Paris pretende se tornar a cidade mais verde da Europa até 2030

O planejamento urbano coloca Paris como modelo sustentável e inclui desde a proibição da circulação de carros a vastas florestas urbanas

Por Redação Atualizado em 26 ago 2021, 12h12 - Publicado em 29 ago 2021, 10h00
Ilustração do futuro projeto de jardim urbano linear em Paris.
PCA-Stream/CASACOR

Quando você pensa em Paris, a primeira imagem que talvez venha na sua mente sejam de grandes avenidas, parques de cascalho e de um mar de telhados ondulantes. Porém é justamente esta imagem que a cidade está tentando mudar.

Um projeto liderado pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, pretende fazer da capital francesa a cidade mais verde da Europa até 2030. A proposta é inserir uma visão ambientalmente correta da vida na cidade, incluindo desde a proibição da circulação de carros a vastas florestas urbanas.

paris cidade mais verde da europa 2030
PCA-Stream/CASACOR

Durante o primeiro bloqueio em função da pandemia em 2020, a cidade transformou 40 milhas de estradas em ciclovias, apelidadas de corona pistes (pistas corona), e proibiu carros na Rue de Rivoli – que se estende desde o Louvre até o Place de la Bastille.

Essas iniciativas devem se tornar permanentes; dessa forma, todos os quatro primeiros distritos – cerca de 70% da cidade – ficarão livres de carros no ano que vem.

Ilustração do futuro projeto de jardim urbano linear em Paris.
PCA-Stream/CASACOR

As estradas principais, incluindo as que correm ao lado do Rio Sena, no centro, foram fechadas inteiramente ao tráfego. As mundialmente famosas praças de Madeleine, Nation e Bastille já foram redesenhadas para torná-las mais adequadas aos pedestres.

A partir de 2024, todos os carros a diesel serão banidos da cidade e, em 2030, os carros a gasolina também serão.

Continua após a publicidade
Ilustração do futuro projeto de jardim urbano linear em Paris.
PCA-Stream/CASACOR

Além disso, está em andamento o plano de plantar quatro novas “florestas urbanas” ao lado de marcos importantes da cidade, incluindo o Hôtel de Ville, o Gare de Lyon e a Opéra Garnier. Até 2026, serão plantadas mais de 170.000 árvores em toda a capital, com 50% da cidade coberta por áreas verdes até 2030.

paris cidade mais verde da europa 2030
PCA-Stream/CASACOR

Enquanto Paris se prepara para sediar os Jogos Olímpicos de 2024, ela também planeja dar a muitas outras atrações importantes um novo visual ecológico. A área ao redor da Torre Eiffel, por exemplo, será transformada em um “parque extraordinário” a tempo dos jogos. A Praça da Concórdia – a maior praça de Paris –  também será renovada com novas áreas verdes.

E o subúrbio de Seine-Saint-Denis em breve abrigará uma nova Vila Olímpica ecologicamente correta, a Media City e o centro aquático olímpico. As piscinas ribeirinhas, construídas para os jogos e preenchidas com água limpa do Sena, serão posteriormente entregues ao uso público.

Ilustração do futuro projeto de jardim urbano linear em Paris.
PCA-Stream/CASACOR

Os planos vão muito além das Olimpíadas de 2024. Em 2030, a rua mais famosa de Paris, a Champs-Élysées, será transformada em um “jardim extraordinário” como parte de uma reforma massiva de 250 milhões de euros.

Os planos incluem a redução do número de faixas de quatro para duas, a criação de novas áreas verdes e de novas calçadas, e o plantio de “túneis de árvores” que irão melhorar a qualidade do ar ao longo da avenida.

Fonte: Time Out

Continua após a publicidade
Publicidade