Confira 26 espaços em que a composição do mobiliário conferiu sofisticação e aconchego à decoração!
Atualizado em 28 de jan. de 2019, 12:16 - Publicado em 3 de fev. de 2017, 17:55
(Divulgação/)
01/26 - CASACOR Rio de Janeiro 2016. Roca Estar - Carlos Carvalho e Rodrigo Beze. Um espaço jovem pode ser luxuoso, na leitura do Studio Ro+Ca. Eles investem na junção entre o novo e o antigo, em especial a década de 1920, e apostam em texturas sofisticadas como no sofá em veludo de Marcus Ferreira, da Decameron. Ou no papel de parede que reproduz couro caramelo e reveste a estante, emoldurada por uma membrana iluminada. Outro destaque é a cadeira Vivi, de Sergio Rodrigues, realizada pelo designer Fernando Mendes. (Divulgação)
02/26 - CASACOR Minas Gerais 2016. Sala Central - Patrícia Hermany. <span>Mobiliário de design brasileiro e italiano aquecem a sala </span><span>recoberta com o mármore Petra Minas: duas poltronas Clad de Jader Almeida à direita, ao fundo a poltrona da linha BK22 da Casual e o banco Wiggle Stool do designer Frank Gehry, feito de papelão ondulado para a Vitra. </span> (Divulgação | CASACOR)
03/26 - CASACOR Minas Gerais 2016. Sala de TV da Família - Rosângela Brandão Mesquita, Eduardo Henrique Brandão e Júnia Bernanos. O ambiente reúne a família para ver TV ou um bate-papo. A peça-chave é o sofá Neo Box em linho creme, da São Romão, com mesas laterais e central embutidas. Algumas paredes ganham painéis amadeirados ripados; outras recebem uma camada de concreto, que confere um ar industrial junto com a iluminação do trilho fixado na laje. (Divulgação | CASACOR)
04/26 - CASACOR Minas Gerais 2016. Estar com Jantar e Piscina - Graziela Costa, Kívia Costa, Zuleica Lombardi e Érika Steckelberg (CSL Arquitetura). Ideal para conviver, o espaço proporciona uma visão livre de interferências e traz peças como o sofá Soane, cujo design curvo proporciona a interatividade. Os tapetes com texturas e a luz intimista tornam o ambiente ainda mais acolhedor. ()
05/26 - CASACOR Goiás 2016. Living – Fátima Mesquita e Márcia Albiéri. Todo mobiliário, inclusive sofá e poltronas, é da Casa Mix. Uma das paredes foi inteiramente descascada para revelar a beleza do tijolo. Metais, madeira e couro trazem uma pegada natural, assim como o linho aplicado em outras paredes. A iluminação natural é potencializada pela bay window. (Divulgação | CASACOR)
06/26 - CASACOR Goiás 2016. Espaço da Jovem Empreendedora - Ana Maria Miller. Na<span> composição do espaço, a profissional optou pelo sofá Ravel, da Sierra, que trouxe aconchego ao ambiente</span> O mix de madeira, laca, tecidos diversos e metais cria uma atmosfera contemporânea. Um painel de madeira criado pela arquiteta abraça o ambiente e exerce a função de divisória dos ambientes. A luminária Big Bang, do designer italiano Enrico Franzolini, é apresentada pela primeira vez no País. Outro lançamento é o revestimento de parede da linha Pixel by Fernanda Marques, que destaca a volumetria óptica, além do porcelanato aplicado ao piso com estampa em mármore Calacata. ()
07/26 - CASACOR Rio Grande do Sul 2016. Para ler e beber - Luiz Sentinger. O<span> sofá para "se jogar", como o arquiteto o define, acompanha a paleta de tons neutros de todo o projeto, inclusive das poltronas. Nas paredes</span> prevalece o calor da madeira dos painéis Duratex. O estofado modular em linho e o tapete geométrico compõem o espaço, junto com a luminária de mesa Miss K, de Philippe Starck para a Floss. ()
08/26 - CASACOR Rio de Janeiro 2016. Sala da Malu - Joy Garrido. Neste misto de escritório, sala íntima e quarto de vestir, a inspiração foi o estilista Guilherme Guimarães, o preferido das noivas e um símbolo e elegância nos anos 1960. Suas peças são expostas no ambiente com marcenaria em tons de pink. Ela contrasta com elementos turquesa, como o sofá retrô e a poltrona Trick, lançamento de Jader Almeida, da Finish. ()
09/26 - CASACOR Santa Catarina 2016. Sala de TVA2 - Alexandre Müller e Marcelo Wolschick.O <span>Sofá é uma releitura do Chesterfield em couro branco natural com pé de madeira e compõe a sala com a poltrona caramelo também em couro. </span>Os tons terrosos e laranjas dos tijolos maciços e a presença dos veios de madeira no teto do porão, que constam da construção original, ditaram a paleta de cores. A metragem reduzida, de 12,37m², conduziu a proposta de uma sala intimista para um casal relaxar. O painel da TV foi valorizado pelo Mármore Paraná Nuvolato, enquanto as demais paredes trazem uma pegada mais destroyed. O teto vem com uma instalação de painéis irregulares iluminados com fitas de LED. ()
