Tudo o que você precisa saber sobre a Milan Design Week 2021

O aniversário de 60 anos do Salone del Mobile promete trazer muitas novidades e tendências de design. Veja como será a mostra!

Por Yeska Coelho Atualizado em 8 set 2021, 10h11 - Publicado em 4 set 2021, 10h00
Milan Design Week 2021
Divulgação/CASACOR

Uma das maiores e mais memoráveis edições da Milan Design Week 2021 está prestes a começar! Com data marcada para acontecer entre os dias 05 e 10 de setembro, o Salone del Mobile deste ano foi batizado como “Super Salone” e quer resgatar o evento de maneira inovadora para compensar o último ano, quando a mostra precisou ser cancelada.

Esse é o mais importante evento do setor de design e mobiliário do mundo e irá completar seus 60 anos com algumas novidades – como a chegada do arquiteto Stefano Boeri na curadoria.

E com não poderia deixar de ser, a feira explora novas tendências de design e o que está em alta para o pós-pandemia. Para Stefano Boeri, “É uma edição especial, que traz consigo algumas características como coragem, otimismo e fé”.

A promessa de Boeri é que esta seja uma das mais memoráveis mostras de todos os tempos, um verdadeiro “evento de design envolvente e único”, especialmente porque a Milan Design Week 2021 será o primeiro evento voltado para receber o público em geral e não apenas para grupos do setor. A proposta para um ano de pandemia é  ocupar apenas 4 pavilhões do complexo de Rho que recebe 400 expositores.  No lugar de estandes individuais, a expografia conta com estruturas modulares para expor os produtos. A solução inovadora oferece uma redução nos custos e materiais de montagem. As empresar agradecem e o meio ambiente também.

O que se pode esperar da Milan Design Week 2021?

 

Continua após a publicidade
Milan Design Week 2021
‘Costura de pele’ por Chiaki Yoshihara, Musashino Art University. Fotografia: Yunosuke Ishibashi Divulgação/CASACOR

Rigor e muito profissionalismo são características que devem prevalecer na grande mostra. Além de Boeri, outros grandes nomes da arquitetura e do design estão envolvidos, como: Maria Cistina Didero e Anniina Koivu, e também Marco Ferrari e Elisa Pasqual, a dupla à frente do Studio Folder.

A atenção à sustentabilidade e o cuidado com a natureza serão fortes pilares desse evento. Assim como nos últimos anos, as instalações serão recicladas após a mostra, isso sem contar a parceria entre o Salone Del Mobile com a iniciativa regional “Forestami“, que tem o objetivo de criar 200 árvores que mais tarde serão plantadas em Milão.

Milan Design Week 2021
Divulgação/CASACOR

Uma grande estreia que pode fazer toda a diferença é a chegada da nova direção assumida pela recém-nomeada presidente Maria Porro, que costumava ocupar o cargo de diretora de marketing da marca italiana de design Porro.

Para quem pretende acompanhar a Milan Design Week 2021, pode esperar por muitas ideias novas e tecnológicas para ajudar a enfrentar os desafios futuros.

Aos que não conseguirem participar presencialmente da mostra, a boa notícia é que os organizadores do evento prepararam um tour virtual para que aqueles que não se sentem confortáveis em visitar o espaço pessoalmente consigam conferir as novidades.

Como serão as palestras?

 

Continua após a publicidade
Milan Design Week 2021
Divulgação/CASACOR

Os visitantes poderão ficar tranquilos quanto ao conforto, já que o lounge foi projetado por ninguém menos que o designer de Giorgio Donà. Ele criou um palco bastante interativo que convida os visitantes a interagirem com ícones de design.

Todos os dias, os visitantes poderão contar com um ciclo de palestras organizado por Maria Cristina Didero, que tratou de reunir grandes nomes do design, como Humberto Campana, Bjarke Ingels, Carsten Höller, Paola Pivi, Beatriz Colomina, Cecilia Alemani, Formafantasma e Philippe Malouin.

Pautas como design, arte, arquitetura, sustentabilidade, economia circular, entre outros assuntos estarão presentes na fala dos especialistas.

Milan Design Week 2021
‘Take Your Seat – Solidão e Convivência da Cadeira’ Divulgação/CASACOR

Além do Super Salone, outra mostra que estará disponível no espaço para quem quiser visitar é “Take Your Seat – Solidão e Convivência da Cadeira”, que conta com a curadoria de Nina Bassoli em parceria com a ADI / Compasso d’Oro.

Perguntas frequentes sobre a Milan Design Week 2021

 

Continua após a publicidade

O Salone del Mobile acontece desde 2005 em Rho, um espaço projetado por Fuksas que conta com 753 mil m² e fica a cerca de 15 km de Milão. Esse ano não será diferente. A seguir, reunimos outras informações importantes para quem quer acompanhar o evento:

Como faço para chegar no evento?

Se você vai marcar presença na Milan Design Week 2021, indicamos que você vá de transporte público para evitar congestionamento na chegada e saída. Você consegue ir de metrô até a estação Rho-Fieramilano – dependendo do local da cidade, pode levar até 25 minutos.

Milan Design Week 2021
Divulgação/CASACOR

Onde comprar os ingressos?

A feira é voltada para arquitetos, amantes de design, imprensa e outros profissionais. Os visitantes podem se registrar com antecedência através do Salone del Mobile para adquirir um ticket eletrônico.

Horário de funcionamento: de domingo a quinta-feira, das 10h às 19h e às sextas-feiras das 10h às 16h.

Continua após a publicidade
Publicidade