5 ideias de varandas do CASACOR para um espaço aconchegante e bonito

A natureza aliada a uma decoração que priorize o conforto são os principais pilares nos projetos de varanda

Por Yeska Coelho Atualizado em 3 mar 2021, 12h27 - Publicado em 1 mar 2021, 13h00

As varandas se tornaram tendência especialmente em 2020. Com o isolamento social e sem a chance de sair de casa, muitos brasileiros optaram por decorar esse cantinho da melhor maneira possível para conseguir um maior contato com a natureza e ar fresco.

Para decorar esse espaço, é importante considerar a atmosfera de calmaria e interação entre as pessoas. Pensando nesses objetivos, selecionamos 5 varandas que acertaram em cheio em edições passadas do CASACOR.

varanda estar la fora casacor brasilia
Edgar César/CASACOR

Uma varanda elegante com tons terrosos e plantas na decoração foi a proposta do projeto da arquiteta Flávia Araújo com paisagismo idealizado pela Encanto Verde. Batizado como Estar de Lá, a ideia foi criar um projeto que mostrasse a dualidade da natureza em contato com as cidades.

Demonstrando o poder de um verdadeiro oásis verde em meio a um visual urbano, a inspiração veio do inverno do cerrado propondo em seus 179 m² despertar todos sentidos da melhor maneira possível. O projeto foi exibido no CASACOR Brasília 2019.

varanda gourmet carioca
Divulgação/CASACOR

As varandas gourmet são tendências na decoração dos lares. Seja em ambientes internos ou externos, a proposta é criar uma atmosfera intimista para os moradores e seus convidados.

A Varanda Gourmet Carioca foi assinada por Silvana Albuquerque. A proposta foi criar um espaço acolhedor e elegante, e com pequenos toque de natureza para “quebrar” a sobriedade do espaço.

Continua após a publicidade

Fazendo uma combinação certeira entre o rústico e itens modernos, a varanda gourmet inovou no CASACOR Brasília 2016.

varanda-esquerda-alex-bonilha_b
Ronaldo Rizzutti/CASACOR

Nada como apreciar uma vista privilegiada da sua própria varanda. Aqui, elementos aconchegantes foram incorporados para conseguir máximo conforto e marcar presença no CASACOR São Paulo 2019.

Chamada de Varanda Esquerda, o arquiteto Alex Bonilha deu vida à varanda localizada em Jacareí, interior de São Paulo. Ele optou por móveis minimalistas que chamassem pouca atenção para que o foco se voltasse para a natureza.

varanda conexão dentro de uma edícula de vidro
Felipe Araujo/CASACOR

Inspirada na obra Jazz do artista Henri Matisse, a varanda colorida foi feita dentro de uma pequena edícula de vidro. Com vista para o lado de fora, os visitantes podem aproveitar de toda calmaria e boas energias que o ambiente passa.

Assinado por Adriana Fontana para o Janelas CASACOR Ribeirão Preto, o local conta com cores alegres para dar vida ao espaço.

varanda com vista para paisagem com uma parede coberta de plantas na parte de trás
André Nazareth/CASACOR

Com vista para a Baía de Guanabara, não se pode imaginar um cenário melhor do que uma varanda aconchegante com deck de madeira natural, decoração sóbria e com uma parede toda em plantas para agregar a natureza em meio a uma paisagem estonteante.

O projeto marcou presença no CASACOR Rio de Janeiro 2019 e foi assinado pela arquiteta e paisagista Carmen Mouro.

Continua após a publicidade
Publicidade