Objetos de arte e design lúdicos roubaram a cena na CASACOR SP 2021

Essas esculturas, peças de design e – acredite! – até ursinho de pelúcia contribuíram para criar a ilusão de se estar em uma casa de verdade

Por Giovanna Jarandilha Atualizado em 24 fev 2022, 19h04 - Publicado em 26 fev 2022, 10h00
objetos lúdicos CASACOR São Paulo 2021
Reprodução/CASACOR

Onde quer que se olhe, um item lúdico para se surpreender e querer levar para casa: assim foi a CASACOR São Paulo em 2021, que espalhou pelos seus ambientes objetos de decoração não usuais e totalmente fora da caixinha que brincaram com a percepção do público sobre o que é “arquitetura de verdade”. Afinal, o que seria de um lar realístico sem uma peça de décor com uma história engraçada por trás que vira xodó dos seus convidados?

Seja pela surpresa que geram, ou o ar de leveza que trouxeram aos ambientes, é inegável que a arte lúdica foi hit na mostra. Muito mais explorado do que nos outros anos, em 2021, as peças lúdicas trouxeram de volta a graça e o alívio de uma vida pré-pandemia – e que bom!

Abaixo, listamos algumas ideias que conquistaram o público – e a nós, da redação – que estiveram na mostra paulistana. Confira!

1. O urso gigante do Quarto Noah

 

Continua após a publicidade

Gregory Copello - Quarto Noah, projeto da CASACOR São Paulo 2021.

É preciso começar do começo. Como não lembrar do gigante urso que fazia as vezes de anfitrião no Quarto Noah? O projeto de Gregory Coppello, estreante na mostra paulistana, conseguiu encaixar em suas pequenas dimensões um grandioso urso de madeira sem pesar no visual do ambiente – que, com vocação minimalista, foi planejado como um templo do relaxamento e da meditação.

2. Todo o ambiente Galeria Perspectiva

 

Continua após a publicidade

Ana Weege - Living Galeria Perspectiva, projeto da CASACOR São Paulo.

Ana Weege elevou o conceito de design lúdico a outra potência e criou um ambiente onde, verdadeiramente, tudo onde os olhos pousam tem caráter lúdico. Mas alguns itens valem uma menção especial, como é o caso da mesinha em formato de milho que atrai toda a atenção para si assim que se adentra o ambiente. Vale destacar também a obra de arte em forma de lata de sardinha aplicada na parede sobre o sofá e o espelho com uma pegada psicodélica ao fundo da composição.

3. A menina no balanço

 

Continua após a publicidade

Brunete Fraccaroli - Simplesmente Dourado, projeto da CASACOR São Paulo 2021.

Esse é difícil de ter passado despercebido: em frente à grande parede dourado do ambiente de Brunete Fraccaroli, um item inusitado: uma menina brincando em um balanço. A obra, além de casar perfeitamente com a estética branco e dourado do ambiente, traz um ar lúdico com uma porção ideal de surpresa.

4. As mãos no ambiente de Pedro Luiz de Marqui

 

Continua após a publicidade

Pedro Luiz de Marqui - Estúdio Liberdade, projeto da CASACOR São Paulo 2021.

Há muito sobre o que elucidar no ambiente de Pedro Luiz de Marqui. Seja o provocativo quadro sobre a cama ou as obras coloridas na sala de estar, há dois itens que podem ter passado batido pelos olhos menos treinados: as duas mãos penduradas de formas diferentes no ambiente. Uma delas, em forma de luminária, é como uma luva de borracha que aponta, com seu “dedo” indicador, a lâmpada que cumpre a função de abajur ao lado da cama.

A outra, ainda mais escondida, está sobre a divisória de espelho fosco que separa o quarto do banheiro da suíte. A sutil peça segura entre as pontas dos dedos um lenço de pano. Genial, não é?

5. As frases espalhadas pela mostra

 

Continua após a publicidade

Studio Roca. Casa Égide - CASACOR São Paulo 2021
MCA Estúdio/CASACOR

Na mostra como um todo foi possível encontrar instalações pelas paredes com frases das mais diversas temáticas: desde para fazer rir, para causar espanto e até para provocar uma reflexão, como é o caso desta da Casa Égide. Posicionada sobre a cabeceira da cama, a frase “é tudo fantasia” foi emoldurada por um papel dourado com um leve reflexo e uma moldura de madeira clara.

6. O balde de tinta do Sans Tache

 

Continua após a publicidade

Matheus Lima - Sans Tache, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Renato Navarro/CASACOR

Já o Sans Tache trouxe um objeto lúdico que vale muito a pena destacar: um balde de tinta sendo derramado sobre uma pilha de livros, uma instalação artística que se equilibra sobre sua própria “poça” de tinta. Repare que os livros são de verdade, enquanto o balde cria um momento de ação congelada sobre eles.

7. O nadador da Casa Tempo

 

Continua após a publicidade

Ticiane Lima - Casa Tempo, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
MCA Estudio/CASACOR

Do lado de fora da Casa Tempo, uma tiny house equipada com tudo necessário para o viver, havia um espelho d’água que circundava todo o perímetro da residência. Para brincar com a água que ali estava, Ticiane Lima decidiu incluir, nos painéis de madeira que revestem o ambiente, um pequeno mergulhador – com bóia, touca e tudo mais.  Sob um trampolim dourado, o pequeno nadador tem grandes chances de ter passado despercebido pelos visitantes menos atentos.

8. Esta cabeça meio humana meio baleia

 

Continua após a publicidade

Luciana Paraiso Arquitetura - Livraria, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Renato Navarro/CASACOR

Essa é para brincar com a percepção, bem ao estilo ilusão de ótica. Sobre a mesa de centro da Livraria, um projeto de Luciana Paraiso que resgatar o prazer de hábitos de leitura, está uma peça, no mínimo, inusitada: uma cabeça que, de frente, parece humana, mas olhada de lado, revela uma cauda como a de uma baleia. Como você interpretaria a peça?

9. O ursinho fofo do Living do Apartamento

 

Continua após a publicidade

Paulo Azevedo - Living do Apartamento, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Salvador Cordaro/CASACOR

Para terminar nossa lista, uma dose de fofura. No Living do Apartamento, um projeto com pegada art déco – a marca registrada de Paulo Azevedo –, está um item que ninguém esperava encontrar: um urso de pelúcia sentado sobre o sofá para receber os visitantes. Além da fofura, o bichinho ainda contribuiu para atribuir ao espaço uma aura de casa de verdade. Não tem dúvidas de que foi um sucesso, não é?

Compartilhe essa matéria via:

 

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade