CASACOR
Decoração, Notícias, Ambientes

21 estantes suntuosas da CASACOR 2017

Com nichos ou vazadas, tradicionais ou modernas, elas transformam os ambiente com inúmeras possibilidades

Por Fernanda Drumond

Atualizado em 8 de jun. de 2021, 12:46 - Publicado em 1 de jan. de 2018, 20:00

01 min de leitura

(Divulgação/)

25-onde-o-jazz-encontra-o-vento_zc3a9-barbosa

01/21 - CASACOR Rio Grande do Sul. Onde o Jazz Encontra o Vento - Zé Barbosa, Roberta Noal, Luzia Olivier Brand, Paola Borges, Luara Mayer Lísian Ceolin, Ronald Jung, Giana Sperotto, Raphael Ribeiro, Verônica Viero. A estrutura modulada em compensado naval concilia várias funções e traz ritmo à composição, com nichos que intercalam chapas de aço corten e laca cinza. Para finalizar, Sofá Bentley, da Salvatore Minuano. (Divulgação)

sala-de-imprensa-com-lavabo

02/21 - CASACOR Rio de Janeiro. Sala de Imprensa com Lavabos - Cirlene Reco. Conforto e funcionalidade abraçam o projeto que contrasta o estilo urbano contemporâneo. Neste ambiente receptivo, o preto entra em composição com cores clássica, como o branco e o dourado, além de receber o calor da madeira. Para completar o decór, obras de arte, objetos retrô e paredes com combinações fotográficas são inseridas. (André Nazareth)

vil0727

03/21 - CASACOR São Paulo. Sandra Moura - Estúdio do Artista. O espaço é a residência artística de José Rufino. Uma grande estrutura metálica vazada percorre os 100 m² e funciona como estante, vitrine e até cabide. A foto da Mata Atlântica cobre toda a parede e, como uma janela, revela a vista do ateliê do artista plástico na Paraíba. (Divulgação)

loft-do-jovem-cosmopolita-matheus-bulhoc3acc692es

04/21 - CASACOR Rio Grande do Norte. Loft do Jovem Cosmopolita - Matheus Bulhões. O espaço capta as referências de cada lugar por onde o jovem passou. O layout é integrado, com estantes vazadas, que apenas setorizam os espaços e sugerem o trânsito livre entre eles. A cor preta é intencional e ressalta livros, objetos e obras de artistas como Fernanda Naman e Lúcio Carvalho. (Alberto Medeiros)

casacor-rio-2017_camila-simbalista_paula-wetzel-01

05/21 - CASACOR Rio de Janeiro. Refúgio do Consultor de Arte - Studio 021 Arquitetura - Paula Wetzel e Camila Simbalista. A obra do francês Marcel Proust, “Em busca do Tempo Perdido”, foi a inspiração para esse estúdio de 38,7 m². O objetivo foi criar um refúgio para que seu ocupante possa ler, trabalhar ou receber amigos. A estante forra completamente uma das paredes até o teto, abrigando objetos de decoração, livros e, principalmente, obras de arte. Incluindo dois grandes quadros na parte de cima. (André Nazareth)

casacor-rio-2017_leandro-neves-01

06/21 - CASACOR Rio de Janeiro. Livraria - Leandro Neves. O layout foi pensado para que o contato com o livro aconteça de forma espontânea: pegar um título e folhear. O ambiente é um convite à leitura com atmosfera vintage e um toque contemporâneo. A maior parede do ambiente foi revestida com uma grande estante, tendo um vão central, que é a entrada do espaço. Livraria - Leandro Neves. O layout foi pensado para que o contato com o livro aconteça de forma espontânea: pegar um título e folhear. O ambiente é um convite à leitura com atmosfera vintage e um toque contemporâneo. A maior parede do ambiente foi revestida com uma grande estante, tendo um vão central, que é a entrada do espaço. (André Nazareth)

