocionais para a
Suíte da Liz, ambiente da
CASACOR CE 2021. A arquitetura remete a lugares praianos, com ambientes aconchegantes e ideais para quem busca um espaço de spa e relaxamento no dia a dia.
13. Do lado do jardim
Na
Casa Up, criada pelo escritório
UP3 Arquitetura na
CASACOR RJ 2021, o paisagismo faz parte da arquitetura, já que a casa foi toda revestida por painéis de vidro – um elemento essencial para trazer o verde para dentro. Atrás da banheira, um belo jardim retoma outros elementos naturais, como a pedra, que também cobre a superfície dos pisos.
14. Tons terrosos + madeira
O ambiente
Camadas Brasileiras de
Juliana Pippi para a
CASACOR SC 2021 encanta com um estilo natural e aconchegante. O banheiro mescla tons de terra com madeira – o que resulta em uma combinação muito sofisticada. A cerâmica com brilho se destaca como um elemento de decoração.
15. Jardim como cenário
A
Casa Voktum, assinada por
Bárbara Nobre para a
CASACOR MG 2021, privilegia a integração das áreas internas e externas, que estabelecem um diálogo permanente por meio da transparência do vidro do teto e das paredes externas. O banheiro ganha o jardim de azaleias como pano de fundo.
A ventilação cruzada e a iluminação natural, acentuadas pelas grandes janelas e claraboias, dialogam com a proposta de trazer bem-estar e conexão para a
Casa Alma Duratex, projeto de
Melina Romano para a
CASACOR SP 2021.
17. Inspiração contemporânea
O estilo do projeto dos
Banheiros Refresh | Recharge | Restart é contemporâneo. A base tem tons neutros e as escolhas para os revestimentos e equipamentos fixos foram o preto e branco. O verde das paredes e o amadeirado nos painéis trazem aconchego. Toques de serralheria imprimem uma linguagem industrial ao espaço. Projeto assinado por
dlp Arquitetura faz parte da
CASACOR RS 2021.
18. Olhar para o passado
O décor do
Lavabo e Galeria é atual, mas com um olhar todo especial para o passado. Releituras de peças antigas mesclando estilos e épocas foi uma aposta do
Estúdio Manu+Ca, de Manu Cardim + Catarina Gouvêa, para a
CASACOR RJ 2021. É o caso do muxarabi usado no lavabo, que ganhou a companhia de metais rosé gold (no lugar do clássico dourado).
19. High-low
O banheiro do
[meu.coração.queima] de
Jeferson Branco para a
CASACOR SC mescla o estilo urban jungle com elegância. E traz também um high-low, que mistura marcas e produtos de alto valor com acessórios e acabamentos de baixo custo. Na parede, as pastilhas terracota delimitam a área do banho e ganham a companhia de plantas.
20. Madeira no teto
A
Casa Duratex, projeto de
Ney Lima e Walléria Teixeira para a
CASACOR Brasília, remete ao aconchego do lar, com objetos rústicos, evidenciando texturas e materiais. Com muxarabis de madeira natural, o espaço tem ventilação cruzada e conforto térmico e traz revestimento de madeira 100% reciclável nas paredes e no teto.
21. Em torno da jabuticabeira
Os arquitetos
Beto Figueiredo e Luiz Almeida inovaram em seu projeto
Sala de Banho Deca da
CASACOR RJ 2021: com longas cortinas verdes aliadas à elementos clássicos, como a banheiro de mármore que teria pertencido à Imperatriz Teresa Cristina. No centro, uma jabuticabeira foi plantada para trazer a natureza para dentro do projeto e a água – que parece sair do tronco – é também reusada para sua irrigação.
22. Composição bucólica
Assinada por
Elisa Veloso e Lissa Azevedo para
CASACOR GO 2021, a
Pausa Sala de Banho é inspirada na simplicidade e na leveza do que é natural e traz o equilíbrio da mistura da paleta de cores suaves com tons terrosos. Elementos naturais servem como ponto de equilíbrio: madeira, pedras, corda, capim dos pampas e trigo se integram ao espaço numa composição bucólica e acolhedora.
23. Seixos no piso e na parede
Em sua estreia na
CASACOR CE 2021, a arquiteta
Sophia Valente apresenta o
Lavabo Assimétrico, um projeto no estilo contemporâneo, com rasgos na parede para dar continuidade ao forro. O uso de seixos de pedras no piso, assim como a madeira aplicada nas paredes, dão um ar natural e moderno.
24. Minimalista e atemporal
Minimalista e atemporal, o ambiente apresenta versatilidade, funcionalidade e praticidade. Cores e bases neutras imprimem uma identidade visual marcante. A presença étnica nos móveis e nas obras de arte mostra a personalidade e a transição do tempo. O mobiliário suaviza e emoldura todo o conceito do projeto, valorizado pela textura das paredes. O
Estar e Toilettes para Eles e Elas é assinado por
Bruno Bressan para a
CASACOR PR 2021.
25. Madeira e design
Elementos naturais, como mármore, madeira e couro ganham destaque numa composição com peças de design, objetos de valor afetivo e obras de arte. A madeira segue seu percurso do quarto para o banheiro, separados por uma nostálgica divisória de perfil metálico preto em vidro canelado. O
Loft Naturalle é assinado por
Michael Zanghelini para a
CASACOR SC 2021.
26. Plantas no teto
Para a arquiteta
Sabrina Gnipper, o
Banheiro Toré da
CASACOR SP 2021 ganhou vida por meio de elementos rústicos, naturais e indígenas: palhas, fibras, pedras e a cor verde ajudam na sensação de amplitude. As luminárias em fibras naturais e plantas pendentes em cúpulas de madeira africana fazem uma alusão à diversidade.
27. Metal, espelhos e terracota
No
Baño Relax,
Yara Muyuro resgata partes da casa original da
CASACOR Bolívia 2021 e as funde com novos materiais, como porcelanato de grande formato, metal e espelhos com cortinas. Tons de terracota, madeira e acessórios dourados combinam com uma iluminação suave e indireta.
28. Sem pontas e retas
Assinado por
Paola Vasconcelos Albernaz e Lorrane Vasconcelos Albernaz para a
CASACOR GO 2021, o
Lavabo Orgânico tem 14 m² e não possui pontas e nem retas. Inspirado na arquitetura rupestre, o arco remete ao interior de uma caverna e a tela iluminada representa a saída. As paredes mal-acabadas e a composição de retalhos de pedras no piso ajudam a compor a sensação de se estar dentro de uma gruta.
29. Peças retrôs
Na
Haman Spa, ambiente de
Bianca da Hora para a
CASACOR RJ 2021, as peças mais retrôs trazem elegância ao projeto. A arquiteta inovou fazendo uso de uma paleta clara e itens da moda, como o pendente e as plantas no espaço – a técnica conhecida como Shower Plants.
30. Preto, cinza e amadeirado
Os arquitetos
Carlos Carvalho, Rodrigo Beze e Caio Carvalho, do Studio Roca, colocaram a sustentabilidade e a reconexão como os pilares do espaço
Égide, um lugar de amparo e refúgio para aproveitar com a família. O ambiente possui uma paleta que varia entre preto, cinza e amadeirado e faz parte da
CASACOR SP 2021.