Porcelanato para Banheiro: dicas de como escolher o ideal

Você sabe quais são as vantagens em investir no porcelanato para banheiro? Criamos um guia completo para tirar todas as suas dúvidas. Confira!

Por Yeska Coelho Atualizado em 26 Maio 2021, 16h31 - Publicado em 27 Maio 2021, 15h00
lavabo tri suave porcelanato
Lavabo Tri Suave – Marília Zimmermann. CASACOR Rio Grande do Sul 2019. Divulgação/CASACOR

O porcelanato é um revestimento cerâmico que cada vez mais vem ganhando espaço em lindos projetos de interiores como forma de agregar elegância e praticidade. Por essa razão, o porcelanato no banheiro é uma excelente aposta para quem não quer que este cômodo, por vezes esquecido, caia no “mais do mesmo”.

lavabo funcional
CASACOR Rio Grande do Norte 2019. Leopoldo Rosado – Lavabos Funcionais. Alberto Medeiros/CASACOR

Com opções que variam entre pisos, bancadas, azulejos e fachadas internas e externas, o porcelanato no banheiro vai ajudar e muito a criar uma decoração personalizada e aconchegante.

Incorporar elementos de banheiros modernos à decoração é algo com que poucos se preocupam, mas na verdade trata-se de espaço da casa tão importante quanto os outros. O banheiro é sinônimo de limpeza, bem-estar e saúde, logo, decorar esse espaço é também conquistar tranquilidade.

Banheiros Públicos - Lavand´alma - A arquiteta Katia Véras se uniu aos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIVALI, Alexandra Risello, Ana Cristina Meirinho Neves, Gabriella Rebello, Josimar Tiepo e Tatie De Marchi neste projeto. Aqui, o fio condutor é a água e sua função ao longo do tempo. No piso, o porcelanato da linha Concretissyma, da Portobello, possui tom e textura de concreto. A parede também ganha um toque interessante, com revestimento cerâmico. As louças e metais são Deca, com destaque para a banheira Toulouse repleta de vegetação e instalada no lounge sobre o espelho d'água. Outro detalhe é a escultura do teto criada em parceria com o artista plástico moçambicano Emanuel Vasco Nunes: com tubos metálicos e tonalidade acobreada, a peça é uma releitura de um encanamento.
Banheiros Públicos – Lavand´alma – arquiteta Katia Véras Divulgação/CASACOR

O porcelanato é um material que conversa muito com isso, afinal, trata-se de um revestimento de fácil limpeza, super seguro – não é escorregadio, por exemplo – e bastante versátil. Isso porque não existe um único modelo de porcelanato, na verdade, existem cinco tipos de porcelanato que variam em função e efeito no espaço. A seguir você vai conferir cada um deles e quais os melhores porcelanatos para banheiro.

Tipos de porcelanato para banheiro

 

banheiro dos hóspedes bancada em porcelanato
CASACOR Ribeirão Preto. Banheiro dos Hóspedes – Érica Marina Felipe Araújo/CASACOR

Escolher o porcelanato para o seu banheiro é uma missão importante – afinal, não é só a aparência que deve ser levada em consideração, mas também a segurança, a textura e as melhores condições para incorporá-lo.

A seguir, conheça os principais tipos de porcelanato para banheiro:

Porcelanato polido

Elegante, o porcelanato polido é a aposta certa para banheiros que prezam por sofisticação. Ele costuma ser mais liso e escorregadio do que os outros modelos, e por isso, é algo a se repensar se existem pessoas idosas ou crianças residentes no local.

Ainda assim, se a ideia não for usá-lo como piso, mas como uma bancada ou na parede, é uma aposta certeira, pois o revestimento é super bonito e moderno.

Porcelanato de madeira

Uma excelente opção para quem quer trazer um clima mais intimista e com aspecto de spa, o porcelanato de madeira é escolha ideal para agregar charme à decoração do banheiro. Sua textura tem mais relevo, o que o torna também uma opção segura para pisos no banheiro, por exemplo.

Porcelanato de mármore

Uma das opções mais elegantes do porcelanato são aqueles com texturas que imitam pedras de mármore. Bastante modernos, eles caem super bem na decoração de banheiros, seja no piso, nas paredes ou criando uma bancada.

Porcelanato acetinado

O porcelanato acetinado para banheiro é uma opção interessante especialmente para quem tem crianças em casa. Trata-se de um revestimento mais fosco e resistente a manchas e arranhões.

Porcelanato antiderrapante

O porcelanato antiderrapante é uma das melhores e mais buscadas soluções para áreas externas, mas que pode ser utilizado em banheiros também. É uma opção bastante segura, pois suas textura é mais densa e evita escorregões na parte molhada.

Continua após a publicidade

Vantagens de utilizar porcelanato para banheiro

 

CASACOR Santa Catarina 2016. Toillet - Elaine Gerente e Luiza Porto. O desafio foi redesenhar o espaço sem interferir na história da edificação, para ser compatível com o uso de portadores de necessidades especiais. A dupla partiu do recorte de elementos pertencentes à construção original, harmonizados com referências geométricas Art Déco. O resultado surge, por exemplo, no desenho dos espelhos e na marchetaria reinventada no piso, paginado em três acabamentos de porcelanato.
CASACOR Santa Catarina 2016. Toillet – Elaine Gerente e Luiza Porto Divulgação/CASACOR

Investir em porcelanato para banheiro traz uma série de benefícios que vão muito além de simplesmente o teor estético. É claro que a aparência é muito levada em consideração para quem decide optar por esse revestimento, mas a verdade é que ele acaba sendo preferido por quem está decorando a casa por razões complementares. A seguir, confira cada uma delas:

Segurança

Não há como negar que pensar a segurança do banheiro é uma necessidade – especialmente em casas com crianças, idosos ou pessoas com deficiência. O ambiente escorregadio pode ser perigoso para os moradores, mas a boa notícia é que com o revestimento certo esse problema é facilmente evitado. O porcelanato é uma opção para isso.

Como você já viu nesse conteúdo, existem diferentes modelos e alguns deles com texturas mais ressaltadas do que outras para tornar a superfície do banheiro mais segura para os moradores. Basta escolher o nível de cuidado que o cômodo precisa ter e investir no revestimento para o piso ou paredes.

CASACOR Ribeirão Preto 2018. Banheiro do Adolescente - Valter Félix. A atmosfera relaxante, como em um SPA, é proporcionada pelo uso da madeira. A textura ripada do piso invade a parede e o efeito acentua a verticalidade.
CASACOR Ribeirão Preto 2018. Banheiro do Adolescente – Valter Félix Felipe Araújo/CASACOR

Versatilidade

Os diferentes tipos de porcelanato para banheiro também são uma característica atrativa, tanto para os moradores, como também para os profissionais de arquitetura que estão à frente do projeto.

A razão é simples: tem porcelanato para todos os gostos. Com diferentes modelos, cores, texturas e acabamentos, é possível identificar sem grandes dificuldades o melhor para um determinado projeto de banheiro.

Além disso, também é possível misturar diferentes porcelanatos no banheiro. Por exemplo: o acetinado para o piso e a bancada de porcelanato de mármore.

Fácil higienização

Contar com um revestimento de fácil limpeza e que também não acumule sujeiras ou microrganismos trazidos da rua é fundamental. Por essa razão, a superfície lisa do porcelanato o torna uma opção certeira para os banheiros.

Especialmente neste momento, fazer a higiene ao chegar da rua virou um hábito comum, e contar com o porcelanato para banheiro ajuda o morador a ficar tranquilo quanto a incidência do vírus nas paredes ou na bancada.

Alta durabilidade

O porcelanato para banheiros é uma boa pedida pois o revestimento é bastante durável e não se deteriora com facilidade. Alguns tipos, por exemplo, são mais resistentes a arranhões, e a boa maioria dos modelos não estraga na presença de água.

Porcelanato x Cerâmica: quais as diferenças?

 

casacor bolivia decor decoração arquitetura 2021 mostras baño banheiro relax yara muyuro
Baño Relax – Yara Muyuro. Projeto da CASACOR Bolívia 2021. Alvaro Mier/CASACOR

Especialmente falando sobre pisos para banheiros, uma dúvida muito comum é sobre qual o melhor modelo incorporar no décor: cerâmica ou porcelanato? Mais do que isso, poucas pessoas entendem de fato as diferenças entre esses dois revestimentos e, muitas vezes, cabe ao arquiteto responsável esclarecer exatamente qual são elas.

Apesar da aparência semelhante, existem mudanças sutis, que começam desde a sua fabricação: enquanto a cerâmica é composta por 30% de pedra e 70% de argila, o porcelanato é o oposto, e possui 30% de argila e 70% de pedra.

CASACOR Rio de Janeiro 2016. Espaço Deca - Márcia Muller e Manu Muller. O ambiente pode ser tanto corporativo, como um quarto de hotel, quanto residencial. A leveza e a integração prevalecem, com biombos que cumprem o papel de estantes e paredes que não são fixas. Para os revestimentos, foram escolhidos o porcelanato da Ekko e a massa tipo cimento da Diore.
CASACOR Rio de Janeiro 2016. Espaço Deca – Márcia Muller e Manu Muller Divulgação/CASACOR

Dessa forma, o porcelanato para banheiro acaba sendo uma opção mais resistente, já que a pedra se deteriora bem mais lentamente do que a argila. Mas ambos são opções indicadas. A cerâmica também possui um preço inferior, e por isso, pode ser utilizada em espaços com orçamento reduzido.

Continua após a publicidade
Publicidade