Granilite: o que é e como usar o revestimento que nunca sai de moda

Entenda mais sobre o granilite, um revestimento de baixo custo e alta durabilidade que atravessa os séculos

Por Giovanna Jarandilha Atualizado em 19 abr 2021, 15h52 - Publicado em 20 abr 2021, 10h00
studio neo casacor rio de janeiro 2018 granilite piso granilite terrazzo painel granilite casacor decoração ambiente suíte
O Studio Neo, de Monique Pampolha e Hannah Cabral, do Studio MH Arquitetura, investiu no granilite para o piso e as paredes – fazendo contraste ao painéis de madeira. O projeto integrou a CASACOR Rio de Janeiro 2018. André Nazareth/CASACOR

Pisos, bancadas, papéis de parede e mesas: você já deve ter visto o granilite por aí. O revestimento fez um retorno à decoração de interiores nos últimos anos e, desde então, não saiu da nossa lista de referências. A “estampa” aparece em todo tipo de produto, desde vasos, velas e pratos, até itens fora do universo do morar, como capinhas para celular.

A aparência vintage e, ao mesmo tempo, descolada do revestimento se dá pelos “caquinhos” – ou grânulos – característicos do granilite, que logo remetem a uma casa de vó. Com múltiplas variações de cor, tamanho e textura, o granilite continua conquistando arquitetos e decoradores do mundo todo.

Entenda mais sobre o granilite e como usá-lo a seguir.

O que é granilite

 

loft pra perto do mar juliana pippi casacor santa catarina florianopolis 2019 foto mariana boro granilite cozinha com ilha
A cozinha do Loft Pra Perto do Mar, projeto minimalista e delicado de Juliana Pippi para a CASACOR Santa Catarina | Florianópolis. Mariana Boro/CASACOR

Lá fora ele é mais conhecido como terrazzo, mas aqui no Brasil esse revestimento foi batizado de granilite. Produzido à base de areia, água e cimento; e acrescido de grânulos de diferentes pedras naturais, como o mármore, o quartzo e o granito, o revestimento pode ser aplicado em todo tipo de superfície, dada sua versatilidade.

Aparecendo em pisos, halls e paredes de edifícios e projetos residenciais em todo o mundo, o granilite tem entre suas principais vantagens a durabilidade, a resistência e a fácil manutenção.

Origem do granilite

A origem do granilite ou terrazzo atravessa gerações e nos faz voltar ao século 15, na Itália renascentista. Na época, os nobres da região de Veneza precisavam de um material resistente e bonito para decorar seus palacetes. Foi então que o mármore ganhou popularidade, aparecendo nos pisos das mais luxuosas residências do período.

As sobras de mármore eram aproveitadas pelos artesãos e seus retalhos eram assentados em cimento, uma prática que deu origem ao que hoje conhecemos como granilite.

triplex arquitetura cozinha casa raízes granilite bancada rosa rosé decoração ambiente casacor sao paulo 2018
Os tons terrosos da Casa Raízes, projeto do Triplex Arquitetura para a CASACOR São Paulo 2018, aparecem também nas bancadas em granilite rosé da cozinha. Felipe Araújo/CASACOR

Como usar granilite

Com tantas paginações, cores e texturas disponíveis no mercado, fica até difícil escolher qual delas é a mais adequada para sua casa. Para te ajudar na empreitada, separamos os exemplos abaixo de superfícies com granilite que apareceram nas mostras da CASACOR ao longo dos anos. Confira!

Granilite em bancada

 

casa da árvore renault granilite cozinha granilite na bancada terrazzo revestimento decoração

Um dos espaços preferidos dos arquitetos para o granilite é a cozinha. Nelas, é possível compor bancadas e ilhas nada usuais, que tiram o décor do óbvio. Esse é o caso a Casa da Árvore Renault, onde não só a espaçosa bancada como também as cubas receberam o revestimento.

Continua após a publicidade

Granilite em backsplash

 

michel safatle casa pausa casacor são paulo 2019 granilite backsplash cozinha
Ruy Teixeira/CASACOR

Ainda na cozinha, uma outra forma de renovar o ambiente é pelo backsplash – a parede atrás da pia que delimita a área entre os armários planejados. Na Casa Pausa, projeto de Michel Safatle para a CASACOR São Paulo, o backsplah seguiu a paleta de cores do ambiente e apresentou um granilite preto e branco – elegante e sóbrio na medida certa.

Peças de decoração de granilite

 

naomi abe living do colecionador casacor sao paulo 2019 granilite mesa design decoração ambientes interiores cores paleta de cores textura terrazzo
Divulgação/CASACOR

Peças de design, como mesas, vasos, luminárias, tapetes – a lista não tem fim – também podem ser feitas de granilite ou de uma estampa que o imite. Na Sala do Colecionador, a explosão de cores não interfere na beleza do granilite da mesa de centro, que acha sua própria forma de brilhar em meio a um décor autêntico e cheio de vida.

Piso de granilite

 

granilite consultorio psicanalista casacor rio de janeiro 2018 piso granilite

No espaço de trabalho criado por Isabella Lucena e Paula Gusmão para a CASACOR Rio de Janeiro, o piso de granilite é discreto e seus grânulos são espaçados. No Consultório de Psicanálise, o granilite pode até passar desapercebido para os menos atentos, mas é ele quem acrescenta uma camada de textura que faz toda a diferença na composição.

Granilite no jardim

 

Jardim dos sentidos de Bia Abreu

Os jardins também não ficam de fora – é o que prova Bia Abreu com seu Jardim dos Sentidos. Na área externa, o mais importante é lembrar que o destaque deve ser das plantas, por isso, quanto menor e mais discreta a paginação do granilite, melhor.

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade