CASACOR
Ambientes

CASACOR Paraná 2024: 34 projetos comemoram os 30 anos da mostra

De volta ao bairro Batel – onde começou a CASACOR Paraná – a edição 2024 traz como proposta uma “casa boutique”, autoral e chic

Por Nádia Sayuri Kaku

Atualizado em 4 de jun. de 2024, 9:52 - Publicado em 4 de jun. de 2024, 9:52

05 min de leitura
Thiago Zoller e Rebeca Zanuthi - Cottage de Serra. A relação humana com o planeta precisa ser repensada para garantir um futuro sustentável, que não seja apenas uma utopia distante. Para resgatar essa sagrada conexão das pessoas com a natureza, o Cottage de Serra retorna às origens da vida. É desenvolvido para ser um espaço reconfortante, onde é possível aprender com o passado, vivenciar o presente e projetar o futuro. O ponto alto é justamente a arquitetura do ambiente, que se vale do que os profissionais consideram como o “sistema construtivo do futuro”: a construção modular. Além de sustentável e eficiente, a solução harmoniza com os demais materiais naturais que destacam todo o projeto.

Thiago Zoller e Rebeca Zanuthi - Cottage de Serra. A relação humana com o planeta precisa ser repensada para garantir um futuro sustentável, que não seja apenas uma utopia distante. Para resgatar essa sagrada conexão das pessoas com a natureza, o Cottage de Serra retorna às origens da vida. É desenvolvido para ser um espaço reconfortante, onde é possível aprender com o passado, vivenciar o presente e projetar o futuro. O ponto alto é justamente a arquitetura do ambiente, que se vale do que os profissionais consideram como o “sistema construtivo do futuro”: a construção modular. Além de sustentável e eficiente, a solução harmoniza com os demais materiais naturais que destacam todo o projeto.(Fernando Fioretin Fotografia/)

A partir de 4 de junho, a CASACOR Paraná 2024 volta às suas origens e acontece em um belo casarão da década de 1980, em Curitiba. O retorno a uma residência familiar é um pedido dos profissionais e também uma escolha afetiva – a mostra está novamente sediada numa casa, no coração do Batel, lugar onde tudo começou. São 34 ambientes que traduzem o tema nacional da mostra, De presente, o agora, e que também comemoram as três décadas da CASACOR no estado. Confira todos os ambientes abaixo!
Alessandra Gandolfi - Quarto do Ico

01/34 - Alessandra Gandolfi - Quarto do Ico. Enrico, um adolescente autista apaixonado por música e pela sua cachorra, é a inspiração deste quarto pensado para o seu conforto e autonomia. O objetivo vai além de atender às necessidades específicas do garoto de 14 anos: é também fomentar sua independência e autoestima. Para criar um ambiente inclusivo e repleto de personalidade, Alessandra aposta em tecnologia de automação, materiais sensoriais e formas orgânicas. O destaque do projeto é a cama, que recebe uma cabeceira desenhada especialmente pela arquiteta: o móvel possui a mesma silhueta da Pipa para que Enrico não perca o contato com sua amada pet enquanto dorme. (Eduardo Macarios)

Clarice Volpi e Vanessa Torres Lopes - Jantar Intimista

02/34 - Clarice Volpi e Vanessa Torres Lopes - Jantar Intimista. Passado, presente e futuro se encontram na releitura da sala de jantar tradicional. No ambiente pensado para o bem receber, amigos e familiares são envolvidos numa atmosfera que conecta memória afetiva e vida contemporânea, contemplada desde os móveis clássicos repaginados pelo design moderno. A ambientação abraça em cada detalhe, como na mesa de forma orgânica, que é deslocada do centro do ambiente para permitir a circulação confortável. A iluminação cênica arremata o tom aconchegante deste projeto repleto de personalidade, que é acolhedor nos acabamentos e arrojado nas formas. (Nenad Radocvanovic)

Cynthia Karas - Despensa Orgânica

03/34 - Cynthia Karas - Despensa Orgânica. Melhorar a qualidade de vida dos visitantes é o propósito deste ambiente, projetado para promover o bem-estar integral de cada indivíduo. Os elementos empregados na construção do spa, como tons suaves e texturas aconchegantes, criam uma atmosfera convidativa e acolhedora. O ponto alto do projeto é uma ampla janela com vista para o jardim do casarão, que traz o relaxante verde da área externa para dentro do espaço. Essa conexão com a natureza, além de ser visualmente agradável, proporciona inúmeros benefícios comprovados cientificamente, como a redução do estresse, a melhora da saúde física e mental e a promoção da felicidade. (Patricia Amancio)

Daiane Moraes - Concierge

04/34 - Daiane Moraes - Concierge. O ambiente que recepciona o público que chega à CASACOR Paraná tem como premissa o bem-receber, convidando os visitantes a fazer uma imersão na 30ª edição da mostra logo na entrada. Construído do zero no casarão que sedia a exposição, o espaço instagramável promete ser o cenário perfeito para os registros fotográficos. A paleta cromática é pautada nas sensações de pertencimento, dinamismo e vibração, numa proposta interativa que leva os usuários a refletir sobre a força de sua singularidade. (Patricia Amancio)

Diego Miranda e Zeh Pantarolli - Sala de Banho do Casal

05/34 - Diego Miranda e Zeh Pantarolli - Sala de Banho do Casal. Inspirados no Oriente Médio e na Bauhaus, os profissionais combinam elementos de spa urbano com toques de dramaticidade nesta sala de banho. Os revestimentos cerâmicos da Roca trazem efeitos gráficos extraordinários e condição de obra de arte aos acabamentos, as texturas inovadoras da marca são o grande destaque da ambientação. Os detalhes decorativos que homenageiam as tradições do casal, a paleta cromática que prioriza os tons de bege, e as soluções de automação postas de forma discreta ditam a narrativa visual de passado, presente e futuro do projeto. Nesta composição que contempla diferentes estilos, o ambiente é funcional sem perder a elegância. (Nenad Radovanovic)

Elaine Zanon e Claudia Machado - Refúgio DECA

06/34 - Elaine Zanon e Claudia Machado - Refúgio DECA. A experiência sensorial começa num espaço quadrado integrado, que abriga o spa urbano e se abre para um jardim com forma orgânica. O ponto alto do projeto é a estrutura de vidro, com paredes soltas em mármore travertino extra levigado, que cria áreas internas e externas de relaxamento com os produtos Deca. Essa integração com a natureza circundante traz a água como fonte de reconexão profunda, que retorna à ancestralidade e se estende ao mundo interior. A arquitetura é meticulosamente pensada para que o espaço transcenda os limites físicos, num ambiente que não apenas convida à contemplação, mas também instiga os visitantes a olhar para fora de si. (Bia Nauiack)

Fernanda Gonçalves - Capsula Sensorial

07/34 - Fernanda Gonçalves - Capsula Sensorial. Inspirada por um recente estudo da neuroarquitetura, a profissional cria um ambiente que brinca com os estímulos sensoriais e explora os diferentes sentidos. Neste banheiro, elementos funcionais se somam a uma abordagem artística. O hall traz cores vibrantes que evocam energia e vitalidade, e a iluminação indireta adiciona movimento e drama. As cabines se conectam com o hall, a primeira com os tons de verdes e as cubas, e a segunda com as nuances escuras e os detalhes curvos do forro. A tela tensionada arremata o projeto com um toque industrial e urbano, compondo com a parede de obras assinadas por artistas locais. (Guilherme Rocha de Oliveira)

Flávia Bonet - Quarto do Casal

08/34 - Flávia Bonet - Quarto do Casal. Um quarto que transporta os visitantes às memórias afetivas dos anos 1980, década que marca o nascimento do casal descolado e de alma jovem que inspira o ambiente. A marcenaria embutida, típica da arquitetura da época, garante o máximo aproveitamento do pequeno espaço. Elementos curvos e coloridos comportam os objetos trazidos das aventuras vivenciadas mundo afora pela dupla - que ama viagens e cores. Tons fortes e vibrantes, como laranja e azul, se somam aos acabamentos metalizados da laca de alto brilho para remeter ao cenário alegre e divertido que marca esta geração. A ambientação é arrematada por peças assinadas, itens colecionáveis e obras de artistas locais, todos inspirados em designers americanos que seguem o estilo “happy chic”. (Eduardo Macarios)

