Projetado para a CASACOR Rio 2021, o restaurante priorizou os elementos naturais e a amplitude do salão, que servia de garagem na antiga residência
Publicado em 2 de mar. de 2021, 6:30

Maurício Nóbrega Arquitetura – Casa Bistrô. No espaço antes reservado à garagem da residência, numa área recuada de seu amplo jardim, o restaurante traz um mix de peças de estilos diversos – muitas delas encontradas na própria casa e sem uso há anos. O uso de plantas como divisórias e a manutenção de revestimentos como os antigos azulejos do espaço trazem mais personalidade ao ambiente. O mobiliário privilegia mesas grandes e espaçosas que possibilitam o distanciamento até mesmo entre pessoas de um mesmo grupo. (André Nazareth)
Ao primeiro olhar, a Casa Bistrô contagia pela variedade de texturas e estampas que percorrem toda a composição – desde o mobiliário até as paredes. Bambu, palhinha, madeira e pedra estruturam as cadeiras projeto de Maurício Nóbrega para a CASACOR Rio 2021, assim como as luminárias, o balcão e as mesas. Já o vinílico quadriculado dá um toque moderno ao endereço, cuja construção data do século 19.
O charmoso mix de estilos traz, inclusive, itens encontrados dentro da própria residência Brando Barbosa – sede da mostra carioca –, há muitos anos sem uso. As aberturas para o amplo jardim à frente garantem luminosidade e frescor ao ambiente, cujos elementos antigos foram preservados, como os grandes arcos e colunas da arquitetura original. Destaque para as duas árvores posicionadas ao fundo do restaurante, que evocam ares de obra de arte.
Amplas também são as mesas do restaurante, que possibilitam o distanciamento até mesmo entre pessoas de um mesmo grupo. Em cada uma delas, foi posicionado um pequeno arranjo de ervas e temperos naturais, que perfumam todo o salão. Na área do sofá, a ideia é relaxar e contemplar, como um pequeno lounge projetado para fora, que se desconecta do movimento interior.