4 segredos para começar uma horta em casa e mantê-la sempre bonita!

Essas dicas simples irão te ajudar a cuidar melhor das suas plantinhas ou a dar o pontapé para iniciar sua horta em casa agora mesmo, confira!

Por Giovanna Jarandilha Atualizado em 22 fev 2022, 18h50 - Publicado em 23 fev 2022, 15h00
Horta CASACOR - Marcelo Bellotto. Estrategicamente localizada em frente à Estação de Tratamento de Resíduos provenientes do restaurante, a proposta é que estes sejam utilizados como adubo na Horta CASACOR, ilustrando ao visitante um caminho de sustentabilidade. O público terá a oportunidade de conhecer uma horta estilizada que irá abrigar diversos tipos de espécies - como chás, plantas medicinais, frutíferas, hortícolas, ervas aromáticas, plantas afrodisíacas e pancs. No centro do espaço, um inusitado jardim suspenso itinerante, que pode ser desmontado e transportado com facilidade para diversos locais
Horta CASACOR – Marcelo Bellotto. CASACOR São Paulo 2019. Salvador Cordaro/CASACOR

Não é difícil ter uma horta em casa – e estamos aqui para te provar isso! Se você acredita que é necessário um espaço muito grande ou cuidados frequentes com as plantinhas, esqueça agora mesmo: pelo menos é o que diz Silvana Novaes, diretora da Vasart. Segundo ela, para cultivar uma horta em casa “basta encontrar um espacinho que receba luz do sol diariamente, para que as espécies possam se desenvolver de forma saudável”.

Ela complementa: “definido o local, é a hora de escolher os vasos e selecionar as espécies desejadas, agrupando-as por necessidades. Assim, elas podem conviver juntas no vaso, em harmonia”. Tranquilo, não? Confira abaixo mais dicas para começar uma horta em casa!

Hortas em casas simples e pequenas

 

apartamento decor paisagismo isabela capeto anna luiza rothier plantas decoração rio de janeiro
Apartamento repleto de plantas da estilista Isabela Capeto. Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/CASACOR

A maior queixa dos que querem ter uma horta em casa mas ainda hesitam em iniciá-la é a falta de espaço – mas isso não necessariamente é um problema. Para quem mora em casas simples e pequenas é preferível optar por vasos que possam ficar em parapeitos de janelas, em paredes ou varandas. Por aqui, já te ensinamos a cultivar plantas em espaços pequenos – mas caso você não tenha perdido, confira 12 ideias de jardins que cabem em apartamentos.

Uma boa opção para quem está pensando em alocar suas plantinhas na varanda são as hortas verticais, que poupam espaço e deixam hortaliças fresquinhas sempre à mão. Aposte em vasos autoirrigáveis, jardineiras verticais e vasos para parede em vários tamanhos e formatos.

O que plantar em sua horta em casa?

 

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras anna luiza rothier varanda casal
Varanda do Casal – Anna Luiza Rothier. CASACOR Rio de Janeiro 2021. Denilson Machado/CASACOR
Continua após a publicidade

Quais espécies plantar em sua horta em casa é uma questão que pode gerar dúvida, mas estamos aqui para ajudá-lo. Entre as espécies mais indicadas para cultivar em casa, aqui estão as que a especialista mais recomenda: alecrim, hortelã, manjericão, sálvia, salsa, cebolinha, cerefólio, tomilho e orégano – tudo depende também, é claro, de quais temperos você não abre mão de ter sempre por perto.  Aqui, te explicamos mais em detalhes quais plantas se adaptam melhor ao lar e são melhores para cultivar em sua horta, não deixe de conferir.

Desmistificando a rega

 

Varanda-Esquerda-Alex-Bonilha
Uma varanda projeto de Alex Bonilha. Ronaldo Rizzutti/CASACOR

Sem segredos: para saber qual a frequência de rega certa para suas plantinhas, vale estudar as espécies e seguir a melhor indicação. Se ainda estiver em dúvida, porém, um método simples e rápido de resolver o problema é colocar o dedo na terra, assim você saberá que toda vez que ele sair limpo, deverá ser feita uma rega. Caso ainda esteja incerto, procure auxílio em lojas especializadas.

Mais dicas de ouro!

 

Daniele Karenine e Patrícia Macêdo - Chão de Chananas. Projeto da CASACOR Rio Grande do Norte 2021.
Daniele Karenine e Patrícia Macêdo – Chão de Chananas. CASACOR Rio Grande do Norte 2021. Felipe Costa/CASACOR

Como realizar o plantio corretamente? Silvana explica: “para plantar, inicie com uma camada de drenagem no fundo do vaso, argila expandida, pedrinhas ou até bandejinhas de isopor picado” – esta última é, também, uma boa dica de reciclagem. Ela prossegue: “depois, deve-se colocar uma manta de drenagem, uma camada de areia ou várias folhas de jornal, para filtrar a água que for drenada”.  Por último, ela finaliza, é preciso “colocar uma camada fina de substrato para as sementes escolhidas e finalizar preenchendo os espaços vazios com ainda mais substrato”.

Continua após a publicidade

Publicidade