Givago Ferentz - Bar Jenipapo

09/34 - Givago Ferentz - Bar Jenipapo. Este espaço homenageia um povo que, apesar de sofrer diariamente com a marginalização, agracia a sociedade com sua riqueza cultural. O conceito de “povos originários” é materializado em todos os cantos da ambientação, desde a funcionalidade do layout aos detalhes dos acabamentos. O grafismo das pinturas corporais indígenas recebe uma releitura, feita a partir de elementos dispostos no forro do ambiente e na definição do traçado do bar central. Além do resgate ancestral, o uso de materiais naturais confere um toque interessante a este projeto comercial de arquitetura contemporânea. (Fernando Zequinao)

Janaina Marques e Camila Kubota - Adega Residencial

10/34 - Janaina Marques e Camila Kubota - Adega Residencial. Além de ser uma adega funcional, este espaço proporciona uma experiência imersiva para os apreciadores da enologia. Com uma área climatizada que segue todas as exigências técnicas para a conservação dos vinhos, o ambiente inclui uma parede dedicada à exposição de rótulos especiais, uma bancada equipada com cuba e apoio para o manuseio das garrafas, e poltronas para degustação das bebidas. As arquitetas utilizam a marcenaria para criar um fluxo que guia o visitante até o ápice do projeto, onde desenham uma tela tensionada com padrões que remetem aos formatos das garrafas. Na lateral, o painel com prateleiras de vidro destaca ainda mais os rótulos especiais. (Matheus Kaplun)

Jaqueline Siebert - Jardim de Inverno

11/34 - Jaqueline Siebert - Jardim de Inverno. Este jardim de inverno personaliza o conceito de refúgio sereno dentro do lar, onde é possível reconectar-se com o frescor da natureza em meio à vida urbana agitada. O espaço é cuidadosamente projetado para proporcionar uma pausa relaxante, estimulando os sentidos e promovendo equilíbrio. Nesta integração harmoniosa entre design de interiores e vida verde, peças de mobiliário assinado se somam aos elementos naturais para garantir um tempo de permanência exclusivo e prazeroso. O ambiente oferece uma variedade de recursos para uma experiência completa, além do jardim vertical, inclui área de lareira e uma pequena "copa" equipada com adega e cafeteira. (Kelly Knelves)

André Henning - Café Bistrô

12/34 - André Henning - Café Bistrô. A brincadeira com as formas, a ousadia nas cores e a vivacidade dos elementos marcam a personalidade maximalista do projeto assinado por André Henning, arquiteto que não tem medo de arriscar em ambientes comerciais. Os contrastes impactantes do projeto convidam os visitantes a permanecer no espaço. No cenário principal, um grande painel de vegetação se contrapõe às faixas pretas e brancas que perpassam o local. O mobiliário de paleta cromática vibrante, pensado para ser o grande destaque, quebra a sobriedade do piso e das cortinas que servem como plano de fundo do café bistrô. (Iram Guimarães)

Juliana Marques e Roberta Lanza - Casa Refúgio

13/34 - Juliana Marques e Roberta Lanza - Casa Refúgio. Um projeto que transcende o efêmero e celebra o perene, unindo heranças do passado às tecnologias atuais. O destaque principal é o desenho arquitetônico que se integra harmoniosamente à natureza local, como a árvore já existente no terreno do casarão que é cuidadosamente circundada e torna-se o ponto alto da edificação. Inspirada na rica cultura regional, resultante da miscigenação dos povos ancestrais do Paraná, a casa dos antepassados é redesenhada. Apesar de sua característica moderna que contém telhado de duas águas, a construção é revestida com materiais que evocam a história, como barro, palha, madeira e pedra. (Bia Nauiack)

Karolinna Venturi - Hall da Casa

14/34 - Karolinna Venturi - Hall da Casa. Este espaço do casarão rememora os arquitetos de antigamente, tempos em que eles próprios desenvolviam as peças de seus projetos, pois as opções eram escassas. Para o desenho do ambiente, a arquiteta se inspira na alta costura, em que tudo é feito sob medida e cada criação é exclusiva. Tendo a arte como protagonista, a composição é marcada pela explosão de cores e mistura de materiais. As peças desenhadas especialmente para o projeto são os destaques, tais como: estrutura do teto com vidros de murano, luminária confeccionada por ceramista, peça do aparador com aplicação de uma obra de artista local, estante garimpada em antiquário e banco de apoio revestido com tapetes. (Eduardo Macarios)

