7 cozinhas minimalistas que mostram que menos é mais

O estilo minimalista invadiu as cozinhas com uma filosofia que propõe o uso apenas daquilo que é essencial

Por Yeska Coelho Atualizado em 2 ago 2021, 08h38 - Publicado em 26 jul 2021, 16h00
Casa Conectada por Pátio por Naf Architecht & Design
Casa Conectada projetada pelo escritório Pátio por Naf Architecht & Design Noriyuki Yano/CASACOR

O minimalismo invadiu as cozinhas e trouxe elegância para este espaço tão estratégico. Para aqueles que pensam que é necessário dispor muitos elementos nesse ambiente, aqui provamos que menos é mais.

As cozinhas minimalistas podem ser aliadas a outros estilos: contemporâneas, rústicas e modernas. O princípio fundamental é utilizar só o essencial para garantir funcionalidade. A seguir, selecionamos 7 projetos que mostram que isso é possível e de quebra ainda são cheios de estilo e elegância. Confira!

Casa Dendê Duratex. Nildo José - CASACOR São Paulo 2019
Casa Dendê Duratex, por Nildo José – CASACOR São Paulo 2019 Denilson Machado/CASACOR

Nildo José surpreendeu com a Casa Dendê Duratex, um espaço completo que traz uma visão nova e completamente inesperada da Bahia. O arquiteto apostou em uma cozinha minimalista elegante e com formas surpreendentes. Para referenciar a cultura local, Nildo José apostou em muxarabis, que além de bonitos elementos visuais, também permitem maior ventilação e luz natural.

Loft Minimalista por Buro5
Loft Minimalista por Buro5 Luciano Spinelli/CASACOR

Um loft de 55 m² contou com um estilo minimalista harmonioso. A cozinha visualmente aparenta não ter muitos armários, isso porque o estúdio Buro5, responsável pelo projeto, deixou tudo embutido na parte inferior do ambiente. Uma ilha contribuiu para criar uma área social integrada à cozinha e também um espaço para setorizar sem abrir mão da circulação.

casa sume gustavo neves cozinha minimalista rustica casacor sao paulo 2019
Casa Sumê | Espaço Conectado LG, por Gustavo Neves. CASACOR São Paulo 2019 Marco Antônio/CASACOR

A Casa Sumê contou com um estilo rústico e minimalista para impressionar na CASACOR São Paulo 2019. A cozinha contou com acabamentos naturais que reforçam o caráter sustentável da mostra, e o ambiente assinado por Gustavo Neves demonstra bastante personalidade.

Casa Contêiner Consentino. Marília Pellegrini - CASACOR São Paulo 2019
Casa Contêiner Consentino, por Marília Pellegrini – CASACOR São Paulo 2019 Divulgação/CASACOR

A cozinha branca traz a marca minimalista dos projetos de Marília Pellegrini. A arquiteta apostou em uma composição elegante para sua Casa Contêiner Consentino, mostrando que é possível criar um projeto sofisticado mesmo que em um contêiner. A Casa Contêiner foi exibida na CASACOR São Paulo 2019.

Cucina Pietra. Felipe Hess - CASACOR SP 2019
Cucina Pietra, por Felipe Hess – CASACOR São Paulo 2019 Fran Parente/CASACOR

Chamada de Cucina Pietra, Felipe Hess foi responsável por uma das mais clássicas cozinhas minimalistas na história da CASACOR. O arquiteto apostou em um design limpo e surpreendente com peças nobres e detalhes que prendem a atenção – como a coifa de concreto que escorre de forma orgânica pelo teto.

Cozinha minimalista por Aurora Arquitectos
Cozinha minimalista projetada pelo escritório Aurora Arquitectos Pinterest/CASACOR

Uma cozinha minimalista pode contar com uma paleta delicada e colorida. A Aurora Arquitectos inovou com uma cozinha simples em que o piso de madeira clara contrasta suavemente com os armários em azul.

Cucina Essenziale, por Gabriel de Lucca para o Janelas CASACOR São Paulo
Cucina Essenziale, por Gabriel de Lucca para o Janelas CASACOR São Paulo Victor Eleutério/CASACOR

Nada é dispensável na cozinha minimalista assinada por Gabriel de Lucca para o Desafio Janelas CASACOR. Na Cuzina Essenziale, todos os elementos foram pensados e repensados para que, assim como o nome propõe, não haja nada fora do essencial. Para isso, o arquiteto criou uma ilha soberana que comporta o cooktop, a torneira e também tem espaço para receber os convidados.

Continua após a publicidade
Publicidade