Boiserie na decoração: 17 ideias diferentes para se inspirar!

Elemento clássico da decoração, o boiserie é muito mais versátil do que parece. Aprenda a usá-lo com estas ideias!

Por Giovanna Jarandilha Atualizado em 19 Maio 2021, 14h52 - Publicado em 19 Maio 2021, 13h00
paisagismo; casacor;
Gabriela Daltro/CASACOR

Parte da decoração clássica, o boiserie é um tipo de aplicação feito em paredes que pretende torná-las mais elaboradas e bonitas. Ele consiste em nada mais do que uma espécie de moldura retangular ou quadrada, feita por vezes de madeira, outras de gesso e até mesmo de isopor; que além de ornamentação fornece conforto térmico para o cômodo.

Os boiseries podem ativar no seu imaginário a memória dos majestosos palácios europeus que estampam os livros de história, e isso não se dá à toa: a história do boiserie remonta à França do século XVIII, quando era possível vê-los nas residências de nobres, diretamente influenciados pelo rococó.

Até hoje visto como símbolo de elegância e sofisticação, o boiserie chegou a ser restringido a locais ilustres, como sedes de governo e construções históricas, mas com o tempo ele foi ganhando também o interior de projetos residenciais contemporâneos.

Na galeria acima, separamos 17 ideias te inspirar a usar o boiserie na decoração. Acredite: ele é um elemento muito mais versátil do que parece. Confira!

Continua após a publicidade
Publicidade