Katleen Luizaga - Home Office Memórias

15/34 - Katleen Luizaga - Home Office Memórias. O escritório da casa também pode contar histórias! Neste home office, a arquiteta cria uma narrativa visual entre passado e presente para ir além da mera funcionalidade. A singularidade do ambiente se dá no piso, que conta com uma abertura em vidro, revelando o antigo esconderijo subterrâneo do casarão. O espaço foi aproveitado pela profissional como um refúgio de boas memórias, valor afetivo que também está presente na curadoria de peças de design e obras de arte. A nobreza do projeto também é revelada no uso de materiais nobres, como madeira natural, mármore, couro e linho. (Bia Nauiack)

Licyane Cordeiro e Thais Vogel - Lavabo Funcional Eco Chronos

16/34 - Licyane Cordeiro e Thais Vogel - Lavabo Funcional Eco Chronos. Para redefinir a experiência dos banheiros públicos, um projeto inovador que combina funcionalidade, nostalgia e sustentabilidade. Este espaço utilitário é também uma jornada no tempo. A partir de uma atmosfera envolvente e emocionante, o público é levado a uma viagem imaginária que percorre desde a ancestralidade até a descendência. O ponto focal do ambiente é o espelho, elemento que traz o usuário de volta ao presente enquanto ele lava as mãos. Esta experiência, que conecta passado, presente e futuro, é um importante lembrete para que cada momento seja vivido conscientemente. (Gerson Lima)

Marcelo Lopes - Quarto de Hóspedes

17/34 - Marcelo Lopes - Quarto de Hóspedes. Fazendo jus ao propósito da mostra, o arquiteto apresenta uma proposta arrojada. Inspirado no “Mito da Caverna”, obra literária de Platão, o quarto estimula a reflexão ao desafiar as convenções da decoração de interiores. O tom dramático do ambiente se dá no jogo de luzes e sombras, contraste que intensifica a experiência dos visitantes e os coloca como protagonistas neste lugar que evoca a transitoriedade humana. Mais do que uma assinatura de arquitetura e design, o projeto é uma provocação sobre a atual forma de conceber espaços, estimulando a sociedade a construir um futuro mais consciente e com menos desperdícios. (Samuel Berger)

Maria Alice Crippa e Gustavo Assis - Morada Mar

18/34 - Maria Alice Crippa e Gustavo Assis - Morada Mar. Uma casa de praia que prima pela simplicidade, traduzindo a relação do homem com a natureza e equilibrando as energias de agitação e calmaria. O loft, dividido em setor social e área íntima, alia funcionalidade e estética. Nesta ambientação que prioriza poucos elementos, o destaque fica para a composição entre as paredes de pedra e a vegetação que circunda todo o espaço. Esse cenário cria uma sensação de proteção para quem está no interior, ao mesmo tempo em que desperta a valorização do verde no exterior. Impondo-se como uma obra viva, o projeto forma desenhos que mudam conforme a luminosidade de suas aberturas. (Eduardo Macarios)

Mariana Andrade e Raissa Lamy - Tranquilidade em Movimento

19/34 - Mariana Andrade e Raissa Lamy - Tranquilidade em Movimento. Este corredor foi meticulosamente concebido para ser uma pausa bem-vinda do ritmo frenético do dia a dia. Na passagem de circulação, o público recebe o gentil convite para respirar ares de calmaria. À medida que os visitantes atravessam o espaço, são envolvidos por uma atmosfera de transição suave entre o ritmo acelerado da rua e o aconchego da casa. Da iluminação suave aos materiais naturais, cada elemento contribui para uma experiência de renovação. Parar para perceber os sentidos do corpo e trazer a mente para o momento presente é necessário para tornar a vida mais descomplicada, além de abrir os olhos para a contemplação da beleza ordinária. (Eduardo Macarios)

Nicholas Oher e Paloma Bresolin - Fachada

20/34 - Nicholas Oher e Paloma Bresolin - Fachada. A fachada da CASACOR Paraná é mais do que a face principal do casarão que sedia a mostra, é a promessa de uma experiência visual envolvente. O tema deste ano inspira os profissionais a oferecer um presente arquitetônico para Curitiba, transcendendo a norma de maneira inédita. A partir deste conceito, a construção é embrulhada com uma cortina de 30 metros de largura, que mescla diferentes texturas, volumes e tamanhos. A paleta cromática contempla tons de goiaba, pêssego, caju e rosa, todos conectados com sensações positivas. Toda a composição visa incentivar o cuidado com a beleza da vida que nos circunda. (Bia Nauiack)

