Decoração com palha: 9 espaços da CASACOR São Paulo apostam na tendência

Sempre atentos às principais tendências, o elenco de CASACOR apostou em fibras naturais para criar ambientes despojados e elegantes. Inspire-se!

Por Yeska Coelho Atualizado em 14 out 2021, 09h55 - Publicado em 13 out 2021, 11h00
Alameda Jardins. Fabiana Ferré - CASACOR SP 2021
Evelyn Muller/CASACOR

A tendência de trazer a natureza para dentro dos lares com o objetivo de oferecer mais aconchego e harmonia para os espaços se refletiu em uma série de iniciativas, como incluir plantas nos ambientes, tons terrosos nas paredes e no mobiliário, e também a decoração com palha e outras fibras naturais.

Especialmente em um momento quando muitas pessoas passaram a procurar por mais conforto e aconchego nos lares, o uso de palha remete à algo mais primitivo e de contato com o meio ambiente. Além de tudo, acaba sendo um material “eco friendly” já que não precisa de uma extração agressiva de sua matéria-prima na natureza.

O acabamento traz um charme todo especial para o ambiente, e a boa notícia é que se trata de uma matéria-prima bastante flexível, ou seja, pode ser usada para diferentes finalidades, desde o forro de uma cadeira até o uso em luminárias ou cabeceiras. A seguir, você vai poder ver toda essa praticidade com seus próprios olhos. Selecionamos 12 ambientes que fizeram bonito em mostras da CASACOR em 2021 para você se inspirar!

1- Café Petra – Weiss Arquitetura

 

Café Petra. Weiss Arquitetura - CASACOR SP 2021
Café Petra. Weiss Arquitetura – CASACOR SP 2021 Salvador Cordaro/CASACOR

Mesmo se tratando de um elemento natural, o uso da decoração com palha não precisa ser algo que grite ser artesanal. Se o desejo é transmitir requinte, é possível investir no elemento para dar um toque de aconchego, sem abrir mão da sofisticação. Quem prova isso é a Weiss Arquitetura com o Café Petra, que utilizou um aparador com palhinha que esbanja charme e elegância para compor o ambiente e trazer uma atmosfera mais natural.

2- Aconchegos Portinari – Très Arquitetura

 

Aconchegos Portinari. Très Arquitetura - CASACOR SP 2021
Aconchegos Portinari. Très Arquitetura – CASACOR SP 2021 MCA Estúdio/CASACOR

A natureza foi incorporada aos espaços com o objetivo de transmitir tranquilidade e calmaria. A palha é uma forma de agregar essas qualidades e ainda compor o espaço de maneira surpreendente. Nesse espaço assinado pela Très Arquitetura para a CASACOR São Paulo 2021 a cabeceira de palha traz uma textura inovadora em um ambiente composto por cores e formas clássicas.

3- Estúdio Liberdade – Pedro Luiz de Marqui

Estúdio Liberdade. Pedro Luiz de Marqui - CASACOR SP 2021
Estúdio Liberdade. Pedro Luiz de Marqui – CASACOR SP 2021 MCA Estúdio/CASACOR

Os materiais brasileiros e naturais ganharam protagonismo no Estúdio Liberdade, projeto assinado por Pedro Luiz de Marqui para a CASACOR SP 2021. A ideia era criar um espaço eco friendly, cujos materiais fossem o menos agressivos à natureza possível. Nesse contexto, a decoração com palha foi uma grande aliada, e fez bonito nas cadeiras do ambiente.

4- Casa Ninho – SP Estúdio

 

Casa Ninho. SP Estúdio - CASACOR SP 2021
Casa Ninho. SP Estúdio – CASACOR SP 2021 MCA Estúdio/CASACOR

Além das cadeiras, é possível inovar ainda mais, e usar a palha como assentos nas banquetas da cozinha. Essa foi a ideia do SP Estúdio, que queria trazer o elemento sem muito destaque, para dar mais suavidade e elegância, como também um toque de estilo para o ambiente.

Continua após a publicidade

5- Ateliê de Taipa – Buriti Arquitetura

 

Ateliê de Taipa. Buriti Arquitetura - CASACOR SP 2021
Ateliê de Taipa. Buriti Arquitetura – CASACOR SP 2021 Rafael Renzo/CASACOR

A Buriti Arquitetura também apostou na cadeira de palha para compor um ambiente elegante que traz a natureza como uma ferramenta para aliar conforto e tranquilidade. Isso é refletido no uso de plantas e também da parede toda revestida por pedra, elementos que assim como a fibra natural remetem ao ancestral e primordial.

6- Alameda Jardins – Fabiana Ferré

 

Alameda Jardins. Fabiana Ferré - CASACOR SP 2021
Alameda Jardins. Fabiana Ferré – CASACOR SP 2021 Evelyn Muller/CASACOR

Fabiana Ferré criou o espaço Alameda Jardins para ser um verdadeiro refúgio de descanso, e a decoração com palha entrou em cena para trazer uma atmosfera mais natural e tranquila ao ambiente, com destaque merecido para as luminárias arrojadas. Outras fibras naturais e tecidos finos foram incorporados ao ambiente para contribuir ainda mais com o décor.

7- Espaço Kairós – Érica Salguero

 

Espaço Kairós. Erica Salguero - CASACOR SP 2021
Espaço Kairós. Érica Salguero – CASACOR SP 2021 Renato Navarro/CASACOR

A madeira clara e a palha estão se mostrando como uma dupla extraordinária para a decoração de interiores, e pensando nisso, a arquiteta Érica Salguero apostou no material para o quarto principal, tanto na cabeceira como também na recamier de madeira ao pé da cama. O elemento contribuiu para a construção de um ambiente charmoso e iluminado.

8- La Gruta – Paco Alvarez

 

La Gruta. Paco Alvarez - CASACOR São Paulo 2021
La Gruta. Paco Alvarez – CASACOR São Paulo 2021 Evelyn Muller/CASACOR

O ambiente La Gruta de Paco Alvarez mostra que mesmo em uma atmosfera mais densa, com paletas mais escuras, é possível apostar na palha para trazer elegância. Diferente de tudo o que se espera, o arquiteto apostou em um ambiente cheio de elementos que remete às origens da humanidade, como se o espaço fosse uma “caverna chique”. Originalidade, carisma e com muita personalidade, o ambiente apostou nas cadeiras de palha para trazer um toque contemporâneo.

9- Living Galeria Perspectiva – Ana Weege

 

Living Galeria Perspectiva. Ana Weege - CASACOR SP 2021
Living Galeria Perspectiva. Ana Weege – CASACOR SP 2021 Evelyn Muller/CASACOR

Ambiente marcado por cores fortes e formas inusitadas, o Living Galeria Perspectiva assinado por Ana Weege utiliza a palha para trazer sofisticação. A cadeira de palha isolada não passa nem um pouco desapercebida, e ajuda a trazer um pouco de sobriedade e leveza em um ambiente marcado por cores e texturas fortes.

Continua após a publicidade
Publicidade