Em sua reta final, a mostra mineira apresentou um leque variado de interpretações de um ambiente tão essencial ao lar: o quarto
Atualizado em 19 set 2022, 18:05 - Publicado em 20 set 2022, 09:00
(Estúdio NY18/)
01/09 - Natan Gil Arquitetura - Oásis Urbano - Quarto de hotel. Pensado como um oásis na cidade, onde é possível se desconectar do caos urbano, o ambiente é de tranquilidade. Com fundo de bambu de ponta a ponta, obras de arte e design elaborado, ele integra a natureza, com espelho d’água voltado para a mata. Com teto limpo e simulação de uma claraboia, a luz é indireta e calma. Sobre o sofá, luminárias assinadas pelo arquiteto feitas de latão e aço lembram borboletas. (Estúdio NY18)
02/09 - Igor Zanon - Casa Nó. Com simplicidade mineira sem ser simplória e uma pegada rupestre e chique, o projeto traz paredes e forro de ecogranito em cor que remete ao minério. Destaque para a cobertura de metalon que passa a ideia de renda branca. Quarto e sala têm divisão com biombo vazado e a cozinha, aberta e desconstruída, tem peças de artesãos mineiros. Lareira autoral que parece fogãozinho à lenha e obras de arte alinhavam a cena com maestria. (Estúdio NY18)
03/09 - Janaina Araújo - Estúdio na Mata. Com pouco mais de 50 m², este projeto oferece muito além do básico, em ambiente tranquilo, ideal para um fim de semana do casal. Uma casa para ser inserida em qualquer paisagem, traz o charme das fachadas em brises em aço cortem, a transparência do vidro, o aconchego do cimento queimado e uma grande claraboia. Um quarto com banheiro em conceito aberto, cozinha, estar, muito charme e soluções inteligentes. (Henrique Queiroga)
04/09 - BCMF Arquitetos - Motorhome. Assinado por Silvio Todeschi e Marcos Guimaraes, o projeto mostra que o motorhome é literalmente uma viagem, mesmo antes de sair para a estrada. E, quando sai, pode levar a casa com muito conforto e charme. Aqui, ela tem deck que vira espreguiçadeira no teto e, encaixada embaixo do sofá/ cama, até uma banheira. No revestimento, além da madeira ripada do teto e paredes, a fórmica está no piso, bancada, banheiro e armário e confere leveza e charme. (Jomar Bragança)
05/09 - Betânia Nascimento - Suíte Master Voktum. A suíte foi pensada para um casal que gosta de curtir a vida no seu canto preferido no mundo: a própria casa. O ambiente é leve e elegante na medida, um convite ao descanso. Em tons claros e apostando em materiais naturais, o espaço tem tacão de tauari no piso, quartzito na parede da TV e spa esculpido em travertino bege bahia escovado, presente também na bancada. Um jardim vertical e outro de bromélias aproximam a natureza. (Jomar Bragança)
06/09 - Ana Paula Paolinelli - Refúgio do Casal. O conceito principal propõe um refúgio que oferece diversas possibilidades de interação com a natureza. A teka náutica, madeira utilizada, reveste a fachada, está na passarela de entrada e internamente veste todo o ambiente piso-teto, usada em ripados e painéis lisos. Esquadrias de vidro com persianas de madeira e também pivotantes aproximam interno e externo. Destaque para as peças de design assinado e inúmeras obras de arte. (Jomar Bragança)
07/09 - Aberta arquitetura - Pavilhão Praia. Nada convencional, a proposta de Ramon Duplá, Caio Faria e Vinicius Fonseca é um eficiente ponto de apoio. Em três módulos, estar, banho/copa e quarto, a casa tem apenas o núcleo central rígido, liberdade de ocupação aos. Elevada do solo, tem estrutura em estacas de madeira que se repetem ritmadas e somente duas vedações são utilizadas: a telha metálica vermelha na cobertura e envoltórios de panos fluidos e leves. Uma escolha ética e estética que prioriza matérias em estado mais bruto. (Jomar Bragança)
08/09 - Studio 126 Arquitetura - Palafita do Curral. Erguido em estacas metálicas e envolta por um jardim, a construção é um convite à dimensão subjetiva de tempo, espaço e memória. Um ambiente que reforça a relação entre o humano, a arquitetura, contextos e paisagem. O deck de madeira recepciona e contorna a suíte máster. Proteção e acolhimento estão simbolizados nas peças de arte que acrescentam uma atmosfera mística ao espaço, aliadas ao bom design. (Estúdio NY 18)
09/09 - Laura Santos - Living Infinito LS. Com muito conforto, o projeto acolhe a natureza e é voltado para as configurações familiares da vida atual. A parte interna integra quarto do casal, home office e cantinho para brincadeiras com as crianças, vivências aprendidas na pandemia. Na área externa, ambiente para um café da manhã, com mesa de madeira de demolição e mesa de centro orgânica, design autoral da arquiteta. No living, o charme de peças de artistas brasileiros. (Henrique Queiroga)