Priscila Mileke - Ótica

21/34 - Priscila Mileke - Ótica. O projeto comercial desta ótica está focado na sustentabilidade, a meta da arquiteta era construir um espaço com zero resíduo de obra e nenhuma interferência ambiental. A profissional apostou em uma construção modular de fabricação industrial, desenhada exclusivamente para a loja de óculos. A solução sob medida chegou pronta ao ambiente e, após o término da mostra, será retirada para realocação. Esse recurso funcional demonstra que empregar novos conceitos construtivos pode ser prático, viável e proporcionar bom custo-benefício. (Gerson Lima)

Raphael Meza e Bruno Vicz - Banheiro Regato

22/34 - Raphael Meza e Bruno Vicz - Banheiro Regato. O banheiro tradicional é elevado ao nível de spa na CASACOR Paraná. Inspirado nos serenos riachos do estado, o projeto apresenta o conceito de “jardim de banho”, um espaço que estimula o cuidado com a natureza interior. Projetado para proporcionar relaxamento, o ambiente evoca sensações como a luz suave que é filtrada através das árvores, numa experiência sensorial única. Para trazer a plenitude da área externa para dentro de casa, os profissionais apostam nas formas curvas e nos tons terrosos das pedras naturais, com destaque para o inconfundível mármore Verde Guatemala. (Matheus Kaplun)

Angela Chinasso e Carlos Reichmann - Living

23/34 - Angela Chinasso e Carlos Reichmann - Living. As residências da década de 1970 inspiram este living, marcado por papel de parede metalizado, móveis de garimpo e grandes pinturas. A composição impacta não somente pela estética, mas também pela narrativa, uma vez que os arquitetos defendem que a decoração deve ser aconchegante e expressiva. “Precisamos contar histórias para que as pessoas se sintam pertencentes àquele lugar, seja por meio de memórias afetivas ou não”, afirma a dupla. A proposta do ambiente é ir contra a tendência mundial de descaracterização do morar, que na busca infinita por funcionalidade, tem sua verdadeira essência anulada. Para os profissionais, uma casa precisa abraçar os moradores e exalar suas personalidades. (Eduardo Macarios)

Renata Pisani - Quarto da Artista

24/34 - Renata Pisani - Quarto da Artista. A cantora e influenciadora Rafa Gomes é a homenageada deste espaço, que reflete a personalidade vibrante da jovem de 18 anos. O quarto combina aconchego e elegância para ser atemporal. Pensando em não datar o projeto, a arquiteta investe em móveis planejados e ripados em laca para revestir o dormitório. A paleta monocromática prioriza tons de off-white e cinza, que combinados com as estantes em nuances de verde acinzentado, revelam a identidade feminina de maneira singular. (Eduardo Macarios)

Rodolfo Fontana - Bar

25/34 - Rodolfo Fontana - Bar. As proporções deste ambiente se assemelham a um vagão de trem, é deste formato inusitado que surge o “train rose” da CASACOR Paraná. Inspirado no clássico Expresso do Oriente, o ambiente celebra as viagens de um colecionador e voyageur, que percorre o mundo em busca das garrafas mais exóticas. O espaço carrega histórias não somente nos rótulos memoráveis, mas também em objetos de arte garimpados em diversos cantos do planeta. O bar se destaca pela combinação primorosa de diferentes texturas, que evocam vivências de lugares distintos, desde o mármore proveniente de uma jazida próxima (no Cerro Azul) até os tapetes importados do outro lado do mundo (feitos à mão na Índia). (Iram Guimaraes)

Suelen Fuchs e Thaís Correa - Estar no Jardim

26/34 - Suelen Fuchs e Thaís Correa - Estar no Jardim. Experimentação é a palavra-chave deste ambiente! O espaço abre as portas para a apreciação dos cinco sentidos a partir do contato com materiais naturais, resgatando as origens e enaltecendo a ancestralidade. A composição de formas, cores e texturas convida para a permissão, a reinvenção e até mesmo a descompressão em meio a rotina cosmopolita. Aqui, o público pode desfrutar de tudo o que vem da natureza, seja da interior ou da exterior. Neste universo de possibilidades é permitido organizar a própria casa, trabalhar ou simplesmente contemplar... o que vale é vivenciar a experiência! (Fabio Jr Severo)

