Como cuidar de cactos? Dicas para mantê-los sempre saudáveis

Cultivar cactos não é assim tão difícil. Veja dicas de como fazer isso em casa

Por Yeska Coelho Atualizado em 16 abr 2021, 08h23 - Publicado em 16 abr 2021, 08h19
vasinhos com cactos
Pinterest/CASACOR

Os cactos se tornaram muito queridos para a decoração de interiores. Essas espécies ganharam destaque por serem práticas, adaptáveis a diversos ambientes e de quebra estão super em alta!

Ainda assim, muitas pessoas tem dúvidas de como cultivar a espécie. Algumas erram pelo excesso, outras pelo abandono. Mas a verdade é que não existem muitos desafios para cuidar de cactos em casa.

Se você está querendo cultivar, a seguir separamos um verdadeiro passo a passo sobre como cuidar de cactos em casa. Confira!

Cactos precisam de sol

Você deve saber, mas é bom relembrar: o cacto é uma espécie natural do deserto, ou seja, um ambiente seco, mas com uma iluminação bem forte. Por isso, é importante que ele tome sol em média 5 horas por dia direto.

Se o seu cacto é uma planta de apartamento, recomenda-se deixá-lo próximo da janela logo pela manhã para receber os raios de sol.

como cuidar de cactos em casa
Unsplash/CASACOR

Como funciona rega para cactos?

Esse é com certeza um dos tópicos que mais geram dúvidas, afinal, o excesso de água pode causar o apodrecimento das raízes. O ideal é que o cacto seja regado no máximo uma vez por semana em pouca quantidade.

Continua após a publicidade

cactos em vasos
Unsplash/CASACOR

A explicação é simples: você já deve ter percebido que o cacto é uma planta mais “inchada“. Esse formato não é à toa! Trata-se do acúmulo de água que a espécie faz para sobreviver durante toda a semana.

Cactos precisam de adubo?

cactos em vasos pequenos
Unsplash/CASACOR

Assim como qualquer espécie, o cacto precisa sim de adubo! Com isso, é possível garantir que ele cresça mais fortemente e fique saudável.

O ideal é fazer a adubagem do cacto uma vez no mês (no mínimo). Mas cuidado com a quantidade, pois os adubos podem atrair pragas se colocados em excesso, que também podem comprometer a saúde da sua planta.

Para isso, uma dica esperta é incluir óleo de neem de forma constante para evitar a infestação de insetos.

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade