CASACOR
Decoração, Ambientes

30 espaços integrados da CASACOR 2016 para se inspirar!

Confira as ideias dos profissionais da mostra para compor dois ou mais ambientes em um único local!

Por Fernanda Drumond

Atualizado em 25 de fev. de 2021, 11:38 - Publicado em 1 de fev. de 2017, 19:02

01 min de leitura
CASACOR São Paulo 2016. Loft no Campo - Paola Ribeiro. A única divisória do espaço é um vidro espelhado que esconde o banheiro. O desejo era de integração total em um ambiente de clima serrano, onde um dos pontos de encontro é em torno da grande bancada em madeira com laca verde. Ela começa como apoio do cooktop, torna-se pia e alcança o home office. A luminária tem assinatura de Jader Almeida.

CASACOR São Paulo 2016. Loft no Campo - Paola Ribeiro. A única divisória do espaço é um vidro espelhado que esconde o banheiro. O desejo era de integração total em um ambiente de clima serrano, onde um dos pontos de encontro é em torno da grande bancada em madeira com laca verde. Ela começa como apoio do cooktop, torna-se pia e alcança o home office. A luminária tem assinatura de Jader Almeida.(Divulgação/)

Imóveis cada vez menores são uma realidade do século XXI. Em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro é possível encontrar apartamentos com apenas 30 m². Ao decorar estes espaços, os arquitetos precisam ser criativos. Entre as soluções possíveis, está a integração de diversos ambientes. Confira, na galeria acima, 30 projetos de espaços integrados da CASACOR 2016.
08-casacor-2016-salas-de-estar

01/30 - CASACOR Brasília 2016. Refúgio Gourmet - André Alf (Alf Arquitetura). Com 194m², o ambiente se organiza em torno dos hábitos de quem adora cozinhar para os amigos e aprecia a arte e o design. Pórticos demarcam áreas no grande vão, sem comprometer a sensação de continuidade. Também chama a atenção o móbile de lâmpadas de filamentos, ressaltado pela parede na cor preta. (Divulgação | CASACOR)

22-casacor-2016-salas-de-estar

02/30 - CASACOR Rio Grande do Sul 2016. Estar Gourmet - Livia Marcantonio Bortoncello. Os pilares da estrutura original conduziram o layout, que integra estar e cozinha. A ambientação explora texturas naturais, como linho e algodão nos estofados, fibras no tapete, além de madeira e couro. Sem contar os pufes em lã de ovelha na sala, de Inês Schertel. Lâminas de madeira Rovere e a laca marrom se revezam no mobiliário fixo retilíneo e conversam com superfícies sofisticadas, como vidro e quartzo. (Divulgação | CASACOR)

25---LOFT-CONTEMPORANEO-_-SERGIO-CAUS-casa-cor-espirito-santo-2016-ambientes

03/30 - CASACOR Espírito Santo 2016 - <span>Loft Contemporâneo - Sérgio Caus. A marcenaria bem desenhada é o ponto de partida do espaço concebido para um casal de médicos. Aplicações de espelhos e ACM valorizam as divisórias pivotantes na cozinha, que ganha ainda mais requinte com os acabamentos em dourado.</span> (Divulgação)

22-erick-figueira-de-melo_sala-de-receber-02

04/30 - <span>CASA COR Rio de Janeiro 2016 - Sala de Receber - Erick Figueira de Melo. A casa já tem seu living, mas neste ambiente sem divisões, de 65 m², a proposta é todo mundo junto e misturado. Um jogo, tomar um drinque, comer algo rápido, bater papo e ouvir música são algumas possibilidades no espaço, que começa pelo sofá Square, da Arquivo Contemporâneo, com 4,80m de comprimento. Outro detalhe é o biombo em formato de L, que transforma o espaço sem grandes intervenções.</span> ()

05-casacor-2016-estudios

05/30 - CASACOR Rio de Janeiro 2016. Estúdio da Filha - Jairo de Sender. A filha acabou de casar, mas não vai mudar. Então a ideia é conseguir privacidade e independência para o casal e para a família. Com essa história em mente, o arquiteto iniciou pela escolha do tom predominante, o crema, que saiu da poltrona Smock, de Patricia Urquiola. ()

24-CABANA-RENAULT-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

06/30 - <span>CASACOR Santa Catarina 2016 - Cabana Renault - Marchetti Bonetti, Tais Adriana Marchetti Bonetti e Giovani Bonetti. Criado para expor o modelo Duster Oroch, o projeto propõe uma habitação compacta, completa e nômade, que reflete o espírito aventureiro e criativo do dono do carro. A caixa construída com o sistema Wood Frame foi revestida por fora com chapas miniwave de alumínio Hunter Douglas. No interior, foi aplicada a madeira de reflorestamento Pinheiro Ellioti, em um tom de cinza carbonizado. Destaque para a movelaria de bambu com acabamento emborrachado, e a poltrona revestida em lona de caminhão reciclada. Ela é acompanhada pela mesa Inflamável, de Maurício Arruda, que aproveita peças garimpadas na oficina da Renault.</span> ()

28-casacor-2016-ambientes-integrados

07/30 - CASACOR Brasília 2016. Flat Terracota - Débora Brayner. Os espaços são multifuncionais e a integração entre eles é garantida pelos elementos vazados. Rústico e urbano conversam nas peças do mobiliário, aliado a materiais naturais para compor ambientes neutros e aconchegantes. Argila, barro, cimento, madeira e tijolos aparecem nos revestimentos e conduzem a cartela de tons crus. ()

23-casacor-2016-ambientes-integrados

08/30 - CASACOR Espírito Santo 2016. Sala de Almoço e Lavabo - Alessandra Guidoni. Em 24,85 m², a Sala de Almoço surge como um ambiente acolhedor e integrado às demais áreas da residência. O revestimento decopainel, a marcenaria bem trabalhada e um balcão de ônix dão o tom moderno e acolhedor do ambiente. ()

11-casacor-2016-ambientes-integrados

09/30 - CASACOR Minas Gerais 2016. Sala Central - Patrícia Hermany. O frio mineral não tira a sensação de aconchego na sala recoberta com o mármore Petra Minas. Em tons de marrom e gelo, veio da região de Barbacena. O tapete neutro em fibra aloe suaviza o efeito e recebe o mobiliário que conjuga peças italianas e design brasileiro, de Casual e Etel Carmona. ()

21-casacor-2016-ambientes-integrados

10/30 - CASACOR Espírito Santo 2016. Casa da Montanha - Cyane Zoboli. Conforto define o projeto, que tem como foco a gastronomia e o prazer de receber amigos. Tudo é desenvolvido ao redor da cozinha, que ocupa o centro da casa de 130 m². Ela recebe uma enorme bancada em granito Branco Paraná, onde é encaixado o apoio para refeições. A sala é uma continuação natural e reúne os convidados em um estofado generoso. ()

20-casacor-2016-ambientes-integrados

11/30 - CASACOR Espírito Santo 2016. Garagem de Estar Renault com Jardim - Fábio Pinho e Andréa de Pinho. O ambiente foi concebido especialmente para o convívio, com um living generoso que ocupa boa parte dos 110 m² e um jardim com lago de carpas do lado de fora. Aqui, o ambiente gourmet traz uma síntese da linguagem do projeto, que aposta no cinza nas paredes e no piso, investe na madeira clara no mobiliário e valoriza os contrastes em preto e branco. O modelo Duster Oroch, da Renault, ganha ainda mais destaque sob a luminária moderna em bronze. ()

07-casacor-2016-ambientes-tons-pasteis

12/30 - CASACOR São Paulo 2016. Cozinha Gourmet Todeschini - Guilherme Torres. A bancada em Corian soluciona o espaço ao funcionar como armário e ao ocultar a pia e a máquina de lavar. A mesa em inox inova com o sistema de cocção por indução, que dispensa o uso de fogão e confere o visual adequado ao espaço que é um híbrido de cozinha e estar. O duo preto e branco é explorado de várias formas, transmitindo um ar futuristas. ()

24-casacor-2016-ambientes-integrados

13/30 - CASACOR Espírito Santo 2016. Living do Apartamento - Junior Torezani e Victor Sarcinelli. O ambiente integra salas de TV, de estar e jantar, além de incluir um lavabo. O destaque está nos tons de cinza, que lavam até os tecidos dos móveis, e no jogo com texturas como quartzito, madeiras e papel de parede que envolvem o espaço. Aqui, as cores são adicionadas de forma pontual, como na poltrona Vermelha dos Irmãos Campana. Na sala de jantar, separada por um biombo metalizado, a mesa Bailarina é assinada por Leo Romano. ()

17-casacor-2016-ambientes-integrados

14/30 - CASACOR Mato Grosso 2016. Toilette Social - Caroline Arantes e Juliana Cascaes. A dupla tinha bastante espaço à disposição para um toilette, 55m², e resolveu criar um amplo estar de espera. O cinza predomina, incluindo o piso com aparência de pedra, com discretas interferências de grafismos e pinceladas de azul e verde. ()

27-casacor-2016-ambientes-integrados

15/30 - CASACOR Brasília 2016. PS SPOT Flávia Nars e Laísa Carpaneda (Carpaneda Nars). Ideal para receber amigos em jantares e degustações de vinho, o ambiente de 135m² integra hall, sala de estar, cozinha e sala de jantar. A planta é livre, delimitada pelas tramas de cabos de aço. Algumas paredes foram aquecidas com textura de madeira ou pela grande estante laqueada. O mobiliário é assinado por designers brasileiros como Ricardo Fasanello, Jorge Zalszupin e Dado Castello Branco. (Divulgação)

26-casacor-2016-ambientes-integrados

16/30 - CASACOR Espírito Santo 2016. Casa da Praia - Letícia Finamore. A casa é para um jovem casal apaixonado por sol, praias e natureza. Para um ar simples e casual, a arquiteta definiu uma planta integrada e adotou cores claras que iluminam o espaço, onde também predomina o tom de cimento queimado no piso. Algumas paredes foram aquecidas com tijolinhos, e a madeira freijó lavada surge pontualmente nos móveis. Outras texturas naturais que se completam são o linho, a palha no teto e o mármore travetino rústico na bancada da cozinha. ()

22-casacor-2016-ambientes-integrados

17/30 - CASACOR Espírito Santo 2016. Solarium - Kassio Fontoura e Marcela Grasselli. A grande claraboia em vidro aramado original foi o ponto de partida do ambiente de 192 m². Novos elementos foram incorporados, mas a sensação da luz natural que adentra a construção foi preservada. Painéis com treliças garantem a integração com o deck e a natureza, revelando ao mesmo tempo a cuidadosa seleção de objetos, imaginados para um casal apreciador de arte. ()

06-casacor-2016-ambientes-integrados

18/30 - CASACOR Paraná 2016. Sala de Almoço e Convivência - Carla Gil Heller e Fernanda Gil Heller. O mobiliário em laca, que continua em alta, vem em composição com um padrão de madeira na cor mel. O piso vinílico e os painéis em tecido completam a base do projeto, que esbanja conforto. A mesa é assinada pelo designer de produto Bernardo Heller, a pedido das profissionais. Para tornar o momento de receber amigos mais funcional, a dupla também apostou na volta da cristaleira. ()

04-casacor-2016-ambientes-integrados

19/30 - CASACOR Paraná 2016. Estar com Terraço - Viviane Loyola. Vários ambientes conversam nestes 150 m², como hall, living, sala de TV e varanda com SPA. O estar conta com móveis confortáveis e generosos, como chaises e sofás em linho - tecido que também envolve o ambiente nas cortinas. A estante em madeira no tom avelã foi desenhada pelo escritório e possui uma lareira em limestone ao centro. ()

10-casacor-2016-ambientes-integrados

20/30 - CASACOR Minas Gerais 2016. Estar Integrado - Isadora Capobiango. O ponto de partida foi definir três ambientes integrados e sintonizados por uma atmosfera tranquila, que assume tons de cinza, bege e marrom. Ele é feito para ser descoberto aos poucos, com sua geometria em L, e traz como destaque a mesa Saarinen acompanhada de um sofá curvo. Acima deste conjunto, repare no detalhe de madeira no forro. ()

14-casacor-2016-ambientes-integrados

21/30 - CASACOR Minas Gerais 2016. Suíte Master - Quarto de Hotel por Júnior Piacesi. O profissional surpreende ao propor a quebra da impessoalidade inerente ao ambiente. Em cada detalhe, Piacesi almejou proporcionar uma série de sensações, que fazem da experiência de se hospedar uma lembrança marcante. O ambiente, situado em uma caixa metálica, abriga uma outra de vidro, no box do banheiro, que vai do teto ao chão e, à noite, vira uma grande luminária. O quarto se abre para um grande deck, onde se destaca um tocheiro e uma parede reservada para projeção de imagens. A cama, de design italiano, tem cabeceira de estrutura metálica iluminada e está localizada em um pé direito aumentado. ()