casacor-rio-2017_paula-neder-01

07/21 - CASACOR Rio de Janeiro. Espaço CoLab - Paula Neder e Luiz Fernando Grabowsky. Com 90 m², o living para receber amigos reúne arte e convida os presentes a admirarem a beleza da vista. Destaque para a pérgola de madeira no teto que conduz o olhar do visitante para fora do espaço. No mobiliário, um sofá de linhas curvas receber os convidados dos dois lados; um balanço suspenso de couro, a poltrona Maas e outras peças completam o conceito do espaço. Destaque para a estante de aço carbono com desenho geométrico. (André Nazareth)

ca_1902-1

08/21 - CASACOR São Paulo. Paola Ribeiro - Casa Cosmopolita Cosentino. Brises pivotantes em madeira circundam a casa, mas deixam a paisagem e a luz natural entrarem na medida. O verde também pontua o espaço de 180 m², que combina tons neutros à personalidade do rosa e do vinho. A estante, desenhada pela designer, possui ascendimento automático. (Denilson Machado)

14-suic3acc281te-da-filha-samara-gosson-casacor-rio-grande-do-norte-2017

09/21 - CASACOR Rio Grande do Norte. Suíte da Filha - Samara Gosson. Para uma jovem de 17 anos, um quarto antenado e contemporâneo, com tons que variam do carvalho da madeira ao cinza. O toque de leveza e o romantismo vêm nos detalhes em verde e nos metalizados, que não podem faltar. A estante vazada é peça-chave e divide a sala de banho com banheira e penteadeira. Para finalizar, tela do artista Cesar Revorêdo, escultura de Demétrius Coelho e da Galeria Rossiter. (Alberto Medeiros)

anna-malta-e-andrea-duarte-02

10/21 - CASACOR Rio de Janeiro. Wine Bar - Anna Malta e Andrea Duarte. Com 88m², esse ambiente tem atmosfera contemporânea e relaxante, perfeita para apreciar um bom vinho ou confraternizar com amigos. A paleta de cores é um degradê que vai do azul chumbo até o verde folha. Grandes nomes do design brasileiro como Leonardo Lattavo e Pedro Moog, da Latoog, e Zanini de Zanine marcam presença junto de uma escultura assinada por Ildeu Lazarini. Os nichos da grande estante de madeira emolduram a Baía de Guanabara enquanto abrigam livros, objetos e garrafas. (André Nazareth)

19-ambientes-casacor-minas-gerais-2017

11/21 - CAACOR Minas Gerais. Livraria/Varanda - Ferreira Arquitetura. Camila Ferreira assina o projeto, com paredes e forro de madeira original cobertos com o tom folha seca. Ela também desenhou as estantes, com estrutura em cavalete preto e fundo em tom aço ferrugem. Dois trilhos pendentes se encarregam da iluminação e quebram a formalidade, assim como o tapete de folhagens. (Divulgação)

yamagata-ft-denilson-machado-casacor-sao-paulo-2017

12/21 - CASACOR São Paulo. Yamagata Arquitetura - CASA Niwa. Linhas retas e traços arquitetônicos bem marcados se unem a tons profundos e densos. Aqui o destaque é a estante com pequenos nichos, que abrem e fecham por portinhas que se encaixam, para guardar coleções e objetos afetivos. A palavra japonesa Niwa refere-se ao jardim da casa, projetado em parceria com Alex Hanazaki.  (Denilson Machado)

8-loft-cinex-ney-lima-crecc81dito-jomar-braganccca7a

13/21 - CASACOR Brasília. Loft Cinex - Ney Lima. O cimento queimado é a base e remete aos lofts de Nova Iorque. Já os painéis em vidro com textura de mármore de alta tecnologia deixam tudo mais leve. A estante vazada faz a divisão dos espaços. (Jomar Bragança)

11-ambientes-casacor-minas-gerais-2017

14/21 - CASACOR Minas Gerais. Home Office - Cláudia Martins. Muito além de um ambiente de trabalho, o espaço sugere outros usos. TV, adega e um confortável sofá caramelo convidam a relaxar. A estante vazada funciona como divisória e reserva a bancada de trabalho. Outro recurso interessante é a pintura preta no teto, que confere profundidade e aconchego, além de contraste perfeito com a madeira (Divulgação)

