Corredores: 4 formas simples de valorizar o espaço através da decoração

Muito além de um local de passagem: confira dicas de Ieda e Carina Korman, do escritório Korman Arquitetos, para transformar o corredor

Por Yeska Coelho Atualizado em 2 Maio 2022, 09h30 - Publicado em 2 Maio 2022, 10h00
Hall e Lavabo, por Manuela Santos e Paula Scholte. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022.
Manuela Santos e Paula Scholte – Hall e Lavabo. Instalações de jovens artistas contemporâneos contrastam com a arquitetura clássica e original da casa, que é extremamente marcante nesses dois ambientes com seu teto decorado, vitrais, esquadrias e azulejos portugueses, provocando o olhar e a reflexão. André Nazareth/CASACOR

Espaço estreito e de passagem, o corredor muitas vezes é pouco explorado quando o assunto é decoração. A verdade é que, ainda que mais simplista, é possível adotar soluções diferenciadas para decorar sem abrir mão da boa circulação.

Para Ieda e Carina Korman, da Korman Arquitetos, é possível inovar no corredor com poucos detalhes. “Por não ser um ambiente de longa permanência, os corredores podem receber um décor mais ousado”, afirmam as especialistas. A seguir, confira algumas dicas para inovar e decorar o espaço, segundo as arquitetas:

Aposte nos quadros

 

Espaço SER - Alex Bonilha. CASACOR São Paulo 2019.
Espaço SER – Alex Bonilha. CASACOR São Paulo 2019. Evelyn Muller/CASACOR

Quadros, esculturas, fotografias, gravuras… todos esses elementos podem ser usados para trazer vida e transformar os corredores em verdadeiras galerias de arte.

“Fácil de criar e cheia de personalidade, a montagem de gallery wall é uma das formas mais divertidas de se decorar um corredor”, opina Carina. Nesse caso, a parede pode ser neutra, dando destaque para as obras de arte, colagens ou fotografias. Uma bela escultura, alocada no fundo do corredor, também pode dar destaque, atraindo os olhares.

Cores diferentes

 

Galeria Abreu Sala de Imprensa Patricia Abreu CASACOR Minas Gerais 2021 corredor quadros desgin decoração
Patricia Abreu – Galeria Abreu e Sala de Imprensa. CASACOR Minas Gerais 2021. Jomar Bragança/CASACOR
Continua após a publicidade

Cores impactantes e chamativas ajudam a trazer personalidade para os espaços. “Uma dica é se valer da monocromia, muito em alta atualmente. Outra opção é escolher duas tonalidades – uma para as paredes laterais, outra para a parede de fundo e teto”, indica Carina Korman. O destaque da parede de fundo é capaz de causar um impacto visual, ao passo que a cor diferenciada, no teto, confere a impressão de que o pé-direito é mais elevado.

Padronagens e texturas também podem ser exploradas sem medo, seja com um revestimento diferenciado, seja com papel de parede. O papel de parede oferece facilidade de aplicação, podendo ser unido com outros itens de decoração, como quadros. Revestimentos tridimensionais, por outro lado, brincam com o efeito de luz e sombra e impelem a uma curiosidade ao toque, opina Ieda Korman.

Espelhos

CASACOR Goiás 2017
Alessandra Nahas e Patrícia Nahas – Hall e lavabos do Chef. CASACOR Goiás 2017. Jomar Bragança/CASACOR

Os espelhos são apostas sofisticadas para revestir as paredes e de quebra fazer o espaço parecer ainda maior. “Ele confere sensação de amplitude e, em alguns casos, também ajuda na iluminação do espaço”, diz a profissional, que também aponta que um bom projeto luminotécnico é essencial para esse tipo de ambiente. “É possível se valer de recortes no gesso, por exemplo, criando uma iluminação diferenciada”.

Funcionalidade

 

Quarto do Casal Reveev Viviane Busch CASACOR Paraná 2021 dormitório home office closet cama decor decoração
Viviane Busch – Quarto do Casal Reveev. CASACOR Paraná 2021. Na foto, o corredor do quarto foi aproveitado para abrigar o closet. Eduardo Macarios/CASACOR

É comum que dúvidas surjam quanto a decoração dos corredores e o que fazer com eles. Pensar em formas de usá-los de maneira prática é uma boa solução. Receber mobiliários que ajudem na organização do lar, pequenos aparadores e até mesmo um simples porta-chaves podem já ser úteis, ajudar na rotina e trazer funcionalidade para o espaço.

Continua após a publicidade

Publicidade