Paisagismo com pedras: inspire-se em 5 jardins da CASACOR

Uma forte tendência na arquitetura que já se tornou realidade nas mostras da CASACOR, o paisagismo com pedras surpreende

Por Yeska Coelho Atualizado em 6 jul 2021, 10h14 - Publicado em 7 jul 2021, 10h00

Tendência em terraços e jardins, o paisagismo com pedras é uma forma de trazer natureza nas suas mais diversas formas para projetos de áreas externas que contemplam o verde em uma atmosfera de aconchego e bem-estar.

A prática de utilizar rochas no jardim é comum, inclusive em projetos residenciais, mas é possível fazer essa aliança do paisagismo com pedras em jardins de ambientes comerciais e corporativos. E disso o elenco CASACOR sabe muito bem, explorando esse encontro em áreas pequenas e grandes da melhor forma possível. A seguir, veja 7 projetos de jardins que utilizam pedras para se inspirar!

Oásis Tropical – Seixos rolados e pedra Amazonas

 

Oásis Tropical. Thiago Borges - CASACOR Ceará 2019
Oásis Tropical. Thiago Borges – CASACOR Ceará 2019 Divulgação/CASACOR

O paisagista Thiago Borges utilizou dois tipos de pedra para criar o seu Oásis Tropical. As menores são seixos rolados do interior do Ceará, enquanto as maiores são pedras Amazonas. Cheio de vida e frescor, o jardim possui uma composição que é pura harmonia, e foi uma verdadeira joia na CASACOR Ceará 2019.

Jardim do Bosque – Seixos Palimann e Pedras de Rio

 

Jardim do Bosque. Gilberto Elkis - CASACOR São Paulo 2015
Jardim do Bosque. Gilberto Elkis – CASACOR São Paulo 2015 Divulgação/CASACOR

O grande Gilberto Elkis, um dos maiores nomes do paisagismo no Brasil, apostou no mix de pedras seixo palimann e pedras de rio com plantas para o seu Jardim do Bosque. O projeto explora diferentes texturas e oferece uma experiência sensorial com pedra, planta e água. A mistura dos seixos fez bonito na CASACOR São Paulo 2015.

Continua após a publicidade

Casa Conectada LG – Pedriscos

 

Casa Conectada LG. Bia Abreu - Janelas CASACOR 2020
Casa Conectada LG. Bia Abreu – Janelas CASACOR 2020 Renato Navarro/CASACOR

A arquiteta paisagista Bia Abreu apostou em pedriscos para criar um jardim moderno e delicado, capaz de criar uma verdadeira conexão entre pessoas e natureza. O jardim foi um presente para a Casa Conectada LG, exibido na Janelas CASACOR São Paulo 2020, e contou com diferentes espécies – como Filodendro (Philodendron hederaceum), Açaí (Euterpe oleracea), Costela-de-adão (Monstera deliciosa), Jabuticabeira (Myrciaria cauliflora), Jasmim-manga (Plumeria rubra), Maranta-variegada (Ctenanthe oppenheimiana), Palmeira-leque (Licuala grandis) – aliadas aos pedriscos.

Brasil de Origem – Pedras de Rio

 

Brasil de Origem. Kalil Ferre Paisagismo - CASACOR São Paulo 2018
Brasil de Origem. KalilFerre Paisagismo – CASACOR São Paulo 2018 Evelyn Muller/CASACOR

Batizado como Brasil de Origem, o jardim assinado pelo KalilFerre Paisagismo resgata a mata nativa brasileira em um projeto inspirador que marcou a CASACOR São Paulo 2018. Cerca de 1.500 mudas foram utilizadas para cobrir os 153m² de extensão junto a pedras de granito rolado. Os paisagistas apostaram em diferentes espécies como Heliconias Bihai e Caribaea, Ciclantos, Calatheas e Filodendros como Guaimbês e Ondulatum em um processo construtivo sustentável sem geração de resíduos.

Jardim da Tartuferia – Pedra Caverna

 

Jardim da Tartuferia. Bia Abreu - CASACOR São Paulo 2018
Jardim da Tartuferia. Bia Abreu – CASACOR São Paulo 2018 Divulgação/CASACOR

Natureza rústica é protagonista deste projeto de paisagismo com pedras assinado por Bia Abreu para a CASACOR São Paulo 2018. A arquiteta paisagista investiu em folhagens exóticas e elegantes que combinaram perfeitamente com as paredes e piso em “pedra caverna“. Sofisticado, o Jardim Tartuferia ainda conta com quatro poltronas de corda que reforçam o a atmosfera natural do espaço.

Continua após a publicidade
Publicidade