Semana da Arte Moderna: exposições ao longo do ano resgatam o evento

Museu da Arte Moderna confirma duas mostras em homenagem ao centenário do marco modernista que ocorreu no Theatro Municipal

Por Yeska Coelho Atualizado em 4 fev 2021, 13h15 - Publicado em 3 fev 2021, 08h25

Um dos eventos artísticos mais influentes da nossa história e considerado marco do Modernismo no Brasil, a Semana da Arte Moderna, está próximo de completar cem anos. O evento que reuniu diferentes artistas no Theatro Municipal em 1922 será homenageado ainda em 2021.

Tarsila do Amaral - Série Pau Brasil Divulgação/ CASACOR
Tarsila do Amaral - Série Pau Brasil Divulgação/CASACOR

Para celebrar o centenário, o Museu da Arte Moderna (MAM) já anunciou duas importantes exposições para homenagear e resgatar o evento de 1922:

obra retrato de vera azevedo por Antonio Gomide. Na imagem, uma pintura de uma mulher vestida com blusa azul lendo um livro.
Retrato de Vera Azevedo por Antonio Gomide/ Foto: Rubens Chiri / Enciclopédia Itaú/CASACOR

Em abril, obras de pioneiros modernistas, como Antonio Gomide, John Graz e Regina Gomide Graz, irão marcar presença tendo a curadoria de Maria Alice Milliet.

Obra A Estudante de Anita Malfatti. No quadro uma jovem sentada em uma cadeira e o ambiente com cores de verde, roxo e azul
Obra A Estudante por Anita Malfatti/ Foto: Rômulo Fialdini / Enciclopédia Itaú/CASACOR

Já para o segundo semestre do ano, em agosto, o MAM prevê uma grande mostra trazendo uma visão da Semana da Arte Moderna para além de São Paulo. Nomes como Di Cavalcanti (1897 – 1976), Anita Malfatti (1889-1964) e Eliseu Visconti (1866-1944) e tantos outros podem ser esperados. A responsável pela curadoria é a crítica de arte e professora Aracy Amaral.

Obra Samba de Di Cavalcanti apresenta pessoas reunidas com roupas coloridas.
Obra Samba por Di Cavalcanti/ Foto: Vera Albuquerque / Enciclopédia Itaú/CASACOR

Saindo do MAM, o ITO também fará sua própria homenagem à Semana da Arte Moderna abrigando uma exposição que traz o nome de um dos artistas mais conceituados e famosos do centenário. A mostra Di Cavalcanti: Muralista será aberta à público em março contando com a curadoria de Ivo Mesquita.

 

Continua após a publicidade
Publicidade