Continua após publicidade

Roteiro DW! 2023: como se programar e onde ir durante a semana de design

A DW! acontece de 11 a 19 de março em diversos distritos espalhados pela cidade. Confira nosso roteiro e aproveite o melhor do festival!

Por Redação
10 mar 2023, 11h00

A DW! – São Paulo Design Weekend já está com tudo pronto para receber visitantes de todas as partes do país. O evento, um dos maiores festivais urbanos de design do país, está em sua 12ª edição e acontece de 11 a 19 de março de 2023.

Com uma programação recheada de atividades em múltiplos endereços por toda a cidade – que englobam áreas de design produto, design de interiores, arquitetura, arte, urbanismo e mercado criativo –, a DW! 2023 está distribuída em distritos (que podem ser uma rua, um ou mais bairros, regiões ou hubs), mas aqui na CASACOR separamos os mais interessantes para você visitar.

Abaixo, confira o nosso roteiro, que separamos em três seções (Centro, Alameda Gabriel e Outros destaques) para você se organizar e aproveitar o melhor do design brasileiro. Confira!

Centro

1. Edifíco Virgínia 

Citrica 7 Studio no Edifício Virgínia durante a DW! 2023.
Citrica 7 Studio. (Divulgação/CASACOR)

Três andares do Edifício Virgínia serão ocupados pelas exposições realizadas pela incorporadora Sumauma: “Eu e você somos muitas…” e “Quanto tempo temos?”. A primeira conta com a curadoria de Claudio Magalhães, idealizador da BaFu – Barra Funda Autoral, e reúne artistas como Guto Lacaz, Noemi Saga, Vicenta Perrota, entre outros. Já a segunda aborda os desafios de consumo da sociedade contemporânea, com a participação de Constance Galeria, Ruína Arquitetura e IED – Istituto Europeu de Design.

No 7º andar, terá uma exposição dedicada à moda sustentável, reunindo marcas como Trama Afetiva, Kitecoat e From Future.

A programação ainda inclui debates sobre diversos temas como caminhos para moradias no centro de São Paulo, retrofit, economia circular e biodesign. Estarão presentes Vitor Pena, Raul Juste Lores, Carmen Silva, José Armenio Brito Cruz, Alexandre Salles, Washington Fajardo, Raquel Schenkman, Augustina Comas e Jackson Araújo.

Continua após a publicidade

Endereço: R. Martins Fontes, 197 – Centro Histórico de São Paulo. São Paulo – SP, 01050-000.

2. Feira na Rosenbaum

Exposição Encontros da Feira, na Feira na Rosenbaum durante a DW! 2023.
Patrick Gondim e Valentina Stefani Saldanha, da Voador Tecelagem, com Guilherme Saas da Casa na Árvore. (Divulgação/CASACOR)

Neste ano, a Feira na Rosenbaum acontece no Conjunto Zarvos, uma das galerias modernistas históricas mais bem preservadas do centro de São Paulo. O projeto é do arquiteto Júlio Neves, e os detalhamentos, assinados por Jorge Zalszupin, saltam aos olhos.

Trabalhos autorais assinados por 70 criativos e empresas apresentarão produtos de design, arte, decoração, moda, bem-estar e gastronomia em uma efetiva ação social voltada ao centro de São Paulo. Além de democratizar o acesso ao design autoral, a Feira também se coloca como um agente catalizador do desenvolvimento das comunidades tradicionais e da valorização design autoral, promovendo a Fundação Almerinda Malaquias, no Amazonas, e apoiando o Prêmio Salão Design 2023, que tem como objetivo premiar talentos do design moveleiro industrial.

Endereço: Av. São Luís, 258 – República. São Paulo – SP, 01302-000.

3. By Kamy

View this post on Instagram

A post shared by by Kamy (@bykamy)

Continua após a publicidade

Também na Galeria Zarvos, a marca entrelaça arte, sustentabilidade e futuro com a exposição “Elementi”. Em parceria com talentosos designers, a By Kamy desenvolve peças exclusivas inspiradas nos elementos naturais que dão forma e vida ao planeta.

O espaço ainda recebe exposições e mais de 37 lojas – como Derlon e Paulo Alves (Cine Speakeasy), entre outros –, nesse complexo que vive um novo momento na cidade.

Endereço: Av. São Luís, 258 – República. São Paulo – SP, 01302-000.

4. Exposição Design na Metrópole

View this post on Instagram

A post shared by Galeria Metrópole (@galeriametropole.sp)

Designers, estúdios e artistas que atuam e residem na galeria apresentam seus trabalhos em diversas mídias, por meio de eventos e intervenções. Destaque para os trabalhos Luisa Attab, Entre Escalas, Ato, Studio Dela Cruz, Castelli, Miguel Croce, Estúdio Diz, Carmela Rocha, Studio Volanti , Satélite, Laura Teixeira, entre outros.

Continua após a publicidade

Endereço: Av. São Luís, 187 – Centro Histórico de São Paulo. São Paulo – SP, 01046-001.

5. BOOMSPDESIGN

View this post on Instagram

A post shared by BOOMSPDESIGN (@boomspdesign)

Apresentada pela Ilion Partners, a feira chega a sua 16ª edição no Terraço Copan e traz como designer homenageado o italiano Francesco Maccapani Missoni – eleito Designer do Ano pela DW!.

Além das criações de Missoni para a St. James, Idea 10 e Tapecouro, a feira também apresentará as “Bordadeiras 9 de Julho” e a artista plástica Thereza Salazar, uma parceria que resultou num imenso painel chamado Projeto Ocupação ‘Borboletas’. Já Regina Silveira e Renata Meirelles mostram a série ‘Roller’, resultado de uma parceria entre a artista plástica e a designer para a criação de uma coleção limitada de peças de joalheria contemporânea.

Endereço: Av. Ipiranga, 200 – Centro Histórico de São Paulo. São Paulo – SP, 01046-010.

Continua após a publicidade

 

Alameda Gabriel

1. Estar Móveis

Estar Móveis DW! 2023
(Divulgação/CASACOR)

O que você quer ser quando crescer? Sob a perspectiva do microcosmos, a mostra criada pelo artista e curador Felipe Morozini revela universos particulares de móveis e obras em miniaturas assinados por 22 criativos, entre designers, artistas e artesãos.

Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1080 – Jardim America. São Paulo – SP, 01442-000.

2. Florense

Loja da Florense na Alameda Gabriel.
(Denilson Machado/CASACOR)

O projeto foi idealizado pela diretora criativa da marca, Roberta Castellan, com curadoria de dois nomes de peso no cenário da arquitetura e design: Aldi Flosi e o fotógrafo Denilson Machado. O objetivo é mostrar um recorte sobre a arte que se faz no Brasil hoje.

Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 690 – Jardim America. São Paulo – SP, 01442-000

3. ETEL

Sala Casa Zalszupin São Paulo jorge arte exposição design
Sala da Casa Zalszupin, em São Paulo. (Ruy Teixeira/CASACOR)

Para celebrar os 30 anos de trajetória, a marca abre com a exposição retrospectiva “Na Fronteira Entre Arte e Design“, que traz as primeiras peças projetadas por Etel Carmona e Claudia Moreira Salles.

Continua após a publicidade

E como parte dessa atuação entre fronteiras, o curador Iatã Cannabrava apresenta a exposição “Utopias Modernistas Brasileiras”, que acontece na Casa Zalszupin.

Importante: as visitas acontecem mediante agendamento. Acesse aqui e agende.

Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1834 – Jardim America. São Paulo – SP, 01442-002.

Outros destaques

 

SOLLOS e Jader Almeida

A exposição Continuidade_s sintetiza a constante investigação da forma pelo designer Jader Almeida.

Endereço: Av. São Valério, 98 – Morumbi, São Paulo. SP, 05603-010.

Além da Luz

A Luxion convida para uma experiência sobre percepção da Luz nos dias 14 e 15 (das 13h às 19h). Participação mediante inscrição: (54) 30210-007 / contato@luxion.com.br

Endereço: Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 155 – Bela Vista. São Paulo – SP, 01403-001.

Casarão Doimo

Nos dias 11 a 12 de março, o Casarão Doimo irá sediar um bazar beneficente com empresas e produtos participantes do Decor Social. Todo valor arrecado na venda do acervo será revertido para o projeto, que tem como objetivo a transformação de abrigos para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social através da arquitetura e do design de interiores.

Endereço: Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 155 – Bela Vista. São Paulo – SP, 01403-001

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade