Lareira ecológica: como contribuir com o meio ambiente nos dias frios?

Também chamadas de lareira à álcool, esses modelos são mais sustentáveis e não utilizam madeira para funcionar

Por Yeska Coelho Atualizado em 9 jun 2021, 16h14 - Publicado em 10 jun 2021, 09h00
Lareiras ecológicas CASACOR
Divulgação/CASACOR

Com o inverno cada vez mais perto, os dias mais frios pedem um investimento extra para tornar a casa aconchegante e quentinha. Uma lareira ecológica é uma forma de conseguir isso, e de quebra, ainda contribui para não prejudicar o meio ambiente.

Super práticas, as lareiras são capazes de criar uma atmosfera mais intimista e cheia de conforto para o lar. Elas podem ser instaladas em qualquer espaço, apesar de preferencialmente nas salas de estar, existem modelos portáteis que se encaixam perfeitamente em qualquer espaço.

Existem dois modelos de lareiras ecológicas: fixas (acopladas na alvenaria) e móveis. Ambos se destacam pela economia de recursos e sustentabilidade que oferecem ao espaço.

Como as lareiras ecológicas funcionam?

Lareiras ecológicas CASACOR
Divulgação/CASACOR

As lareiras ecológicas têm uma grande diferença em relação aos modelos convencionais, que as tornam opções mais viáveis para projetos preocupados com os impactos ambientais: ela não precisa de lenha para funcionar.

Na verdade, as lareiras ecológicas utilizam álcool etílico como combustível para criar as chamas e aquecer, e por isso, não são tão prejudiciais à natureza, já que não consomem madeira.

Continua após a publicidade

O funcionamento das lareiras ecológicas acontece por meio de um queimador, que cria as chamas ao entrar em contato com o combustível – essas podem durar de 2 a 4 horas dependendo da quantidade de álcool colocado. Para ligá-las, basta utilizar um acendedor!

Além de não utilizar madeira, as lareiras não produzem fumaça, fuligem ou cheiro – apenas uma quantidade simplória de gás carbônico.

Cuidados necessários com lareiras ecológicas

Lareiras ecológicas CASACOR
Divulgação/CASACOR

As lareiras são super seguras para projetos de design de interiores, mas alguns cuidados sempre são bem-vindos. Por essa razão, é importante não repor combustível enquanto o aparelho estiver ligado. O recomendado é esperar no mínimo 40 minutos para que esfrie.

Além disso, deve existir uma rotina frequente de limpeza, fazendo uso de um pano úmido com detergente. Mas lembre-se de mexer no equipamento desligado e resfriado.

Outro cuidado importante é no deslocamento das lareiras. Existem modelos portáteis que podem ser transportados de um cômodo para o outro, e é importante que a movimentação seja feita com bastante cuidado para não danificá-las.

 

Continua após a publicidade
Publicidade