Thiago Zoller e Rebeca Zanuthi - Cottage de Serra

27/34 - Thiago Zoller e Rebeca Zanuthi - Cottage de Serra. A relação humana com o planeta precisa ser repensada para garantir um futuro sustentável, que não seja apenas uma utopia distante. Para resgatar essa sagrada conexão das pessoas com a natureza, o Cottage de Serra retorna às origens da vida. É desenvolvido para ser um espaço reconfortante, onde é possível aprender com o passado, vivenciar o presente e projetar o futuro. O ponto alto é justamente a arquitetura do ambiente, que se vale do que os profissionais consideram como o “sistema construtivo do futuro”: a construção modular. Além de sustentável e eficiente, a solução harmoniza com os demais materiais naturais que destacam todo o projeto. (Fernando Fioretin Fotografia)

Wolfgang Schologel - Piscina

28/34 - Wolfgang Schologel - Piscina. Os 200 m² de espaço ao ar livre do casarão tornam-se ainda mais convidativos com a assinatura do paisagista. A piscina original é preservada e recebe um grande lounge, ambientado com o que há de melhor em mobiliário para áreas externas. O ambiente ainda conta com cinema e lareira, sendo agradável em qualquer clima. Cada elemento foi pensado para estimular o convívio social e a maior permanência neste local da mostra, são infinitas possibilidades de explorar o marcante cenário da CASACOR Paraná. (Eduardo Macarios)

Ary Polis Jacobs e  Renan Mutao - Estar Intimo CASTTINI

29/34 - Ary Polis Jacobs e Renan Mutao - Estar Intimo CASTTINI. Ancorado ao centro da casa, o espaço reflete a essência de quem dele desfruta. Embora tenha sido projetado sem o viés pessoal de moradores específicos, é capaz de transmitir a sensação de um local habitado. A ambientação conduz o público a folhear os livros em busca de pistas que possam revelar mais sobre os ocupantes. Enquanto isso, os visitantes desfrutam do conforto das poltronas, que deixam claro o apreço por colecionar móveis autorais de design assinado. O espírito livre é evidenciado nas combinações abrangentes que, numa total simbiose, agrupam diversos elementos sem rigor pré-estabelecido. (Patricia Amancio)

Bruna Varhau - Joalheria

30/34 - Bruna Varhau - Joalheria. O futuro se origina na história, nas tradições e no legado. As memórias afetivas resgatam o passado para que ele possa ser aprimorado no presente, como neste projeto, inspirado no casarão que sedia a 30ª edição da CASACOR Paraná. Produzido especialmente para a mostra, o módulo possui construção 100% sustentável, apresenta grandes lançamentos e conta com planejamento interno para aproveitamento total após o fim da exposição. (Bia Nauiack)

Bruno Colle - Lounge Gourmet

31/34 - Bruno Colle - Lounge Gourmet. Um refúgio acolhedor que convida a celebrar momentos memoráveis ao lado de familiares e amigos. Mais do que um espaço físico, é uma filosofia de vida que valoriza o bem-estar e as conexões autênticas. A fusão de elementos aparentemente contrastantes, conhecida como "high-low", marca a assinatura autêntica do ambiente. Seu design único equilibra o tradicional com o moderno e harmoniza o sofisticado com o simples, adaptando-se a propostas que vão de casas a condomínios. O lounge se divide em estar, jantar e bancada bistrô, além de uma cozinha com ilha gourmet. (Nenad Radovanovic)

Camila Rocha - Cozinha Encontros

32/34 - Camila Rocha - Cozinha Encontros. A cozinha é considerada o coração da casa, onde gerações, tradições e memórias se conectam. Numa narrativa visual que celebra os afetos da vida contemporânea, o projeto une elementos clássicos e modernos para promover o convívio familiar. O espaço prima pelo design que honra o passado e valoriza o presente, onde as formas curvas e retas simbolizam os encontros intergeracionais, enquanto o mix de texturas celebra a fusão de estilos. Além de aliar funcionalidade e estética, a Cozinha Encontros inspira trocas emocionais significativas. (Bia Nauiack)