10/26 - CASACOR São Paulo 2016. Pavilhão da Recepção - Otto Felix. <span>O sofá Joaquim Egídio e a mesa K, assinadas por Otto Felix, ambientam a sala de estar da bilheteria ao lado de peças da Saccaro, Dpot e outras marcas de design. O espaço recebu visitantes e jornalistas que paravam para descansar, esperar um táxi ou entrevistar alguém. </span>No jardim, impõe-se esta escultura geométrica feita de madeira colada e revestida de um laminado metálico chamado zinco titanium - presente em toda a fachada. ()
11/26 - CASACOR São Paulo 2016. Bar do Terraço - Gustavo Jansen. Poltronas e sofás com a estética dos anos 1970, com itens de Jorge Zalszupin, e peças francesas antigas criam a identidade do projeto. Ele também guarda brasilidade no papel de parede, que remete às cestarias indígenas, e na luminária dourada em formato de palmas. ()
12/26 - CASACOR Rio de Janeiro 2016. Varanda - Maurício Nóbrega. Em formato de L, a varanda-spa com piscina segue pela lateral direita da casa. O lounge com sofá e poltronas Interni e Tidelli privilegia tons suaves, com interferências de cores nas almofadas e na obra de arte. Com ducha e um deck, sintetiza o estilo de morar do carioca e atualiza o uso de uma construção tradicional. (Divulgação)
13/26 - CASACOR São Paulo 2016. Casa Braile - Leo Romano. As p<span>oltronas desenhas por Leo para Neobox acompanham o sofá curvo cinza que contrasta com o rosa do espaço. </span>Para celebrar os sentidos, o arquiteto goiano criou painéis em alumínio microperfurados que envelopa teto e paredes, entre outras texturas que convidam a estimular o tato. A decoração e os móveis se diluem em gradações de rosa, apresentando peças desenhadas por Romano, como o aparador e a mesa de centro da coleção Bailarina. ()
14/26 - CASACOR Campinas 2016. Living - Daniele Guardini e Adriano Stancati. Sofás e Poltronas da Saccaro se destacam a frente da grande parede azul, que abriga a coleção de telas assinadas por artistas convidados. A madeira certificada e o porcelanato conferiram praticidade e calor, enquanto o piso cinza deu um toque sofisticado. Repare no conjunto de mesas de centro, de diferentes materiais e formatos. (Divulgação | CASACOR)
15/26 - CASACOR São Paulo 2016. Cinema em Casa - Bruno Gap. Além de ver filmes no sofá desenhado pelo arquiteto para a Dunelli, é possível reunir amigos para jogar na mesa de jantar, preparar algum prato na minicozinha ou simplesmente conversar, já que o tema de CASA COR este ano é celebrar. O estilo tem influência escandinava, presente nas cores luminosas e nas linhas do mobiliário. ()
16/26 - CASACOR São Paulo 2016. Sala dos Amigos - Denise Barretto. Azul e cinza definem uma atmosfera masculina e intimista. Criações de grandes designers brasileiros como as poltronas de Sergio Rodrigues, a mesa de Jader Almeida e peças de Jorge Zalszupin compõem a área de estar. As paredes foram finalizadas com boiseries e exibem obras de arte como a do americano Zoe Zapot. Repare ainda no teto, com o divertido papel de parede estampado de nuvens, da Fornasetti. ()
17/26 - CASACOR São Paulo 2016. Estúdio do Casal - Clarisse Reade, Adriana Pereira e Carolina Reade. O ambiente é multiúso e pensado para longas permanências. Por isso o conforto é prioridade, reforçado pelo tom de azul da Coral das paredes e pela generosa estante de livros na mesma cor. No mobiliário, peças vindas do interior da França encontram itens de design contemporâneo. P<span>oltronas ETEL desenhadas por Lina Bo Bardi transformaram a área de estar em conjunto com o sofá claro.</span> ()
18/26 - CASACOR Santa Catarina 2016. Galeria Lounge Avex - Rico Mendonça. O voo de Ícaro e o labirinto do Minotauro da mitologia grega remetem à busca pela liberdade. Eis o conceito deste ambiente de 35m², formado por um corredor, sala e banheiro funcional. Todos conectados pelo tapete que dá a sensação de pisar em nuvens. O sofá de encosto alto da Larco acompanha toda a margem esquerda do espaço e encontra a poltrona da Mac Design, lançada na mostra. A tela do grande olho, do Arteria Estúdio, remete à arte do designer Fornasetti. Outra parede foi reservada à asa escultural do artista plástico Rafael Sartori. ()
19/26 - CASACOR Santa Catarina 2016. Living Bar - Tufi Mousse. Sabe as salas de conversa de pequenos hotéis e residências dos anos 1960 e 1970? São a chave para entrar no clima deste espaço, que se inicia pelo esguio sofá e percorre todo o cumprimento até a poltrona. Nas laterais, dois armários com funções de bar e cristaleira. As paredes em granito foram preservadas e as demais, revestidas com papel de parede com tecnologia que as permite respirar. ()
20/26 - O living de 42 m² é a porta de entrada, e a arquiteta expressa sua característica mistura entre clássico e contemporâneo. P<span>eças da Arquivo Contemporâneo e Micasa compõem o mix de sofás e poltronas do espaço.</span> A cômoda portuguesa em madeira clara acetinada e peças do antiquário Arnaldo Danemberg conversam com móveis de Jader Almeida e Pedro Useche. Eles assinam, respectivamente, as mesas laterais Vinte e Ville e as poltronas RA40 na cor preta. No centro do living, três luminárias PEN, de Jader Almeida, em alturas diferentes. (Divulgação)
21/26 - CASACOR Santa Catarina 2016. Sala dos Poemas Oswaldo Cabral - Juliana Pippi. As poltronas Kid (à esquerda), <span class="gmail_msg">reeditadas por Zanini de Zanine a partir do desenho de seu pai, Zanine Caldas, compõem o estar em conjunto com a </span><span class="gmail_msg">Namoradeira Dora (centro), de Jader Almeida, e com a pol</span><span class="gmail_msg">trona Jangada de Jean Gillon à direita). </span> O espaço funcionava como biblioteca, e o projeto transporta um pouco da atmosfera para os dias de hoje. O estilo Art Déco se insinua em detalhes geométricos, mas com um olhar contemporâneo. O belo desenho original do teto foi mantido, assim como o piso em madeiras nobres. Já as paredes foram renovadas com painéis forrados em veludo verde. ()
22/26 - CASACOR São Paulo 2016 - Tributo aos 30 - Roberto Migotto. Três décadas de CASA COR e o mesmo tempo de carreira do arquiteto são celebrados no espaço que remete aos anos 1930. Mais precisamente, época do designer francês Jean-Michel Frank e mesmo do artista Salvador Dalí, autor da<span> poltrona Leda (esquerda) que forma um pequeno estar em conjunto com o sofá claro</span>. Com o sócio Ricardo Minelli, Minotto trabalhou tons de nude, especialmente nas paredes revestidas de pergaminho. Algumas delas também exibem obras da dupla EMME2. (Divulgação)
23/26 - <span>CASACOR Paraná 2016. Sala do Editor - Guilherme Torres. Pontos de luz, sancas e curvas desaparecem, oferecendo um ambiente sem marcações de layout, com paredes brancas, piso de carvalho e luz difusa. Torres assina tanto os sofás Slice e Pil como as mesas Fifties e Spin. Algumas paredes trazem o luxuoso revestimento de mármores brasileiros exóticos, em tons de âmbar, verde e vermelho. Esta cor, inclusive, marca o estar no tapete da grife Diesel e no excêntrico abajur-cavalo, garimpado pelo profissional numa viagem à Turquia.</span> (Divulgação | CASACOR)
24/26 - CASACOR São Paulo 2016. Living e Jardim de Inverno - Dado Castello Branco. <span>A Poltrona e a Banqueta Alta (direita) de Oscar Niemeyer são os destaques do</span><span> estar que possuía clima de biblioteca. As peças formavam o conjunto perfeito para quem quisesse ler um livro ou apreciar a vista do jardim de inverno, uma extensão natural do espaço, que se transforma em uma caixa de vidro que avança na paisagem.</span><span> </span>O jardim de inverno é uma extensão natural do espaço, que se transforma em uma caixa de vidro que avança na paisagem. ()
25/26 - <span>CASA COR SÃO PAULO 2016. Lounge do Barista - Olegário de Sá e Gilberto Cioni. As poltronas de Sergio Rodrigues também marcam presença em conjunto com o sofá claro, compondo o living do espaço. A dupla elegeu como destaque do projeto a lareira de 6 metros de comprimento e a persiana preta de 4 metros, feita sob medida. O escritório ainda desenhou as caixas de madeira retroiluminadas, onde foram dispostos livros e bules de café. </span> (Divulgação)
26/26 - <span>CASACOR São Paulo 2016. Experiência Ornare - João Armentano. O confortável estar é formado pelos sofás Seymour e Aston e pelas poltronas Creed Wood. Duas escolhas orientam o projeto: paredes revestidas com painéis em madeira e móveis camuflados, como armários de cozinha, estantes da sala de jantar e a mesa do home office. O revestimento cinza no piso reforça o aconchego e o conceito de integração.</span> (Divulgação)