Tijolos de movimento pró-democracia ganham prêmio de Design do Ano 2020

Em Hong Kong, os tijolos impediam a passagem de carros da polícia durante as manifestações pró-democracia

Por Yeska Coelho Atualizado em 10 mar 2021, 06h53 - Publicado em 10 mar 2021, 08h00

Imagine a cena: três tijolos, simples, empilhados de forma a criar um arco, que impedisse a passagem de carros da polícia durante uma manifestação. Essa foi a realidade que policiais de Hong Kong vivenciaram, e que levou o prêmio de Design do Ano 2020.

tijolo-em-hong-kong-ganha-premio-de-design
Divulgação/CASACOR

A simplicidade aliada a uma solução de design de produtos foi o que chamou a atenção. Os tijolos era dispostos em diversas vias de Hong Kong na posição de arco. Quando os carros da polícia passavam, derrubavam o tijolo superior, enquanto os outros dois interditavam os pneus do veículo.

Dessa forma, dificultando a chegada dos policiais nos locais de protestos.

tijolos-impediam-a-passagem-de-policiais-em-alta-velocidade

Eles foram muito populares a partir de novembro de 2019, quando os protestos a favor da democracia se tornaram mais presentes em Hong Kong. A vantagem dos tijolos em relação aos bloqueadores de estrada é a facilidade de montagem – ainda que a parte da limpeza seja um ponto de atenção.

Não se sabe exatamente de quem foi a ideia inicial de posicionar os tijolos dessa forma, mas o conceito se popularizou muito rápido por toda a cidade.

tijolo-utilizado-em-manifestacao-a-favor-da democracia_1
Divulgação/CASACOR

O “arco de tijolos” recebeu o prêmio de Design do Ano 2020 na categoria “Escolha do Público”, justamente por sua simplicidade e praticidade em resolver o que, para os manifestantes, era um problema.

Fonte: Global Voices

 

Continua após a publicidade
Publicidade