10 casas modernas que marcaram a história da arquitetura do século XX

De Le Corbusier à Lina Bo Bardi, para celebrar o Dia Mundial da Arquitetura selecionamos as principais casas da arquitetura moderna no Brasil e no mundo

Por Yeska Coelho Atualizado em 1 jul 2021, 10h01 - Publicado em 1 jul 2021, 10h00

As casas modernas do século XX ficaram para a história como marcos da arquitetura moderna. Grandes nomes como Le Corbusier, Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi e outros mestres foram fundamentais nesse período com construções icônicas e memoráveis.

A seguir, separamos 10 casas modernas no Brasil e no mundo para relembrar (ou conhecer) o trabalho de grandes nomes da arquitetura. Confira!

Villa Savoye, 1931, Paris, FR - Le Corbusier
Villa Savoye, 1931, Paris, FR – Le Corbusier Divulgação/CASACOR

Abrindo com chave de ouro a nossa lista, Villa Savoye de Le Corbusier é um ícone. A casa moderna teve sua construção finalizada em 1931, em um período em que as máquinas e tecnologias invadiam as cidades. A casa de Le Corbusier é um suspiro em meio a tantas mudanças que estavam acontecendo em Paris. Fachada livre, plano aberto, terraço plano na cobertura e amplas janelas marcam a obra do arquiteto – e também se consolidaram como características importantes do modernismo.

Casa Das Canoas, 1951, Rio de Janeiro, Rio, BR - Oscar Niemeyer
Casa Das Canoas, 1951, Rio de Janeiro, BR – Oscar Niemeyer Divulgação/CASACOR

A Casa das Canoas é um ícone modernista que não poderia ficar de fora. Oscar Niemeyer é provavelmente o maior nome do modernismo brasileiro do século XX. Projetada entre 1551 e 1554, a casa de Niemeyer investe em elementos modernos como estruturas em concreto, pilares e a fachada aberta. Destaque para o contraste entre a natureza e o projeto com uma laje sinuosa e elegante.

Glass House,1949, New Canaan, Connecticut, USA - Philip Johnson
Glass House,1949, New Canaan, Connecticut, USA – Philip Johnson Divulgação/CASACOR

A obra-prima de Philip Johnson impressiona a todos até nos dias atuais. Batizada de Glass House (Casa de Vidro), o espaço chama a atenção por se “camuflar” em meio a natureza, já que toda a sua fachada é feita de vidro – um traço forte da arquitetura moderna do século XX. A casa moderna teve sua construção finalizada em 1949 e está localizada em Connecticut – e é aberta para visitação do público.

The Sheats-Goldstein House,1961, LA, EUA - John Lautner
The Sheats-Goldstein House,1961, LA, EUA – John Lautner Jeff Green/LACMA/CASACOR

Projetada por John Lautner, a Goldstein House foi concluída em 1963 para a artista Helen Sheats, o professor universitário Paul Sheats e seus três filhos em Los Angeles, EUA. A casa é uma obra prima do modernismo, com texturas impecáveis que mesclam sua arquitetura com o espaço arborizado. Com espaços abertos e uso predominante de concreto – característicos da arquitetura moderna –, o espaço é até hoje uma obra icônica, hoje pertencente ao Los Angeles County Museum of Art (LACMA).

Continua após a publicidade
Exterior of Fallingwater by Frank Lloyd Wright
Casa da Cascata por Frank Lloyd Wright ©Richard A. Cooke/CORBIS/Corbis via Getty Images)/CASACOR

Não há quem não se encante com a Casa da Cascata de Frank Lloyd Wright. A ideia do arquiteto moderno era de que os moradores pudessem executar suas tarefas rotineiras ao som tranquilizante das águas caindo. Para criar esse efeito, Wright investiu em rochas e concreto ao redor da lareira central, o que traz, de uma certa forma, a cachoeira para “dentro da casa”. A obra foi finalizada em 1939 e está localizada na Pennsylvania.

Casa de Vidro, 1950, São Paulo, SP, BR - Lina Bo Bardi
Casa de Vidro, 1950, São Paulo, SP, BR – Lina Bo Bardi Henrique Luz/CASACOR

A Casa de Vidro é uma das mais importantes obras brasileiras, especialmente quando falamos de arquitetura moderna. Assinada por Lina Bo Bardi, a residência serviu de lar à arquiteta e seu marido no Brasil. Localizada no Morumbi, em São Paulo, a casa de Lina foi pioneira no bairro, em 1950. Ela possui duas edículas: uma casa de caseiro e um ateliê de madeira aberto, no qual Lina recebia visitantes para reuniões de trabalho.

>> Confira a história da Casa de Vidro de Lina Bo Bardi

Farnsworth House, 1949, Plano, Illinois, USA - Mies van der Rohe
Farnsworth House, 1949, Plano, Illinois, USA – Mies van der Rohe Divulgação/CASACOR

Uma casa moderna que tem sua fachada perfeitamente em harmonia com a natureza. A Farnsworth House está localizada em Illinois, EUA, e foi criada por Mies Van de Rohe. O arquiteto modernista investiu em metais e vidros para a construção, que foi concluída em 1951. A casa possui um único pavimento e oito pilares de aço para elevar a edificação 1,60 m do chão – já que a região é conhecida pelas cheias do rio Fox.

Eames House, 1945, Pacific Palisades. LA, EUA - Charles and Ray Eames
Eames House, 1945, Pacific Palisades. LA, EUA – Charles and Ray Eames Stephanie Braconnier/CASACOR

A Casa Eames é um clássico modernista que chegou a servir de residência para o próprio arquiteto, Charles Ray Eames. Os diferenciais da edificação é que ela foi construída no topo de um Penhasco de 150 metros com restos de materiais e tecnologias desenvolvidas na Segunda Guerra Mundial. A casa fica em Los Angeles e foi concluída em 1949.

Casa-estúdio, 1948, Cidade do México, MX - Luis Barragán
Casa-estúdio, 1948, Cidade do México, MX – Luis Barragán Divulgação/CASACOR

Conhecida como a Casa Luis Barragán, a Casa Estúdio fica localizada na cidade do México e se caracteriza por suas cores e texturas chamativas. Logo na entrada, um amarelo vibrante é iluminado e se reflete em uma parede cor-de-rosa. O projeto foi construído praticamente todo em concreto e teve sua obra finalizada em 1948.

The Taylor House, 1961, LA, EUA - Richard Neutra
The Taylor House, 1961, LA, EUA – Richard Neutra Tim Street-Porter/CASACOR

Famoso por projetar espaços que harmonizam os ambientes internos e externos, Richard Neutra é quem desenvolveu a Taylor House, localizada em Los Angeles, EUA. Ela foi criada para acomodar Maurice e Marceil Taylor em 1961 e tinha o objetivo de reconectar os moradores com a natureza.

Continua após a publicidade
Publicidade