Carla Grudtner - Sala da Lareira

33/34 - Carla Grudtner - Sala da Lareira. Inspirada em espaços minimalistas que exalam relaxamento, esta sala convida os visitantes ao descanso. O piso e o teto originais do casarão são preservados, assim como a abertura de vidro que permite a incidência de luz natural e proporciona vista para o jardim. O projeto aposta num layout limpo, com formas simples e cores neutras, para destacar a lareira volumétrica desenhada pela arquiteta. Este é o grande destaque da sala, que somado aos móveis soltos de design assinado, cria uma atmosfera aconchegante para os dias mais frios e encantadora em qualquer tempo. (Eduardo Macarios)

Cintia Ramos - Lavabo Wabi Sabi

34/34 - Cintia Ramos - Lavabo Wabi Sabi. Aceitar a beleza da imperfeição, da impermanência e da incompletude da vida parece um contrassenso nesta sociedade que cobra exatidão. Inspirada pelo conceito milenar japonês Wabi-Sabi, a arquiteta cria um ambiente que segue a premissa do “menos é mais”. Com o olhar voltado para o resgate das origens, ela prioriza materiais em seu estado original, provenientes de elementos naturais recondicionados ou aliados à sustentabilidade. Somam-se a eles formas orgânicas, tons suaves e produções artesanais, que resultam num belo espaço para contemplar a simplicidade do ordinário. (Marcelo Stammer)

30 anos


"O palco dos 30 anos precisava ser muito especial. Nossa sociedade lembra com muito carinho da primeira edição da mostra, a icônica Casa Gomm, localizada no espaço que hoje sedia o shopping Pátio Batel. Voltamos para o nobre bairro que concentra os imóveis mais disputados da capital e reúne o melhor do entretenimento, luxo e sofisticação da nossa Curitiba cosmopolita", comenta a diretora da CASACOR Paraná, Marina Nessi.
Elaine Zanon e Claudia Machado - Refúgio DECA. A experiência sensorial começa num espaço quadrado integrado, que abriga o spa urbano e se abre para um jardim com forma orgânica. O ponto alto do projeto é a estrutura de vidro, com paredes soltas em mármore travertino extra levigado, que cria áreas internas e externas de relaxamento com os produtos Deca. Essa integração com a natureza circundante traz a água como fonte de reconexão profunda, que retorna à ancestralidade e se estende ao mundo interior. A arquitetura é meticulosamente pensada para que o espaço transcenda os limites físicos, num ambiente que não apenas convida à contemplação, mas também instiga os visitantes a olhar para fora de si.
(Bia Nauiack / CASACOR)

Edição 2024


Além do aproveitamento da estrutura original que dita o tom de “CASACOR com cara de casa”, novidades foram acrescentadas ao masterplan da exposição, assinado pelo arquiteto Felipe Guerra. Novas construções foram realizadas no local, como as quatro unidades de “casas conceituais”, que representam a tendência de moradas compactas.
Maria Alice Crippa e Gustavo Assis - Morada Mar. Projeto da CASACOR Paraná 2024.
(Eduardo Macarios / CASACOR)
O setor é completado com a instalação de duas lojas comerciais, um gazebo e uma grande tenda para abrigar o bar. Já a área da antiga garagem da casa original recebe um café bistrô para arrematar a operação gastronômica. Marina garante que o público pode esperar uma “casa boutique”, autoral e chic. A empresária também conta que os espaços contam histórias em cada um de seus cantos, promovendo conexão com o resgate ancestral.

Elenco


O elenco que assina os 34 ambientes da mostra em 2024 conta com importantes nomes da arquitetura e decoração paranaense, desde veteranos que participam desde as primeiras edições até os novos talentos que continuam despontando na CASACOR Paraná. Confira o elenco completo aqui.
Rodolfo Fontana - Bar. Projeto da CASACOR Paraná 2024.
(Iram Guimaraes / CASACOR)

Serviço - CASACOR Paraná 2024


Onde: Rua Bispo Dom José, 2222 – Batel - Curitiba (PR)
Quando: de 04 de junho a 28 de julho de 2024 Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 14h às 21h Sábados e domingos, das 13h às 21h Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/en/events/parana-2024 Valores dos ingressos: R$ 90 - Inteira R$ 45 - Meia-entrada Sobre o benefício da Meia-Entrada: é obrigatória a apresentação da documentação que comprove o direito ao benefício de acordo com a legislação em vigor. Mais informações: (41) 3155-6161 l (41) 98868-1517 info@casacorparana.com.br @casacorpr