Pinacoteca de São Paulo divulga programação para 2022

A programação de 2022 da Pinacoteca de São Paulo já está pronta. Confira quais são os artistas que irão exibir e as temáticas abordadas

Por Yeska Coelho Atualizado em 16 set 2021, 10h51 - Publicado em 19 set 2021, 10h00
arquitetura prédio icônico são paulo pinacoteca centro
Nelson Kon/CASACOR

Um novo ano está cada vez mais próximo de chegar, e com ele, novos eventos para divertir e inspirar públicos de todas as idades. A Pinacoteca de São Paulo divulgou essa semana a programação de novas mostras que serão exibidas em 2022.

Entre os nomes confirmados para divulgarem o trabalho no próximo ano estão Adriana Varejão, Jonathas de Andrade, Dalton Paula e Lenora de Barros, além da exposição “Pelas ruas: vida moderna e diversidade na arte dos Estados Unidos” com cerca de 100 obras, dentre elas trabalhos de Edward Hopper.

noite longa andré komatsu pinacoteca de são paulo

As questões principais que serão debatidas pela programação 2022 da Pinacoteca estão relacionadas a uma questão de “identidade brasileira” e se esse é ou não um conceito que ainda cabe no atual cenário do país. Os eventos serão motivados pelo bicentenário da Independência.

“O ano de 2022 marca o centenário da Semana de Arte Moderna, bem como o bicentenário da independência brasileira. A Pinacoteca se propõe a abordar ambas as efemérides a partir de uma perspectiva crítica, organizando uma série de exposições que olham para esses eventos como partes de processos mais alargados e continentais”, conclui Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo.

A partir de março de 2022 essa nova programação já estará em vigor. Dentre as mostras que estarão em cartaz, vale destacar:

Continua após a publicidade

26 de março: a grande mostra panorâmica de Adriana Varejão

02 de abril: os trabalhos decoloniais de Jonathas de Andrade

27 de agosto: obra inédita site-specific de Dalton Paula

01 de outubro: performances, vídeos, fotografias e instalações que representarão a vida, arte e a religião de Ayrson Heráclito

08 de outubro: primeira panorâmica na Pina da artista visual e poeta Lenora de Barros

Para o segundo semestre, os visitantes da Pinacoteca poderão contar também com a apresentação da mostra “Pelas ruas: vida moderna e diversidade na arte dos Estados Unidos” no dia 27 de agosto.

Continua após a publicidade
Publicidade