Pisos que imitam madeira aliam praticidade e elegância. Confira!

Conheça os principais materiais que imitam madeira e de quebra oferecem custo mais acessível

Por Yeska Coelho Atualizado em 21 abr 2021, 19h20 - Publicado em 19 abr 2021, 08h06
piso laminado
Home Fragrances – Fabrícia Nunes e Romina Passos. O ar das antigas perfumarias encontra o contemporâneo neste espaço de 41 m², especializado em home sprays, difusores, sabonetes líquidos e outros itens exclusivos. Captando o conceito utilizado em lojas de alto padrão, traz o aço em suas estruturas personalizadas e o piso laminado Eucafloor Canyon Black Oak, com veios que sugerem um amadeirado antigo e natural. Felipe Araújo/CASACOR

Os pisos de madeira tem um charme todo especial no design de interiores. É uma maneira de passar aconchego para os ambientes por trazer na decoração um elemento que remete a natureza. No entanto, o custo de manutenção sempre é um desafio. Por isso, projetos contemporâneos passaram a lançar mão de pisos que imitam madeira.

Refúgio Urbano – Edmara Cavalcante. Para quem busca um descanso físico e mental, a profissional responde com um ambiente que combina área íntima e social, com jardim vertical e muita luz natural. Ele traz a leveza nos elementos vazados e, principalmente, as texturas da natureza. Madeira, cerâmica e as fibras conduzem a uma experiência sensorial e a um encontro com sua própria essência, junto com peças de antiquário e obras de arte.
Refúgio Urbano – Edmara Cavalcante. CASACOR Goiás 2019 Jomar Bragança/CASACOR

Engana-se quem pensa que essa troca ficou artificial. Muito pelo contrário. A ideia de utilizar pisos que imitam madeira nos projetos é que eles, de fato, conseguem apresentar uma aparência muito semelhante a do material original. A diferença está no custo para mantê-los (que costuma ser bem inferior). Praticidade, conforto e elegância, essas são características que se pode esperar ao utilizar tanto pisos de madeira como os que imitam. Existem vários materiais disponíveis no mercado que são capazes de imitar essa matéria-prima rústica. A seguir, listamos as principais:

Vinílico

Licença, seu Poteiro! - Regina Amaral - O projeto homenageia o pintor, escultor e ceramista Antônio Batista de Souza, conhecido como Antônio Poteiro. O diálogo entre o contemporâneo e as origens goianas se desenvolve a partir do uso da madeira, reutilizada ou oriunda de reflorestamento. O piso e o teto em vinílico dialogam com os revestimentos em cerâmica feitos pelo próprio Américo Poteiro, cuja tonalidade orienta a cartela de cores naturais e calorosas da ambientação. Outra parede foi valorizada com um painel rústico em madeira de demolição e aproxima ainda mais o visitante da natureza local. Estofados em tecidos crus conferem elegância e reforçam o estilo do projeto.
Licença, seu Poteiro! – Regina Amaral – CASACOR 2015 Divulgação/CASACOR

Esse tipo de piso é feito geralmente em vinila ou PVC. Trata-se de um material mais sustentável, que pode ser reciclado. Esse tipo de piso que imita madeira é indicado para espaços internos, já que seu pigmento pode desbotar em contato com o sol e não é recomendado para ambientes com a água.

Ele tem uma textura mais leve, o que ajuda a não emitir e propagar ruídos. Aliado a isso vem também o conforto térmico que esse material oferece ao ambiente.

Porcelanato

Lavabo do Café - Andreia de Sousa Carneiro e Silva - O ambiente tem 9,88m², e a ideia da designer de interiores foi promover o máximo aconchego através do uso de materiais rústicos. Uma fita de LED acompanha o comprimento da bancada em mármore, destacando a parede de tijolinhos, enquanto o piso em porcelanato imita madeira. A madeira natural – a escolha foi o freijó – valoriza as divisórias.
Lavabo do Café. Andreia de Sousa Carneiro e Silva – CASACOR 2015 Jomar Bragança/CASACOR

Provavelmente um dos mais populares revestimentos que imitam madeira, o porcelanato é uma boa pedida para todos os ambientes.

A grande vantagem de investir nessa matéria-prima está relacionada à sua variedade de texturas, cores e acabamentos. Apesar de terem um custo mais alto do que outros modelos de piso que imitam madeira sua manutenção é fácil, e eles podem ser utilizado tanto em ambientes internos como externos.

Laminado

Bilheteria/Lounge de 150 m². Beta Pollis e Roberto Pollis - CASACOR Brasília 2014
Bilheteria/Lounge de 150 m². Beta Pollis e Roberto Pollis – CASACOR Brasília 2014 Divulgação/CASACOR

Esse é provavelmente um dos pisos que imitam madeira mais resistentes do mercado. Com fácil aplicação, o laminado é indicado especialmente para quartos e salas, por se tratar de um material mais quente, com excelente conforto térmico.

Assim como o vinílico, ele não é indicado para ambientes externos, pois pode estragar quando fica em contato com a água.

Leia também:

Continua após a publicidade
Publicidade