18-casacor-2016-ambientes-integrados

22/30 - CASACOR Mato Grosso 2016. Espaço de Convivência - Marcus Leão. O layout solto aproveita bem os 73 m², criando vários pontos de encontro e bate-papo. Os ambientes conversam entre si graças à cartela de tons neutros que guardam em comum, assim como a predominância de materiais de ar natural, como tecidos, couro e madeira. ()

04-experienciaornare-casacorsp2016

23/30 - CASACOR São Paulo 2016. <span>Experiência Ornare - João Armentano. Duas escolhas orientam o projeto: paredes revestidas com painéis em madeira e móveis camuflados, como armários de cozinha, estantes da sala de jantar e a mesa do home office. O revestimento cinza no piso reforça o aconchego e o conceito de integração.</span> ()

12-casacor-2016-ambientes-integrados

24/30 - CASACOR Minas Gerais 2016. Estar com Jantar e Piscina - Graziela Costa, Kívia Costa, Zuleica Lombardi e Érika Steckelberg (CSL Arquitetura). Ideal para conviver, o espaço proporciona uma visão livre de interferências e traz peças como o sofá Soane, cujo design curvo proporciona a interatividade. Os tapetes com texturas e a luz intimista tornam o ambiente ainda mais acolhedor. ()

04-casacor-2016-vidros

25/30 - CASACOR São Paulo 2016. Loft no Campo - Paola Ribeiro. A única divisória do espaço é um vidro espelhado que esconde o banheiro. O desejo era de integração total em um ambiente de clima serrano, onde um dos pontos de encontro é em torno da grande bancada em madeira com laca verde. Ela começa como apoio do cooktop, torna-se pia e alcança o home office. A luminária tem assinatura de Jader Almeida. (Divulgação)

09-casacor-2016-ambientes-tons-pasteis

26/30 - CASACOR São Paulo 2016. Estúdio Jabuticaba - Nildo José. O banco multifuncional de concreto contorna o espaço e é peça-chave do loft de 43m2. Ele faz as vezes de chapelaria, aparador, prateleira, apoio da lenha da lareira e banco da mesa de jantar. A sensação de continuidade e amplitude vem do uso de madeira canadense no piso sem rodapés e nas paredes. E o nome do espaço vem da jabuticabeira presente na sala. ()

03-casacor-2016-piso-escama-de-peixe

27/30 - CASACOR São Paulo 2016. Gabinete de Criação - Patricia Anastassiadis. A sala mescla biblioteca, office e espaço para celebrar entre amigos, como manda o tema deste ano em CASA COR. No escritório, o diálogo é rico entre a escrivaninha Svolta, do Empório Beraldi, e a cadeira inglesa do século 19, de Arnaldo Danemberg Antiquário. Os azulejos originais do ambulatório do Jockey foram incorporados no projeto. ()

05-casacor-2016-ambientes-tons-pasteis

28/30 - CASACOR São Paulo 2016. Living da Praia - David Bastos. O branco predominante só concede licença a outros tons suaves, como rosa e o blue serenity do armário da cozinha, que abriga as cerâmicas do Studio Heloísa Galvão. Ao centro, a mesa de aço escovado convoca o estilo industrial, desenhada pelo arquiteto para a Mekal. Já o estar reforça a proximidade de elementos naturais na palha de dendê da cortina, no tapete de algodão e nos sofás em linho. ()

04-casacor-2016-ambientes-tons-pasteis

29/30 - CASACOR São Paulo 2016. Cinema em Casa - Bruno Gap. Além de ver filmes, é possível reunir amigos para jogar na mesa de jantar, preparar algum prato na minicozinha ou simplesmente conversar, já que o tema de CASA COR este ano é celebrar. O estilo tem influência escandinava, presente nas cores luminosas e no sofá desenhado pelo arquiteto. ()

09-casacor-2016-lofts

30/30 - CASACOR Rio Grande do Sul 2016. Loft For Life - Dany Bitencourt e Wagner Costa. Duas características dos lofts - pé-direito alto e planta aberta com ambientes conjugados - são enfatizadas no projeto, que ocupa o antigo salão de baile do Petrópole Tênis Clube. A dupla tirou partido dos janelões para trazer a iluminação natural à cena e deixou à mostra as paredes maciças da construção dos anos 1940. Elas servem de pano de fundo para obras de Tomie Ohtake, Siron Franco, Iberê Camargo e outros nomes, com curadoria de Cézar Pontes. O mobiliário solto também é assinado, com peças de Luia Mantelli e Rejane Carvalho, disposto sobre o tapete kilim. (Divulgação | CASACOR)