CASACOR São Paulo 2022: 59 ambientes abrem as portas no Conjunto Nacional

A CASACOR São Paulo apresenta 59 ambientes projetados por 57 profissionais entre 05 de julho e 11 de setembro de 2022 na Avenida Paulista

Por Nádia Sayuri Kaku Atualizado em 22 jul 2022, 17h39 - Publicado em 2 jul 2022, 10h05
nildo jose arquitetos nj sertao portinari casacor sp mostras decor design
Nildo José Arquitetos | NJ+ – SERTÃO PORTINARI. Denilson Machado/CASACOR

No ano em que completa 35 anos, a CASACOR, a mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, leva a edição comemorativa de sua principal mostra – que acontece entre 05 de julho e 11 de setembro – para o coração de São Paulo: o Conjunto Nacional, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade, projetado há 63 anos pelo arquiteto David Libeskind.

Roberto Migotto Senses Hall CASACOR
Roberto Migotto Senses Hall Deca – CASACOR São Paulo 2022 Denilson Machado/CASACOR

 

Continua após a publicidade

A edição especial da CASACOR São Paulo vai ocupar o mezanino, conhecido por seus brises, e o terraço aberto, que já abrigou o restaurante Fasano. São quase 10 mil metros quadrados, onde o masterplan, definido com a consultoria do escritório FGMF, preservou a beleza da estrutura existente e acomodou 59 ambientes. A implantação promete surpreender ao abrigar 30 estúdios e lofts, 7 jardins e ilhas de bem-estar, 5 operações de restaurante, bar e café, 5 banheiros unissex, 7 lojas e operações comerciais, além de 2 ambientes funcionais (bilheteria e lounge) e 2 áreas de exposições artísticas – uma interna e outra que recebe a Exposição CASACOR 35 anos – num espaço tão emblemático da arquitetura moderna.

Confira os ambientes da CASACOR São Paulo 2022 na galeria abaixo!

“Pela primeira vez, a CASACOR estará em um corredor cultural, um espaço que vai encantar quem já conhece a mostra, mas também deverá atrair um público diverso e plural, que busca incessantemente por qualidade de vida, que valoriza o próprio tempo e investe em arte, música, gastronomia e viagens”, diz André Secchin, Diretor Geral de CASACOR. Ele aponta que o evento deste ano vem para consolidar a posição da CASACOR entre profissionais e patrocinadores.

“A CASACOR sempre evoluiu em forma e conteúdo, mantendo vivo em seu DNA o desafio de apresentar propostas criativas, versáteis e adequadas ao momento. Neste teremos o lançamento de uma plataforma singular e exclusiva, já na primeira semana do evento em São Paulo. Nosso objetivo é o de ir muito além do que já oferecemos hoje, proporcionando uma imersão no universo CASACOR antes, durante e após o evento”, anuncia Secchin.

marcelo salum casacoral casacor sao paulo sp 2022 parede laranja sofa mesa
Marcelo Salum – Casa Coral. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. Denilson Machado/CASACOR

Assim como no ano passado, a CASACOR São Paulo segue no formato phygital: ou seja, físico e digital, podendo ser visitado pessoalmente, nos 59 ambientes que compõem a mostra deste ano; e virtualmente, através do Tour 3D no site www.tours-casacor.com. Além disso, agora a CASACOR apresenta um novo produto: o aplicativo, que oferece uma verdadeira imersão no universo CASACOR. Baixe agora mesmo na App Store ou no Google Play.

O elenco de profissionais

Os curadores da CASACOR, Livia Pedreira, Pedro Ariel Santana e Cris Ferraz, amparados em pesquisas de tendências, definiram o conceito do ano, sintetizados no tema “Infinito Particular” e convidaram o elenco da mostra a refletir sobre a necessidade de projetar ambientes que priorizem o bem-estar físico, mental e espiritual, a harmonia, o equilíbrio e o conforto. Com um superelenco, a CASACOR traz para sua edição comemorativa alguns dos grandes nomes que marcaram presença ao longo das três décadas e meia da mostra e representam os mais 7 mil profissionais que já criaram ambientes no Brasil e nas edições espalhadas pela América do Sul e Miami, nos Estados Unidos.

Para homenagear o trabalho de todos esses arquitetos, paisagistas e designers de interiores a mostra criou uma alameda com seis salas especiais, nas quais nomes consagrados e com carreiras intrinsicamente ligadas à CASACOR puderam criar ambientes e expor toda sua criatividade. As salas, todas com 50m², recebem criações de Sig Bergamin, Rosa May Sampaio, Brunete Fraccaroli, Consuelo Jorge, Leo Shehtman e Marina Linhares.

O elenco conta ainda com Roberto Migotto, arquiteto convidado para celebrar a parceria mais longeva do evento, com a Deca, patrocinadora master; Marcelo Salum, que dá vida ao ambiente da tinta oficial do evento, Coral; Otto Felix que apresenta o ambiente da LG; Maurício Arruda, da Todos Arquitetura, que prepara um projeto exclusivo para o espaço da Duratex; e Nildo José, que experimenta nuances e texturas em seu ambiente assinado para a Cerâmica Portinari.

karol suguikawa lounge limpress impress casacor sp 2022
Karol Suguikawa – LOUNGE I’MPRESS IMPRESS. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. Renato Navarro/CASACOR

Já o time de estreantes, que pode ainda não ser conhecido dos visitantes de CASACOR, merecem uma atenção mais do que especial para seus ambientes. São eles Bárbara Dundes, Carolina Scarepelli, Edgar Rochell, Flávia Bruni, Gabriel Fernandes, Guto Andrade, Joe Filho Arquitetos e Karol Suguikawa.

Representando a pluralidade da mostra paulistana, a mostra também recebe profissionais de outros estados, como os baianos Caio Bandeira e Thiago Martins (Architects + CO), trazendo a força do talentoso nordeste ao lado do sergipano Wesley Lemos. Brasília vem representada por Clay Rodrigues; e o Rio de Janeiro, mais uma vez, pela dupla Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz (InTown Arquitetura). De Minas Gerais, desembarcam na capital paulista Fernanda Rubatino e João Daniel. E do Sul do país, o catarinense Tufi Mousse, além do paranaense Carlos Navero, e da gaúcha Lídia Maciel.

Experiência CASACOR

 

Continua após a publicidade

joao daniel arquitetura livraria casacor sp
João Daniel Arquitetura – Livraria. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. Renato Navarro/CASACOR

Para esta edição especial, a experiência de visitação mistura história, memórias e afetividade, num passeio marcante no qual a CASACOR e arquitetura do Conjunto Nacional agem em perfeita simbiose. Logo na entrada do edifício, o visitante se depara com a exposição gratuita CASACOR 35 anos. A retrospectiva propõe uma viagem pelas últimas décadas da arquitetura e do design de interiores brasileiros. Com a curadoria da jornalista Livia Pedreira e do Ateliê Esquina, das arquitetas Carmela Rocha e Paula Thyse, a exposição ocupa parte do térreo do Conjunto Nacional, próximo à área dos elevadores, assim como as emblemáticas rampas caracol, que contornam o prédio, o mezanino e o terraço. O conteúdo da exposição se desenvolve do início ao fim do evento, em vários formatos: fotos, vídeos, som e interatividade digital.

“Haverá uma exposição do fotógrafo Fran Parente que preparou imagens exclusivas que mostram as entranhas do Conjunto Nacional. Um vídeo em timelapse que mostra como a CASACOR se constrói e como é possível estar num espaço como esse com intervenções mínimas. Próximo à bilheteria teremos uma grande mesa touch, onde o visitante pode acessar conteúdos sobre CASACOR e todas as franquias, como imagens das primeiras capas dos tradicionais anuários da mostra e fotos das primeiras edições de CASACOR. Haverá, ainda, caixas de som espalhadas pela exposição, onde os casos mais curiosos da CASACOR ganham vida em áudio, numa seleção de histórias preparada pela jornalista Baba Vaccaro”, revela Livia Pedreira, que liderou a equipe de curadoria da Exposição CASACOR 35 anos.

priscila cox cafe modernista casacor sao paulo sp 2022 conjunto nacional vaso plantas
Priscila Cox – Café Modernista. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. Gabriela Daltro/CASACOR

A experiência de visitação de CASACOR São Paulo segue emocionante a cada novo ambiente, onde a tema, Infinito Particular, ganha as mais diversas nuances e interpretações, trazendo reflexões sobre o tempo, seja ele o atual, em referências ao passado ou em como fazer dele um aliado. Na gastronomia o evento traz de volta dois parceiros de longa data, o Badebec, com as delícias criadas pela chef Lourdes Botura e a padaria mais querida de São Paulo, a Dona Deôla, com seus tradicionais quitutes. A Ofner, também está de volta ao evento com suas clássicas delícias. Para quem gosta de tomar um drink acompanhado de boa música, a novidade é o bar Caracol, que traz carta de drinks especiais e promoverá pequenos shows no espaço. Dentre os restaurantes, o Myk, restaurante grego, faz sua estreia no evento com cardápio variado e charmoso.

No mall de CASACOR, a Unisaber Livraria traz uma seleção de livros de Arte e Arquitetura. A Gustavo Eyewear encanta com sua seleção de armações de óculos de grau e de sol. As fragrâncias exclusivas para casa da Mels Brushes Fragrances também estarão no evento ao lado da Loja CASACOR por Hybrida com sua seleção de itens de decoração e mobiliário. Outro espaço que promete é da Nescafé, onde o público poderá degustar e adquirir os cafés da marca.

A Oficina Francisco Brennand participará pela primeira vez do evento e traz sua seleção dos conhecidos utilitários que se tornaram marca do escultor e pintor desde os anos 1950 e que continuam em fabricação até hoje pelos artesãos do espaço.

Acessibilidade

 

Continua após a publicidade

CASACOR São Paulo 2022 comemora seus 35 anos no Conjunto Nacional
CASACOR São Paulo 2022 comemora seus 35 anos no Conjunto Nacional. Ulisses Agnelli/CASACOR

Desde 2016, a CASACOR São Paulo é um evento 100% acessível para pessoas com mobilidade reduzida. Isso é resultado de um trabalho contínuo, iniciado na edição de 2005, quando foram feitas as primeiras adequações nas áreas de circulação para cumprir o decreto federal no 5.296, de 2004, que  determinava a adoção gradual de medidas de acessibilidade em edificações de uso público.

Em 2006, a CASACOR firma uma parceria com a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped) com o objetivo de apresentar os conceitos e as normas técnicas relacionados ao tema aos profissionais do elenco. Nesse mesmo ano, pela primeira vez, a Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) analisa previamente todos os projetos da mostra e propõe as adaptações necessárias, fato que se repetiria pelas edições seguintes.

todos arquitetura mauricio arruda casacor sao paulo 2022 casa ete duratex quarto estudio
Todos Arquitetura – Casa Eté Duratex. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. Salvador Cordaro/CASACOR

A conscientização e adesão de arquitetos, designers de interiores e paisagistas, aliadas ao acompanhamento constante da direção do evento, fez com que a CASACOR evoluísse até o estágio atual, em que a acessibilidade está incorporada de forma natural aos ambientes, o que torna a mostra uma experiência fluida e confortável para diversos tipos de público.

Neste ano, o evento conta com a parceria da arquiteta Silvana Cambiaghi, da Design Universal Consultoria, e adota uma nova medida para atender a quem tem dificuldades de locomoção: todos os banheiros dispõem de cabines acessíveis, além de serem unissex. Há também uma série de gentilezas voltadas aos deficientes visuais e auditivos, como mapa tátil em braile, trajetos de piso tátil, aplicativo de tradução em libras em tempo real – desenvolvido pela Associação dos Amigos Metroviários dos Excepcionais – e visitas guiadas especialmente preparadas.

Sustentabilidade e Impacto Social

 

Continua após a publicidade

cate poli joao jadao casacor sp 2022 praca paulista augusta
Catê Poli e João Jadão – Praça Paulista Augusta. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. Renato Navarro/CASACOR

Parte fundamental do DNA de CASACOR, a sustentabilidade continua sendo não apenas a maior tendência do segmento, mas a força motriz de toda a mostra, que tem alcançado níveis surpreendentes com seu programa de gestão de resíduos. Implementado desde 2016, o programa venceu várias etapas, que incluíram conscientização de equipes de trabalho e de arquitetos do elenco, para alcançar a marca de 99,3% de reaproveitamento de resíduos.

Além de adotar medidas como obra secas, economia e reutilização de recursos hídricos, economia de energia, coleta seletiva, programa de reciclagem e destino adequado para resíduos, promovendo a economia circular, a mostra também realiza doações de materiais de construção resultantes do desmonte do evento para ONGs.

