Retrospectiva Brunete Fraccaroli: a participação da arquiteta na CASACOR

A arquiteta veterana iniciou na CASACOR em 1988 e já conta com mais de quarenta exibições. Relembre os ambientes mais lindos!

Por Yeska Coelho Atualizado em 31 mar 2021, 09h07 - Publicado em 31 mar 2021, 08h00

A arquiteta Brunete Fraccaroli é uma das maiores veteranas da CASACOR. Com 43 ambientes exibidos, a especialista deixou verdadeiras jóias preciosas de design e decoração.

retrospectiva Brunette Fracarroli
Divulgação/CASACOR

A primeira exibição de Brunete na CASACOR foi em 1988, com um projeto de hall de entrada. A arquiteta investe em um visual despojado que mistura cores e texturas – suas marcas registradas.

Casa Container na CASACOR São Paulo 2011, assinada por Brunete Fraccaroli
Casa Container na CASACOR São Paulo 2011, assinada por Brunete Fraccaroli Divulgação/CASACOR

Essa característica de design foi o que lhe garantiu o apelido de “arquiteta colorida”, e é por esse codinome que a especialista ficou conhecida no mundo todo.

É possível identificar a harmonia em cada ambiente que compõe um espaço de Brunete, e como prova disso, trouxemos alguns dos principais projetos para recordar o trabalho da arquiteta nas mostras do CASACOR. Confira!

Sala de Ginástica – 1993

sala branca com equipamentos de ginastica CASACOR São Paulo 1993
Divulgação/CASACOR

Em uma de suas primeiras aparições no CASACOR São Paulo, em 1993, Brunete apresentou uma sala de ginástica bastante moderna.

Na época, sem os modelos de televisão LEDs que conhecemos nos dias de hoje, a arquiteta investiu em quatro aparelhos para dar mais elegância, como se fosse uma “tela de cinema”.

Apesar de uma base majoritariamente branca, Brunete foi fiel ao seu aspecto colorido e incorporou elementos em tons mais arroxeados, que trouxeram leveza, sem abrir mão da sofisticação que o espaço transpira.

Churrasqueira Gourmet – 2000

Churrasqueira Gourmet CASACOR São Paulo 2000
Divulgação/CASACOR

Um espaço arejado, moderno e perfeito para passar bons momentos com a família e os amigos. Brunete Fracaccaroli criou um mix de roxo com madeira escura. A combinação rústica caiu muito bem!

Churrasqueira Gourmet lado de fora todo coberto por vidro CASACOR São Paulo 2000
Divulgação/CASACOR

A parte de fora acaba sendo o aspecto de maior destaque. O vidro permite que a luz natural adentre o ambiente sem causar desconforto por causa do calor, pois a posição inclinada da fachada consegue proteger os visitantes durante longo período.

Para inovar, uma peça de acrílico roxo foi incorporada, trazendo um toque de modernidade ao espaço.

Continua após a publicidade

Garagem – 2001

CCSP - 2001- Garagem
Divulgação/CASACOR

Brunete surpreendeu e ganhou destaque no CASACOR SP 2001 com seu projeto de garagem black & white. Ainda que com uma paleta bem simples, a arquiteta foi capaz de inovar com móveis de design super modernos.

Loft da Jovem Executiva – 2002

CCSP - 2002 - Loft da Jovem Executiva
Divulgação/CASACOR

Se no ano anterior Brunete surpreendeu com sua paleta simplista, agora ela mostra todo o poder das cores em uma belíssima composição para um loft jovem e despojado.

Outro ponto que merece destaque foi o painel vazado que acomoda a televisão e integra os ambientes. Dessa forma, dá a possibilidade de assistir TV ora no quarto, ora na sala.

Sala Dourada – 2008

CCSP - 2008 - Casa Dourada
Divulgação/CASACOR

Os tons de dourado são atemporais quando o assunto é trazer elegância para o projeto, e Brunete sabe bem como usar isso a seu favor!

A sala de estar contou com elementos clássicos que trouxeram uma atmosfera bastante sofisticada e clean, enquanto o dourado entra em cena para contrastar à base neutra.

Casa Contêiner – 2011

CCSP - 2011 - Casa Contêiner
Divulgação/CASACOR

As Casas Contêineres são verdadeiras tendências, mas também desafiadoras para arquitetos que prezam por elegância. Brunete teve sucesso na criação de um projeto nada óbvio, em formato de L.

A fachada em verde e azul se destaca e dá duas opções de entrada, um verdadeiro convite para quem quiser adentrar o espaço.

Acqua Que Te Quero Água – 2015

CCSP - 2015 - Acqua Que Te Quero Água
Divulgação/CASACOR

Um dos mais encantadores projetos de Brunete Fraccaroli traz exatamente todo o potencial artístico da arquiteta: a combinação de texturas e o mix de cores contrastando à uma base neutra de madeira clara.

Casa da Sissi – 2016

Casa da Sissi - Brunete Fraccaroli. A cachorrinha que foi companheira da arquiteta durante 16 anos é a homenageada do espaço que integra living, espaço gourmet, suíte master e closet. Tudo sob uma estrutura em vidro, metal e madeira, com 13m2. Detalhe: os móveis foram reduzidos à escala do animal, e as peças foram produzidas com impressão 3D.
Divulgação/CASACOR

Batizada como Casa da Sissi, Brunete quis fazer uma homenagem para sua cachorrinha – sua grande companheira durante 16 anos. O espaço, que integra living, área gourmet, suíte master e closet, foi criado sob uma estrutura em vidro, metal e madeira, com 13m².

Os móveis foram reduzidos à escala do animal, e as peças foram produzidas com impressão 3D.

Continua após a publicidade
Publicidade