Artboard Created with Sketch.

Amanda Levete é a vencedora do Prêmio Jane Drew 2018

A premiação promove o reconhecimento do papel das mulheres na arquitetura

Amanda Levete (Reprodução/CASACOR)

A arquiteta Amanda Levete foi a vencedora do Prêmio Jane Drew de 2018, que promove o reconhecimento das mulheres na arquitetura. A britânica foi escolhida pelo Architects ‘Journal (AJ) e o The Architectural Review, por ser “uma arquiteta que, através do sério compromisso com o exercício profissional, tem fortalecido o importante papel que as mulheres sempre desempenharam na prática da arquitetura.”

“Jane Drew foi uma pioneira e liderou o caminho para todos nós, por isso, receber um prêmio em seu nome é uma grande honra – particularmente, seguindo de vencedores anteriores como Zaha [Hadid] e Denise Scott Brown”, disse Levete ao portal Dezeen.”Receber este prêmio exatamente um século depois que as mulheres obtiveram o voto no Reino Unido torna ainda mais especial”, acrescentou.

A arquiteta fez parte do prestigiado escritório Future Systems. Levete chegou a ganhar o Prêmio Stirling com o projeto do Lord’s Media Centre em 1999. Em 2009, fundou em Londres o escritório AL_A  e passou a trilhar seu próprio caminho.

London's V&A Museum (Hufton + Crow/CASACOR)

No ano passado, o AL_A realizou um projeto para o Museu V & A de Londres. Com um orçamento de £ 54,5 milhões, Levete idealizou uma sala de exposições subterrânea sob um pátio de porcelana, um dos maiores projetos de museus de 2017 no mundo inteiro. O estúdio também concluiu uma torre de 37 andares em Bangkok, coberta por 300 mil placas de alumínio reflexivas.

MAAT / AL_A (Hufton + Crow/CASACOR)

Em 2016, Levete assinou o Museu MAAT em Lisboa – uma estrutura sinuosa coberta de azulejos. A construção se tornou tão popular que a ponte de acesso teve que ser temporariamente fechada por precaução depois que 15 mil pessoas se reuniram para admirá-lo durante seus dias de abertura.

Projeto do prédio em Bangkok (Hufton + Crow/CASACOR)

Atualmente os projetos do AL_A incluem a remodelação das principais lojas Galeries Lafayette em Paris, um novo Maggie’s Center em Southampton e uma colaboração com o artista Anish Kapoor para a estação de metrô Monte St. Angelo em Nápoles.

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s