Cores neutras marcam os espaços da CASACOR São Paulo 2021

As cores neutras são grandes aliadas para criar espaços bonitos e cheios de elegância. Confira como os especialistas da CASACOR apostaram nas paletas!

Por Yeska Coelho Atualizado em 8 out 2021, 23h13 - Publicado em 8 out 2021, 11h00

Contar com um espaço inspirador que traga boas sensações é fundamental, melhor ainda quando as cores refletem elegância e aconchego. Para isso, investir em uma paleta com cores neutras é uma boa aposta e o elenco da CASACOR São Paulo deste ano soube muito bem como criar ambientes surpreendentes mesmo fazendo uso de tonalidades mais com pouca saturação.

Andrezza Alencar - Studio Raiz, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Andrezza Alencar – Studio Raiz, projeto da CASACOR São Paulo 2021. Evelyn Müller/CASACOR

O isolamento social fez com que muitos ficassem mais tempo em casa, trazendo uma série de reflexões sobre o viver e o habitar. As cores neutras acabaram sendo escolhas espertas para aqueles que queriam encontrar, em suas moradas, espaços de trabalho, concentração, meditação e descanso. Tudo isso, muitas vezes, repartido em poucos ou no mesmo cômodo.

Apesar de ser mais fácil de combiná-las, as cores neutras têm uma linha tênue entre o “sem graça” e o “surpreendente” – por isso, apostar em contrastes, formas e texturas é o que vai determinar de qual lado o ambiente vai estar. O elenco deste ano deu aula de como transformar espaços neutros em verdadeiras obras de arte. A seguir, selecionamos 7 espaços para você se inspirar!

1. Quarto Noah – Gregory Copello

 

Continua após a publicidade
Gregory Copello - Quarto Noah, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Gregory Copello – Quarto Noah MCA Estudio/CASACOR

Só de olhar já dá vontade de meditar e se recolher no Quarto Noah, espaço criado por Gregory Copello, que estreou de maneira inesquecível na CASACOR SP deste ano. O arquiteto apresenta um ambiente cheio de paz que faz um convite a autoconexão. As cores neutras foram fundamentais para trazer esse clima mais harmonioso e de descanso.

2. CASA Å LEVE – Gustavo Martins

 

Continua após a publicidade
Gustavo Martins - CASA Å LEVE, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Gustavo Martins – CASA Å LEVE, projeto da CASACOR São Paulo 2021. Renato Navarro/CASACOR

A decoração escandinava se reflete de maneira única na CASA Å LEVE de Gustavo Martins. O uso das texturas foi de suma importância para deixar a composição leve e aconchegante, como a combinação de pedras e madeiras, que remetem a algo dos primórdios da humanidade e por isso resgatam a relação do homem com o ambiente.

3. Espaço Kairós – Érica Salguero

 

Continua após a publicidade
Érica Salguero - Espaço Kairós, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Érica Salguero – Espaço Kairós. Renato Navarro/CASACOR

Kairós é o nome do deus grego do tempo oportuno – aquele que se baseia em momentos de relaxamento e felicidade – e essa foi a inspiração de Érica Salguero para criar o ambiente exibido na CASACOR deste ano. As cores neutras e iluminadas foram eleitas para compor um espaço que privilegia os sentidos, o bem-estar, trazendo uma verdadeira reflexão sobre a qualidade de vida dos habitantes nos tempos de pós-pandemia.

4. Sopro Orgânico – Caio Bandeira e Tiago Martins

 

Continua após a publicidade
Caio Bandeira e Tiago Martins - Sopro Orgânico, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Caio Bandeira e Tiago Martins – Sopro Orgânico Renato Navarro/CASACOR

Usar tons de cinza aliados a materiais naturais é uma boa aposta de inovar com cores neutras e fazer um espaço cheio de estilo e personalidade. No Sopro Orgânico, espaço assinado por Caio Bandeira e Tiago Martins, a escolha do mármore canelado em contraste com a madeira traz um toque cosmopolita e urbano chamativo e muito moderno.

5. Aconchegos Portinari – Très Arquitetura

 

Continua após a publicidade
Très Arquitetura - Aconchegos Portinari, ambiente da CASACOR São Paulo 2021.
Aconchegos Portinari – Très Arquitetura MCA Estudio/CASACOR

A Très Arquitetura roubou a cena com seu ambiente neutro. As arquitetas elegeram uma série de cores terrosas clarinhas que harmonizaram muito bem entre elas. O segredo foi apostar em formas e acabamentos diferentes que trouxessem mais dinamismo ao projeto.

Na parte superior, vasos de diferentes tamanhos colaboram para trazer um ar mais despojado, enquanto a estante vazada suprema percorre todo o espaço oferecendo versatilidade e design único.

6. Casa LG ThinQ – Estudio Guto Requena

 

Continua após a publicidade
Estudio Guto Requena - Casa LG ThinQ, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Estúdio Guto Requena – Casa LG ThinQ, projeto da CASACOR São Paulo 2021. MCA Estúdio/CASACOR

A madeira clara é um revestimento neutro que agrega conforto e sofisticação em qualquer espaço. No quarto, trazer esse tipo de material é agregar a natureza para dentro do ambiente, e transmitir ao morador todo o acolhimento que ele deseja. O Estúdio Guto Requena assinou a Casa LG ThinQ.

7. Sala Bayac – Studio Costa Azevedo

 

Continua após a publicidade
Studio Costa Azevedo - Sala Bayac, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Studio Costa Azevedo – Sala Bayac, projeto da CASACOR São Paulo 2021. Evelyn Müller/CASACOR

A dupla de arquitetos Josemar Costa Jr e André Azevedo se inspirou nos modelos de home office para criar um espaço que funcione como uma biblioteca, sala de leitura e convívio familiar. Para isso, a aposta em cores neutras foi também uma estratégia inteligente de permitir mais foco nas leituras e nas relações do que apenas no espaço.

Além disso, a dupla inovou com algumas texturas que trouxeram mais personalidade ao ambiente.

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Publicidade