Os livros ganharam vários espaços exclusivos nas mostras pelo país, de bibliotecas a salas, os ambientes de leitura foram um destaque!
Atualizado em 01 fev 2019, 18:56 - Publicado em 29 dez 2017, 20:00
Assinado por René Fernandes, o Estúdio de Leitura e Degustação, apresenta a mesa-escrivaninha Cavour. Criada pelo italiano Carlo Mollino, a peça traz um misto de vidro e madeira e confere um contraste criativo ao ambiente.(Divulgação/)
01/08 - CASACOR São Paulo. René Fernandes - Estúdio de Leitura e Degustação. O pé-direito baixo favoreceu a criação de uma caverna em tons de azul, perfeita para ler ou degustar um vinho sem pressa. A mesa-escrivaninha Cavour tem assinatura do italiano Carlo Mollino, inserida no cenário formado pelas estantes preenchidas com livros e objetos. (Divulgação)
02/08 - CASACOR São Paulo. Patrícia Hagobian - Lounge dos Amigos. Sala de estar, bar e sala de leitura valorizam a convivência e se interligam. Não há barreiras visuais, além de sutis biombos translúcidos. A parede principal, com 20 metros de extensão, recebe o painel ripado em madeira, acentuado pela iluminação. (Divulgação)
03/08 - CASACOR Ceará. Sala de Leitura Patativa, Alencar, Queiroz e Amigos - Luciana Brasileiro e Marcílio Sousa. A estante em ferro é o ponto de destaque no projeto, que tem como base o cimento queimado no piso e o teto em madeira natural, com ares minimalistas. A iluminação foi trabalhada na tonalidade amarela, tornando o resultado ainda mais caloroso. (Esdras Guimarães)
04/08 - CASACOR Paraguay Biblioteca - Maria del Rosario Acosta e Isabela Acosta Bartels. O peso e a sobriedade dos tecidos, da tapeçaria e da madeira são suavizados pelas prateleiras em vidro, com fundo em espelho e iluminação. O vidro também confere leveza à mesa de centro, trabalhada em linhas retas. (Divulgação)
05/08 - CASACOR Pernambuco Biblioteca Coleções - Igor Borba. Um mix de obras de arte pernambucanas e iluminação cuidadosa conferem ao espaço um ar inovador. Esse ambiente ocupa o centro do casarão e propõe aos visitantes um percurso dinâmico permeado com a cultura nordestina popular e contemporânea. (Rogério Maranhão)
06/08 - CASACOR Paraná Biblioteca - Carla Grüdtner. A poltrona em veludo verde e o sofá em couro natural garantem a tranquilidade da leitura no ambiente de 22m². Na parede, a textura à base de água vem no mesmo tom da estante, que traz detalhes em aço dourado. O aparador em lâminas de Nogueira abraça o espaço. (Daniel Sorrentino)
07/08 - CASACOR Balneário Camboriú. Sala de Leitura - Laura Giassi Morastoni e Homero Marques. O verde deu o tom das bibliotecas de estilo inglês, que guardam referências trazidas das viagens dos profissionais. A mescla é interessante, entre o desenho neoclássico junto ao étnico e o contemporâneo. (Lio Simas)
08/08 - CASACOR Pernambuco. Living e Sala de Leitura - Luiz Dubeux e João Vasconcelos. O espaço mantém características originais do casarão como forro, adornos e esquadrias e os incorporam à iluminação de led de última geração, automação e estruturas metálicas para criar um novo espaço, com ar de modernidade. (Rogério Maranhão)
A leitura transporta o leitor e transcende as páginas de livro. Por isso, é tão fundamental que o espaço de leitura seja aconchegante e tranquilo para que o ocupante possa desfrutar de suas obras favoritas.
Os profissionais da CASACOR 2017 criaram ambientes para leitura e relaxamento que unem a experiência literária com a estética de obras de arte, peças de design e mobiliário consagrado. De locais ricos em acervo, como a Biblioteca Coleções assinadas por Igor Borba, a salas de leitura inovadoras, como o Estúdio de Leitura e Degustação de René Fernandes, que acrescenta mais uma atividade ao espaço, os ambientes dedicados aos leitores deixaram sua marca. Confira-os na galeria acima!