Retrofit dá ares contemporâneos à apartamento em Lisboa
O edifício centenário foi todo revitalizado para aproveitar o melhor de suas amplas salas e janelas, por onde a iluminação externa flui com naturalidade
Por Giovanna Jarandilha
Atualizado em 09 ago 2021, 16:32 - Publicado em 10 ago 2021, 11:00
05 min de leitura
(Fernando Guerra/)
(Fernando Guerra / CASACOR)
Localizado na Rua da Moeda, próximo ao Cais do Sodré em Lisboa, este apartamento com projeto do Estúdio Obra Prima está situado em um edifício centenário que passou recentemente por um processo de retrofit. Na verdade, toda a região vem sendo revitalizada – em 2017, a área passou por um processo de requalificação do espaço público e renovação da sua zona central.
(Fernando Guerra / CASACOR)
Assim, o apartamento foi encontrado em seu estado original quando os arquitetos assumiram o projeto, com piso de madeira da época da construção, paredes com o mesmo revestimento da fachada e esquadrias originais. Muito da arquitetura original foi mantida na reforma, mas foi preciso atualizar certos elementos para trazê-los à atualidade na nova concepção.
(Fernando Guerra / CASACOR)
Ao adentrar, o hall dá as boas-vindas com uma janela que se vira para um jardim externo e convida para entrar em suas amplas salas com pé-direito duplo. Na sala de estar, destaque para as obras de arte e o mobiliário brasileiro de Jader Almeida, e as poltronas originais Le Corbusier – que foram restauradas, dando um toque de modernidade ao espaço.
(Fernando Guerra / CASACOR)
Já a cozinha foi integrada à sala de estar, o que exigiu que os profissionais derrubassem a parede entre os ambientes e planejassem uma porta em esquadria de ferro em seu lugar, permitindo que os espaços se mesclassem e levando mais amplitude ao apartamento.
Ainda na área social, um espaço para charutaria foi pensado para receber os amigos com conforto e estilo clássico. Na parede, um neon faz referência a uma música portuguesa. Inclusive, a iluminação é um dos grandes destaques do projeto, composta majoritariamente por peças de antiquário, que estão espalhadas por todo apartamento e se mimetizam à estética do imóvel.
(Fernando Guerra / CASACOR)
Na área íntima, o corredor que leva aos cinco quartos recebeu marcenaria em madeira natural. Uma paleta clara e tons neutros marcam a escolha do mobiliário e dos revestimentos nos quartos e nos banheiros. Veja mais fotos do Apto Moeda na galeria abaixo: