Quer saber como se cria a CASACOR Rio?

O arquiteto Mario Costa Santos, responsável pela implantação da mostra carioca há 15 anos, revela detalhes do processo de trabalho

Por Redação Atualizado em 11 abr 2022, 09h48 - Publicado em 11 abr 2022, 10h00
Fachada CASACOR Rio - residencia Brando Barbosa
Na CASACOR Rio 2021, o espaço antes destinado à garagem e à área de serviço foi transformado em restaurante por Mario Costa Santos. André Nazareth/CASACOR

Criar do zero uma mostra de decoração não é nada fácil. São muitos os detalhes que precisam ser vistos e pensados, antes mesmo de definir a sede de cada edição. E poucos conhecem tão bem esses desafios quanto o arquiteto carioca Mario Costa Santos, responsável pela implantação da CASACOR Rio há 15 anos e da CASACOR Pernambuco há dez. É ele quem define, em parceria com os diretores de cada mostra, a história que a edição vai contar, os percursos de visitação, o tipo de ambiente, os locais de instalação de espaços residenciais e comerciais e ainda entrega para o elenco um imóvel pronto, com toda infraestrutura necessária, para que arquitetos, designers de interiores e paisagistas possam criar à vontade.

“Na primeira visita ao local, é preciso já avaliar se o espaço é adequado. Assim que chego, já começo a imaginar os fluxos, se os vãos das portas são generosos para que as pessoas possam ir e vir ao mesmo tempo, vejo questões como ventilação, iluminação”, conta Mario.

Up 3 Arquitetuura
O arquiteto aproveitou a área dos jardins para implantar diferentes tipos de moradia, como a casa contemporânea criada pela UP3 Arquitetura na CASACOR Rio 2021. André Nazareth/CASACOR

Os desafios são ainda maiores quando a casa é tombada pelo Patrimônio Histórico, caso da sede carioca deste ano – a Residência Brando Barbosa, que é tombada pelo INEPAC e já abrigou a mostra do ano passado – e de muitas outras casas que abrigaram edições cariocas e pernambucanas adaptadas por ele.

“Nesses casos, não podemos fazer muitas obras. Então, mandamos instruções mais específicas para os arquitetos de como manter os elementos arquitetônicos existentes, até para que a casa tenha um protagonismo e possa contar uma história que é também a história da cidade, da nossa arquitetura”, revela Mario.

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras mario costa santos sala arte contemplação
Mario Costa Santos também costuma ter seu próprio ambiente na CASACOR Rio como a Sala de Arte Contemplação da mostra passada. André Nazareth/CASACOR
Continua após a publicidade

Foi exatamente esta a premissa da implantação da CASACOR Rio no ano passado: de respeito absoluto pela história da casa e sua arquitetura. Este ano, o desafio foi diferente. Para criar uma segunda mostra numa mesma sede – algo inédito no Rio –, foi preciso também imaginar uma nova história. Daí, surgiu a ideia de transformar a casa num instituto cultural, exatamente como sonhavam seus antigos proprietários, o casal Jorge e Odaléa Brando Barbosa. 

Este ano toda a casa é para uso e convivência. As salas não são para famílias, são para uso comum. E o café da CASACOR foi para a cozinha, porque afinal não tem lugar mais acolhedor para um cafezinho. É uma casa para toda a cidade usar, para curtir e viver. E a parte do morar fica do lado de fora, nos jardins, onde teremos casas e a Villa CASACOR com vários elementos arquitetônicos e estilos diferentes de moradia”, diz o arquiteto, dando um super spoiler da próxima edição.

Mario Santos - Ilha nas Alturas Booking. CASACOR Rio de Janeiro 2017.
André Nazareth/CASACOR

A CASACOR Rio acontece de 27 de abril a 26 de junho na Residência Brando Barbosa, no Jardim Botânico. Assim como no ano passado, a mostra será híbrida, com uma versão presencial e uma versão digital, com tours 3D acessíveis aqui mesmo no site. Os ingressos já estão à venda em https://casacorrj.byinti.com/.  

Maior mostra de decoração, arquitetura e paisagismo das Américas, a CASACOR acontece anualmente em diversas cidades do Brasil e da América Latina apresentando as maiores tendências de décor, traduzidas por alguns dos mais renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas do país.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade