Confira os destaques da DW! Semana de Design de São Paulo

Entre lançamentos de produtos, exposições e palestras há opções de eventos para todos os gostos na décima edição do festival

Por Nádia Simonelli Atualizado em 8 out 2021, 23h21 - Publicado em 8 out 2021, 10h00
dw design weekend 2021
Divulgação/CASACOR

Esta semana e até o dia 10 de outubro acontece a DW São Paulo Design Week, com uma programação caprichada para quem é apaixonado por design. Em sua décima edição, o festival criado por Lauro Andrade acontece em meio a retomada da agenda cultural da cidade.

Entre lançamentos, palestras e exposições, há atividades para todos os gostos e, este ano, com uma novidade: os eventos vão além da famosa Al. Gabriel Monteiro da Silva e Jardins e se espalham para as regiões central, norte e leste da cidade.

Confira abaixo, alguns dos principais destaques desta edição, que vai até o dia 10 de outubro! Para ver a programação completa, acesse o site do evento!

By Kamy

 

adriana adam dw design weekend 2021
Tapete Vitrô, assinado pelo designer Lucas Lima para a By Kamy. Emerson Alves/CASACOR

A by Kamy tem uma parceria longeva com a DW! e participa desde a primeira edição com exposições caprichadas. Neste ano, a marca de tapetes apresenta a mostra Design & Paixões: Adriana Adam com o objetivo de revisitar e reverenciar o trabalho de uma das profissionais e empresárias brasileiras mais atuantes para a afirmação do design autoral nacional.

Para ilustrar os momentos cruciais da carreira de Adriana Adam, em ordem cronológica, a by Kamy desenvolveu uma coleção exclusiva de peças, entre tapetes e tapeçarias, em parceria com cinco designers de diferentes origens e formações.

“Infelizmente, muitas pessoas ainda não conhecem a obra de Adriana e a importância da contribuição dela para o design brasileiro. Queremos não só prestar uma homenagem a quem tanto nos deu, mas principalmente eternizar o legado de Adriana por meio da nossa arte de tecer”, afirma Francesca Alzati, diretora de identidade da marca.

Lider Interiores

 

lider interiores dw design weekend 2021
Coleção Juntos, da Lider. Divulgação/CASACOR

A marca mineira Lider Interiores lança este ano, durante a DW!, a coleção Juntos, criada para homenagear a coletividade, valor que tem ganhado cada vez mais relevância nos últimos tempos, principalmente durante a pandemia. Para isso, reuniu Brunno Jahara, Isabela Vecci, FGMF, Estúdio Lider, Emdois Design e Suite Design para desenhar as novas peças.

O Gerente de Marketing Renato Araújo, explica que a coleção JUNTOS nasceu de uma base pensada por várias mãos e talentos e é composta de 12 peças exclusivas, que incluem sofás, mesas de centro, puffs, peças de bar, além de um buffet. “Cada item tem um design característico e inovador e são pensados para o viver, uma das nossas maiores preocupações aqui na companhia”, explica.

Feira na Rosenbaum

 

feira na rosenbaum dw design weekend 2021
Feira na Rosenbaum. Divulgação/CASACOR

Nesta edição da DW!, a Feira na Rosenbaum ocupa o antigo galpão da Galeria Fortes D´Aloia & Gabriel para expor a alma brasileira por meio do apoio aos designers independentes, artistas e artesãos. Com curadoria de Cris Rosenbaum, feira atua como um agente catalisador da economia circular e criativa, além de promover a diversidade e as riquezas naturais e culturais do Brasil.

Ao todo são mais de 50 expositores e a feira conta, ainda, com instalações artísticas, música ao vivo e “comidinhas de feira”, em edição lixo zero. Este ano, o evento cede espaço para homenagear o designer e mestre em marcenaria Morito Ebine com uma exposição de mobiliário artesanal contemporâneo produzido em seu ateliê, em Santo Antônio do Pinhal, São Paulo.

Com a premissa da sustentabilidade, os móveis assinados por Morito priorizam o respeito à matéria prima fornecida pela natureza e são produzidos com técnicas milenares de encaixes, que dispensam pregos e parafusos, para um resultado estético e estrutural, em contínuo embelezamento, através do tempo e do manuseio.

Estar Móveis

 

estar móveis felipe morozini dw design weekend 2021
Peças de Nicole Tomazi e Sergio Cabral, na instalação Há Quem Diga Que é Verdade, de Felipe Morozini para a Estar Móveis. Divulgação/CASACOR
Continua após a publicidade

Na décima edição da DW!, a loja Estar Móveis apresenta a instalação Há Quem Diga Que é Verdade, com direção de arte e curadoria assinadas por Felipe Morozini.

Em uma experiência imersiva, Morozini propõe uma reflexão sobre o nosso tempo e o mundo irreal das redes sociais, baseada no Mito da Caverna, de Platão. É uma tentativa de explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos, aprisionados pelos sentidos e os preconceitos que impedem o conhecimento da verdade.

A instalação proporciona uma viagem ao interior da caverna, que se traduz por lar, o refúgio que traz conforto e protege. A caverna traz sombras e traz paz. E, neste universo lúdico, afetivo e amorfo, as pessoas criam suas próprias realidades.

A exposição traz trabalhos únicos feitos à mão, todos orgânicos. Participam do evento os criativos Humberto da Mata, Camila D’Anunziata, Estúdio Palma, Nicole Tomazi + Sergio Cabral, Ian Diesendruck, Silvia Jábali e Josephine Cho.

Michell Lott + Lola Muller

 

jiboia dw design weekend 2021
Coleção Jiboia, de Michell Lott e Lola Muller. Divulgação/CASACOR

Michell Lott e Lola Muller lançam sua primeira coleção juntos, em exposição no Estúdio 503. A linha Jiboia é composta de três tapetes que homenageiam a serpente e que levam para os ambientes suas curvas — enrolada, em pose de caça e em movimento — sem jamais tirá-la da natureza.

Segundo os designers, eles queriam materializar a paixão dos humanos pelos bichos, mas também passar longe de perpetuar a imagem de uma pele estendida sob o chão. Eles queriam como referência um animal vivo que daria um tapete assimétrico, orgânico e levemente abstrato.

Então, surgiu a figura da jiboia, esse ser que, para alguns povos originários do Brasil, é a serpente cósmica que trouxe a vida do mundo etéreo para a Terra – direto das águas do Rio Negro.

Colormix

 

colormix dw design weekend 2021
Coleção Brasilidade, da Colormix. Divulgação/CASACOR

No showroom da Colormix o clima é de brasilidade. Com direção criativa e arte do diretor Arthur Grangeia, a marca criou painéis com as técnicas de azulejaria e mosaico, em um trabalho 100% manual e produzido por artesãos. A instalação busca valorizar o conceito de brasilidade, misturando nossas raízes culturais com a inspiração de grandes artistas.

O mural de azulejaria pintado à mão traz Dom Casmurro e o amor pela sua Capitu — uma homenagem a Machado de Assis —, releituras com imagens do Cristo, Arcos da Lapa, pássaros e emoções vindas do que temos de melhor no Brasil.

Breton

 

breton dw design weekend 2021
Coleção Pitágoras, de Glória Coelho para Breton. Rafael Renzo/CASACOR

Durante a DW! deste ano, a Breton anuncia que é uma empresa Carbono Zero em estudos referentes ao ano de 2020. Para a certificação, estudos mostraram que a marca compensa toda a emissão de gás carbônico dos seus processos, podendo ser considerada a primeira empresa do segmento de decoração, em São Paulo, a atingir este patamar.

Outra novidade é a coleção assinada pela estilista Glória Coelho. Ao todo, o preview da coleção apresenta seis peças: dois sofás da linha Pitágoras, outro sofá e uma poltrona da linha Arte, a mesa de jantar Aba, além da mesa lateral batizada de Cubo Mágico.

 

Continua após a publicidade

Publicidade