O apartamento Sergipe, projeto do escritório Luis Canepa Arquitetos, é um exemplo de decoração elegante, funcional e sem excessos situado em um edifício modernista no histórico bairro de Higienópolis, São Paulo. Com uma área total de 190 m², este espaço se destaca pela valorização de sua amplitude e o uso de elementos amadeirados que trazem uma sensação acolhedora e sofisticada. A área social integrada, ponto focal do apartamento, recebe os visitantes com generosidade, estendendo-se até uma varanda que convida à contemplação da paisagem urbana. Uma das características marcantes do cômodo são as janelas piso-teto, típicas da arquitetura da região, que garantem mais exposição à luz natural e ainda garantem um ambiente mais arejado e refrescante. (Guilherme Pucci / CASACOR)
O projeto do layout priorizou a fluidez, evitando obstruções visuais e otimizando cada centímetro da planta. Para isso, os mobiliários foram posicionados estrategicamente a fim de preservar a harmonia desse espaço. Na imagem abaixo, é possível ver a escolha do arquiteto em delimitar o lavabo e a sala de jantar através de um painel de brises amadeirado, que, além de criar um hall de entrada, proporciona privacidade de maneira sutil, sem comprometer a luminosidade. (Guilherme Pucci / CASACOR)
O projeto de iluminação foi um dos principais elementos na criação de uma atmosfera acolhedora. O uso de grandes prateleiras realça o comprimento da sala de estar e oferece iluminação de forma indireta e suave, enquanto pontos de luz direta destacam áreas específicas, como a mesa de jantar, o aparador e as obras de arte. Outro detalhe é a diversidade de estilos dos móveis e itens que compõem a decoração. Cada peça foi escolhida com cuidado para complementar e dialogar com as demais sem excesso de informação, resultando em um ambiente que transmite autenticidade e personalidade. (Guilherme Pucci / CASACOR)
O
lavabo e o
banheiro seguem uma decoração que mantém o uso de cores claras nas paredes, nos móveis e também no piso – solução que ajuda na sensação de amplitude e profundidade em espaços pequenos. O tom amadeirado nos detalhes da marcenaria complementa de forma eficaz o restante da decoração.
(Guilherme Pucci / CASACOR)