James Turrell: conheça 5 instalações famosas do artista

Com uma combinação de cores e arquitetura, o artista cria experiências imersivas que despertam sensações únicas

Por Yeska Coelho Atualizado em 12 ago 2021, 16h15 - Publicado em 31 mar 2021, 16h00

O artista americano James Turrell vem se destacando e ganhando seguidores nas redes sociais por seu trabalho que celebra a combinação da luz e do espaço de maneira inovadora.

Suas obras inspiram sentimentos diversos em quem as vê, e esse é justamente o objetivo do artista: despertar emoções a partir da presença no espaço.

O trabalho de Turrell vai muito além de uma simples combinação harmoniosa de cores. O artista é também amante da psicologia e começou as obras com luz em 1960 como médium.

A seguir, confira 5 instalações criadas por James Turrell:

Raemar Pink White

Raemar-Pink-White-1969-james-turrel
Florian Holzherr/CASACOR

Criada em 1969, a iluminação pode ser vista a partir de uma grande sala. Ali, os visitantes eram capazes de adentrar com profundidade na obra de James Turrell, ao ponto de abrir mão da percepção de perto e longe.

The Inner Way

túnel colorido infinito por James Turrel
Florian Holzherr/CASACOR

Uma câmara obscura sem dimensão de início, meio e fim foi uma das memoráveis obras de Turrell. Criada em 1999, o artista utiliza das cores para também trazer a noção de profundidade do ambiente.

Bullwinkle

Arte James Turrel
Florian Holzherr/CASACOR

A obra faz parte da série de James Turrell “Magnatron“. Ela consiste em uma pequena abertura no formato de uma televisão antiga que, ao ser observada por longo período, tem seu tamanho dimensionado na mente do espectador.

Dividing the light

James Turrel divide o ambiente em cores
Florian Holzherr/CASACOR

O espaço possui uma iluminação abrangente, com uma abertura no teto para vislumbrar o céu. Como resultado, a cada hora do dia, os visitantes podem imergir em uma peça artística diferente.

Blue Burn

luz arquitetonica james turrel
Florian Holzherr/CASACOR

Parte do trabalho de Luz Arquitetônica, o Blue Burn foi criado em 2012. A mistura de cores contrastante aliada a uma geometria inovadora do projeto é o que destaca a arte de James Turrell.

Continua após a publicidade
Publicidade