Continua após publicidade

Arquitetura digital: o que é e quais as tendências para o setor

Inteligência artificial e plataformas digitais surgem para tornar os projetos mais rápidos e certeiros na hora da execução

Por Yeska Coelho
17 fev 2021, 09h30

A digitalização é uma realidade para boa parte dos setores de serviço e também na hora de criar novos produtos. Na área de construção e urbanismo isso não seria diferente. A arquitetura digital surge como uma maneira esperta de agilizar processos e facilitar a rotina de profissionais da construção civil.

arthur-guimaraes-centro-de-artes-performativas
Render do Centro de Artes Performativas, de Arthur Guimarães. (Divulgação/CASACOR)

Com técnicas que vão desde a criação do projeto, definir uma estrutura até o layout, a arquitetura digital é um universo amplo com aplicações diferentes que apoiam os profissionais. Afinal, contar com a tecnologia para agilizar tarefas é um hábito não só em segmentos mais comerciais, como na rotina de todos.

A arquitetura digital acontece fazendo uso de softwares e inteligência artificial por meio de plataformas digitais.

O que é arquitetura digital?

Podemos definir o conceito de arquitetura digital como um conjunto de intervenções tecnológicas presentes em todas as etapas de um projeto, seja para começar do zero ou para pequenas reformas.

Continua após a publicidade
Render da Fog House criado pelo Studio Vir
(Studio Vir/CASACOR)

Para isso, algumas ferramentas são utilizadas para trazer benefícios aos profissionais da construção civil.

Utilizar ferramentas de arquitetura digital ajudam inclusive a reduzir erros com metragens nos projetos. Uma tecnologia BIM é um excelente exemplo disso. A seguir vamos entender mais sobre essa e outras tecnologias presentes para auxiliar especialistas no setor!

Biblioteca BIM

Render criado pelo Studio Vir
Render criado pelo Studio Vir (Studio Vir/CASACOR)

O BIM (Building Information Modeling) é uma ferramenta que vem sendo muito utilizada para a criação de projetos. Trata-se de uma tecnologia 3D que incorpora todas as informações e especificidades de elementos que irão compor a arquitetura, como por exemplo portas e janelas.

A Biblioteca BIM é indicada para todos os projetos que possuem um alto grau de exigência em seus detalhes. Tornando a ótica mais precisa da realidade.

Render da Casa Muxarabi, do escritório MF+ Arquitetura
Render da Casa Muxarabi, do escritório MF+ Arquitetura (MF+ Arquitetura/CASACOR)

A Rayflex, especialista em portas rápidas, foi a primeira empresa industrial no Brasil a lançar uma plataforma BIM para ajudar no dia a dia de projetistas. Segundo Giordania R. Tavares, diretora executiva da empresa, “A plataforma da Rayflex permitirá, melhor planejamento, melhor fluência na execução da obra, dentre outros benefícios que impactam diretamente na redução de custos”.

Continua após a publicidade

Renderes Ultrarrealistas

Os renderes são ferramentas ultrarrealistas capazes de transformar imagens 2D em projetos tridimensionais.

render sala de estar Léo Shehtman
Render da Casa do Fauno, de Leo Shehtman na CASACOR São Paulo 2019 (Léo Shehtman/CASACOR)

Basicamente, é uma imagem trabalhada em um computador para ser passada para o modelo 3D. Dessa forma, fica muito mais simples criar uma visão mais realista do projeto para o cliente, bem como fazer os ajustes necessários.

sala de estar Léo Shehtman
Casa do Fauno, de Leo Shehtman na CASACOR São Paulo 2019 (Denilson Machado/CASACOR)

Além do apelo comercial, o render pode ter um lado artístico formidável. Prova disso é no projeto ultrarrealista de Charlotte Taylor e Nicholas Préaud. Juntos, eles criaram uma casa modernista com inspiração no estilo de Lina Bo Bardi (em especial de sua obra A Casa de Vidro), e criaram sua própria versão: a Casa de Atibaia.

Projetada às Margens do Rio Atibaia, em São Paulo, a reprodução do lar de Lina Bo Bardi contou com um volume de concreto e vidro elevado. A obra exemplifica bem a atmosfera modernista brasileira.

No interior, uma base neutra bastante moderna com “plantas” faz bonito na sala de estar e no quarto, reforçando estilo com forte influência de Lina Bo Bardi que os profissionais tanto queriam.

A seguir, veja todas as imagens do projeto renderizado!

Continua após a publicidade

 

Publicidade