27-home-office-do-casal-_gustavo-heck

15/21 - CASACOR Rio Grande do Sul. Home Office do Casal - Carol Fernandes Heck e Gustavo Heck. Duas estações de trabalho foram organizadas lado a lado e, entre elas, foi posicionada a mesa de reuniões com TV touch. A marcenaria utiliza melamina Carvalho. A estante ortogonal de ferro preenchida com módulos quadrados acrescenta volume, atua como guarda-corpo da escada e permite efeitos de iluminação. (Divulgação)

7-drops-de-anis_carla-tortelli-e-luana-fernandes-casacor-rio-grande-do-sul-2017

16/21 - CASACOR Rio Grande do Sul. Drops de Anis - Carla Yortelli e Luana Fernandes. O living para o homem moderno que adora viajar guarda um quê de excentricidade. A estante intriga o olhar, com estruturas pivotantes em metal e chapa expandida, ressaltando a altura de 5m do pé direito. A escrivaninha é de Leonardo Lague. A parede oposta, revestida em lona peletizada, fica atrás do imenso sofá que acolhe todos os amigos. (Divulgação)

casacor-rio-2017_bernardo-gaudie-ley_tania-braida-04

17/21 - CASACOR Rio de Janeiro. Box 21 - Beta Arquitetura - Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida. A dupla de profissionais se inspirou nos lofts nova-iorquinos para criar o espaço ideal para um empresário paulista. Os tons de cinza e preto com toques de verde e rosa dão delicadeza e criam uma atmosfera cosmopolita. O pé-direito alto foi a motivação para projetar o banheiro dentro de uma caixa, the box, de vidro. Destaque para o jardim assinado pela paisagista Carmen Mouro e cadeiras de Jader Almeida. (André Nazareth)

vil1503

18/21 - CASACOR São Paulo. Très Arquitetura - Ateliê. No projeto de Fernanda Moraes, Fernanda Tegacini e Nathalia Mouco, a estante em L abraça o espaço, como um livro aberto. Ela também é ponto de partida para a cartela de tons terrosos, em tecidos naturais e na mesa de apoio de tronco. Para um toque de delicadeza, pendente levíssimo com peças douradas e tapete na cor uva.  (Salvador Cordaro)

marilia04

19/21 - CASACOR São Paulo. Marília Veiga - Estúdio do Curador de Arte. Tons de azul e cinza definem o living, onde o destaque fica por conta da estante modular com nichos em ângulos, desenhada por Marília. Móveis Vermeil complementam, como o sofá Replay em madeira maciça e frisos em aço inox envelhecido, junto às mesas laterais Matrix com tampo laqueado em azul-marinho. (Renato Navarro)

xd_160917_333_7504_lais

20/21 - CASACOR Bahia. Estar do Jardim - Laís Galvão. O ambiente agrega o design internacional com o brasileiro e valoriza a arte e a cultura local com muita elegância e conforto. Com iluminação natural da medida, o verde foi explorado através das plantas distribuídas nos nichos da estante que envolve a sala. (Xico Diniz)

37-estudio-de-design-3

21/21 - CASACOR Rio Grande do Sul. Studio de Design - Márcio Moreira, Magali Montani e Ana Paula Weber. O espírito é colaborativo, afirmado na grande mesa de trabalho e reuniões. O estilo mescla o escandinavo e o industrial em peças como a estante móvel, com estrutura de metal e caixas de madeira. A linguagem é replicada na iluminação. Ao fundo, o revestimento da Linha Cinética (Solarium) tem inspiração em brises, sugerindo movimento conforme a incidência de luz. (Divulgação)

As estantes são elementos essenciais em alguns cômodos: abrigam livros, obras de arte e memória afetiva dos moradores, além de enriquecer a decoração com sua suntuosidade. De desenho clássico ou moderno elas podem ser feitas de metal, madeira, concreto, vidro ou o material que a criatividade permitir. Com nichos ou vazadas, tradicionais ou modernas, as estantes e prateleiras acolhem uma diversidade de objetos, transformando os ambiente com inúmeras possibilidades. Confira os ambientes da CASACOR 2017 em que essas peças foram protagonistas.