Continua após publicidade

Smart Home: 5 dicas para automatizar sua casa e trazer mais praticidade

A tecnologia já é uma realidade para muitas pessoas e é capaz de garantir mais tranquilidade, segurança e até conforto

Por Redação
30 abr 2023, 15h00

Se há alguns anos, não muito distantes, as Smart Homes (casas inteligentes) eram vistas como um futuro distante, hoje essa visão é bem diferente. Mais comuns do que se imagina, dados da Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial) revelam que só em 2020, o Brasil contava com mais de 1,4 milhão de casas inteligentes.

Assistentes virtuais como Alexa, Google Assistente e Siri ganharam muita popularidade e são capazes de proporcionar mais conforto e comodidade para os moradores da casa.

Pensando em mostrar como a automatização da casa está a poucos cliques de distância, separamos 5 dicas de José Luiz Camarero Neto, sócio da construtora Bild e Vitta. Confira!

1. Revise a instalação elétrica

 

Home Theater, por Ediane Tramujas- CASACOR Paraná 2022
Home Theater, por Ediane Tramujas- CASACOR Paraná 2022 | (Eduardo Macarios/CASACOR)

Antes de implementar as tecnologias de automatização é importante se atentar ao básico. Comece revisando a instalação elétrica da sua casa. Como todos os dispositivos inteligentes precisam de energia, é preciso se assegurar de que instalações defeituosas ou sobrecarregadas não irão causar danos ao produto. 

2. Escolha um ecossistema

 

Casa LG ThinQ, por Guto Requena
(Henrique Padilha/CASACOR)

Com uma diversidade de assistentes virtuais, é preciso estar atento para que os acessórios de automação conversem entre si. Por isso, é importante escolher um assistente de voz que atenda a sua expectativa. Seja Alexa, Google Assistente, ou Siri, o seu ecossistema deve ser compatível com os seus equipamentos.

3.  Defina as categorias

 

otto felix casa lg casacor sp 2022 mostras decoracao sala estar sofa tapete mesa poltrona cadeira tv
Otto Felix – Casa LG. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. (Denilson Machado/CASACOR)

Atualmente há diversos equipamentos que podem integrar a sua casa facilitando o seu dia a dia. Iluminação, temperatura, entretenimento (áudio e TV), fechaduras, sistema de segurança e eletrodomésticos estão na lista de dispositivos inteligentes, mas caso não haja condições financeiras de adquirir todos esses equipamentos de uma só vez, o ideal é escolher aqueles que serão essenciais para o seu projeto. 

4. Pense na economia de energia

 

David Bastos apartamento estante são paulo bar bancada quadro
(Tuca Reines/CASACOR)

Tomadas inteligentes e smart lâmpadas são ótimos aliados para economizar energia. Ao controlar o acionamento desses itens é possível medir e reduzir o uso da energia por meio dos apps que medem o consumo de cada item conectado à casa. 

5. Invista em segurança

 

fechadura eletrônica
(Pixabay/CASACOR)

Fechaduras inteligentes e câmeras wi-fi podem facilitar o acesso dos moradores à casa, e de quebra, ainda aumentam a segurança.

Com as fechaduras inteligentes é possível escolher opções como abrir com códigos numéricos, cartões magnéticos, aplicativos de celular, chaves virtuais e até leitura biométrica. Além disso, todas podem se conectar com o seu assistente de voz e até saber se há visitantes esperando do lado de fora de casa. 

Continua após a publicidade
Publicidade