Nesta edição, a CASACOR São Paulo fará 100% de compensação para suas emissões de carbono, além de ter a certificação Lixo Zero. A mostra também promove ações de impacto social que começam com a venda de ingressos para a Avant Première em parceria com o Instituto Jô Clemente e verba 100% revertida para a organização.

pedro luiz marqui the bar caracol casacor sp 2022 restaurante
Pedro Luiz de Marqui – THEBAR.COM + CARACOL. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. Renato Navarro/CASACOR

Em parceria com o Instituto Estou Refugiado, a CASACOR terá a contratação de recepcionistas para trabalharem nos ambientes na mostra. Além disso, haverá também um mural, parte do projeto Cores do Mundo, que vem ganhando espaço no mundo das artes. Lavi Kosongo, artista plástico congolês, que fugiu do seu país em função da guerra, apresenta um painel de 22 metros, que vai estampar o projeto do bar Caracol de Pedro Luis de Marqui e dar vida também ao espaço criado pela dupla do Plantar Ideias. Lavi, trabalha em parceria com uma fotógrafa e artista plástica afegã, Masouma Yavari, que chegou recentemente ao Brasil e ainda não fala o português.

O mural, que leva o nome “Alma Colorida da Cidade”, conta com apoio das tintas Coral. A marca também é parceira da CASACOR com o Programa Mulheres na Cor, que capacita mão de obra feminina para atuarem como pintoras decorativas profissionais. O programa conta, ainda, com a parceria do Fazendinhando, criado pelo arquiteta e ativista urbana Ester Carro, presidente da ONG que atua no Jardim Colombo, no Complexo de Paraisópolis, em São Paulo.

Uma das iniciativas realizadas pela parceria tripla, pode ser conhecida em detalhes na Exposição CASACOR 35 anos, numa área totalmente dedicada ao tema sustentabilidade e impacto social. No espaço, fotos e vídeos contam a história da Casa de Daniela, projeto no qual a arquiteta Ester Carro, por meio da doação de materiais nobres reciclados da CASACOR 2021, reformou totalmente a casa desta moradora de Paraisópolis.

Para seguir com o apoio às ações do Fazendinhando a CASACOR São Paulo irá doar para a ONG a quantia de R$1,00 a cada ingresso vendido na mostra deste ano.

Serviço CASACOR São Paulo 2022

Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.

Quando: de 05 de julho a 11 de setembro de 2022

Horário de funcionamento:

Terça a Sábado das 12h às 22h

Domingos e Feriados das 11h às 21h

Bilheteria digital:

https://casacor.byinti.com

Valores dos ingressos

R$81,00 (Terça a Sexta) – Inteira
R$41,00 (Terça a Sexta) – Meia entrada
R$101,00 (Sábado, Domingo e Feriados)
R$51,00 (Sábado, Domingo e Feriados) – Meia entrada

Passaporte (livre acesso em todos os dias de funcionamento da mostra)

R$601,00 (Código de promoção pré-venda não aplicável nesta modalidade)

Compra de ingresso de meia-entrada

-Idoso a partir de 60 anos
-Estudante apresentando o documento válido com foto ou recibo de pagamento.
-Deficiente e seu acompanhante (conforme lei 12.933/13).

*Promoção de pré-venda não válida para meia entrada
*Comprovação de meia-entrada será exigida na porta.

Importante:

A compra do passaporte oferece acesso livre à mostra.

Gratuidade de entrada é para crianças com idade comprovada de até 10 anos.

1 (um) CPF pode comprar no máximo 10 ingressos.

Venda para Grupos:

Compras acima de 10 ingressos ou por CNPJ, envie e-mail para ajuda@byinti.com

A CASACOR São Paulo 2022 tem patrocínio Master Deca. Coral é a tinta oficial; LG é o parceiro de tecnologia. A mostra conta ainda com patrocínio local Duratex, apoio local Portinari e Savoy. Casa Riachuelo é o fornecedor oficial de enxovais; Ketel One Vodka é o fornecedor oficial de bebidas; Pottencial é a seguradora oficial; Peugeot é o carro oficial; Nescafé assina como café oficial da mostra. O hotel parceiro da edição é o Radisson e Veja assina como Media Partner oficial do evento.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade