Selecionamos 42 salas de jantar, expostas durante a CASA COR 2014
Atualizado em 19 dez 2017, 16:53 - Publicado em 14 mai 2015, 18:13
(Divulgação/)
01/42 - CASACOR Pernambuco - Lounge Gourmet - O objetivo de Elza Mendonça, Giuliana Zirpoli e Lorena Pontual era favorecer a convivência, neste espaço que recebe até 20 pessoas. O design das cadeiras e da mesa tem ares futuristas, mas o projeto também encontra um aliado na natureza, representada nas samambaias. (Divulgação)
02/42 - CASACOR Alagoas - Varanda Gourmet e Cozinha do Jovem Casal - Sob medida para as necessidades de um jovem casal, o espaço é otimizado graças aos modulados sem puxadores, eletrodomésticos embutidos e mesa de refeições junto à ilha. Priscilla Rocha e Cléo Farias também apostaram no revestimento 3D para destacar alguns pontos e em complementos descolados, como o tapete preto e branco. (Divulgação)
03/42 - CASACOR Goiás - Espaço Gourmet - Regina Amaral é a responsável pelo ambiente de 44m², que tem como peça central o fogão à lenha. Ele vem lado a lado dos mais modernos equipamentos domésticos. A ilha gourmet é cercada pelas cadeiras em madeira, cuja tonalidade prossegue no restante do mobiliário. As paredes de pedra também evocam os ares de fazenda, gerando continuidade até o estar, onde a mesa em madeira bruta contrasta com as luminárias metalizadas. (Divulgação)
04/42 - CASACOR Ceará - Sala de Jantar. Camila Vale e Marcelo Dallago buscam em referências regionais a inspiração para o projeto, que tem como eixo central a mesa Bank com tampo de pedra polida, acompanhada das cadeiras Bossa com encosto em palha (móveis de Jader Almeida para Le Spec). Do acervo dos profissionais veio o aparador Ayty, em eucalipto de reflorestamento, do designer Roque Fizzo. Ripas de madeira cruzadas criam um espaço para as garrafas de vinho. O piso leva dois tons de madeira (Casa 7), em um padrão que lembra as cestarias dos índios. O conjunto é regido pelas luminárias Etch Shade, do inglês Tom Dixon (Candela). Outro destaque é o acabamento das paredes com papel de fibra natural de cortiça (Loja Da Vinci), folhas de prata e painéis de madeira. (Divulgação)
05/42 - CASACOR Rio Grande do Sul - Sala de Jantar - Paula Araujo Ribeiro Lino aciona algumas memórias clássicas no ambiente de 20m², que parece mais amplo graças aos espelhos com iluminação na base. Os recursos visuais são enxutos, priorizando a convivência. No piso foi aplicado um porcelanato importado que imita mármore italiano. A automação de luzes e som é controlada através do próprio celular. (Divulgação)
06/42 - CASACOR Pará - Salas de estar e jantar da Casa de Praia. Com 50m², o espaço das arquitetas Láyza Meireles, Luciane Lucena e Patrícia Póvoa integra dois ambientes que trazem um clima praiano graças aos tons de azul, cobre e laranja, inspirados no mar. O uso da madeira e dos móveis de corda deixa tudo mais aconchegante. (Divulgação)
07/42 - CASACOR Alagoas - Cozinha com Terraço - A cozinha do antigo casarão foi repaginada por Amanda Vilela e Mariana Abdala, sem perder a essência acolhedora. Os convidados podem se reunir em torno da ilha gourmet, que é multifuncional. A cartela de cores é simples, passeando pelos tons de azul que vão do marinho ao turquesa. Até a geladeira ganhou um revestimento especial, que lembra o padrão de tradicionais azulejos. (Divulgação)
08/42 - CASACOR Rio Grande do Sul - Jantar da Família Contemporânea - Andréa Magalhães pensou na convivência entre amigos e familiares na sala e até mesmo com quem está fora dela - o telão de LED pode servir para conversar com os filhos que estudam ou trabalham no exterior. O ambiente de 35m² reserva outros destaques, como a mesa de 14 lugares com tampo em vidro e base em laca alto brilho, complementada pelas cadeiras clássicas em veludo molhado. O aparador com laterais em 45 graus parece flutuar, trazendo leveza. E as paredes variam nos revestimentos, seja placas de cimento branco moldadas ou papel de parede em seda. (Divulgação)
09/42 - CASACOR Goiás - Studio do Aviador - Natália Veloso desenhou uma marcenaria enxuta e multiuso para otimizar o espaço de 45m², ao estilo dos lofts de Nova York. As paredes de tijolinhos aparentes e o piso de madeira são suas principais características. Na entrada, uma galeria expõe quadros e objetos relacionados à aviação, como miniaturas e a hélice de um antigo avião. Sala de estar e jantar, copa, quarto e banho compõem o restante do espaço. Para que a mesa de jantar acomode mais convidados, foi utilizado um banco com ripas de madeira e ferro, assinado por Jader Almeida. As cadeiras são da marca suíça Vitra. (Divulgação)
10/42 - CASACOR Alagoas - Sala de Almoço com Terraço - O ambiente assinado por Cris Nunes é marcado pela iluminação delicada, que vem de trás do espelho, do generoso pendente e também da estante. A mesa acomoda seis convidados - e um sétimo em lugar de honra, na poltrona Egg. O uso de materiais nobres, como a laca e o porcelanato de alto brilho, confirma a elegância. (Divulgação)
11/42 - CASACOR Rio Grande do Sul - Home Chef - Hellen Zanoletti Firmino e Renato Cesar Ferrari apostam na marcenaria geométrica e no uso da madeira em sua forma mais natural, com acabamento acetinado. Um dos armários foi executado em formato côncavo, com superfície resinada. A pintura em microtextura dá resistência às superfícies. No teto, a madeira aparece para demarcar as áreas de forma criativa. (Divulgação)
12/42 - CASACOR Goiás - Jantar - Pedra, madeira, metal e tecido. Com estes quatro elementos, o arquiteto Fred Adejar elaborou um espaço naturalmente harmônico. A mesa de jantar Titâneo, do designer Sílvio Romero, é executada em madeira pinus lavado e foi complementada pelas cadeiras Vira Vira e poltrona Tepui, do designer Pedro Useche. Os dois pendentes centrais são Le Soleil, da Foscarini. Uma das paredes foi coberta pela cortina de tecido artesanal tipo tear, enquanto as outras foram revestidas com pedra madeira. Repare ainda na janela, original da casa, que foi repaginada. Um tapete recobre todo o espaço como um carpete. (Divulgação)
13/42 - CASACOR Paraná - Loft de Recém Casados. As arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske exploraram linhas retas, misturas de tons neutros com a madeira e diferentes texturas no ambiente de 62m². As formas geométricas usadas pelo pintor Piet Mondrian foram a inspiração, mas com uma paleta de cores discreta. O ambiente mescla laca fosca, mármore polido e natural, textura de cristais de quartzo, papel de parede, MDF madeirado e metalizado, painéis recortados a laser e tecido aplicado na parede. (Divulgação)
14/42 - CASACOR Rio - Cozinha Gourmet - Alexandre Lobo e Fábio Cardoso abriram sete vãos de janelas, trabalharam com duas espessuras de piso e dois níveis de teto, aproveitando o pé direito altíssimo - que foi capaz de comportar uma árvore de verdade e a parede verde. Os armários da Roma Mobili trazem portas almofadadas, acompanhados pela sequência de quatro estantes metálicas também em preto. A ilha em silestone com rangetop e bancada de apoio é complementada pela mesa para seis pessoas em madeira maciça, da Velha Bahia. O piso vinílico imitando madeira é rodeado pela faixa central em porcelanato da Santa Sofia, formando um grande patchwork em preto, branco e cinza. As paredes revestidas com imitação de tijolos de demolição reforçam o clima rústico. (Divulgação)
15/42 - CASACOR Brasília - Loft do Chef. Um loft nova-iorquino, com pé direito duplo e instalações aparentes. Foi com essa ideia que a arquiteta May Moura transformou um galpão em loft, com 95m². O mobiliário de design italiano contemporâneo faz um diálogo inusitado com a arquitetura inspirada no período medieval, representada nas paredes desgastadas. May tornou o espaço ágil com ambientes variados de degustação, e focos de iluminação coloridos dão um toque moderno. Destaque também para o detalhe na parede, um mosaico com vários tipos de ladrilhos hidráulicos. (Divulgação)
16/42 - CASACOR Brasília - Espaço do Chef. Os 190 m² do ambiente assinado pela arquiteta Walléria Teixeira se converteram em puro conforto, em tons terrosos com uma proposta intimista. O espaço recebeu porcelanato no piso e em algumas paredes, enquanto outra parede traz revestimento em patchwork nas tonalidades bronze e branca. Painéis de madeira também marcam presença. O layout foi centralizado para que as pessoas possam circular por toda parte, tendo como peça principal a bancada funcional que conecta a mesa de refeições e a ilha de preparo de alimentos. Todo o mobiliário é de autoria de Sergio Rodrigues, Aristeu Pires e Carlos Motta. Outro detalhe interessante são as taças expostas como objetos decorativos em um display iluminado. (Divulgação)
17/42 - CASACOR Rio Grande do Sul - Espaço Gourmet Glamour - Juliana Zanchi de Moura dividiu os 32m² em hall, onde se encontram temperos e livros, estar e a cozinha com mesa de jantar. Tendo como referência os pubs e reataurantes europeus, a arquiteta criou um ambiente intimista com Dekton no piso e nos tampos, papel de parede dourado no forro e uma das paredes em espelho. A marcenaria foi toda laqueada e vem acompanhada de móveis assinados, como o sofá de Jader Almeida, poltrona de Maurício Lamosa e Flávio Borsato, Cadeiras Tatu Stefano Sandona. (Divulgação)
18/42 - CASACOR Espírito Santo - Varanda Gourmet. A arquiteta Alessandra Guidoni incorporou pequenas áreas de descanso para contemplação de uma bela vista. A convivência é estimulada em torno da churrasqueira e dos outros espaços de preparo de alimentos. O home theater é uma opção a mais de entretenimento, no ambiente que traz o aconchego de painéis de madeira e revestimento cimentício nas paredes, assim como móveis em fibras e madeira. (Divulgação)
19/42 - CASACOR São Paulo - Gerson Dutra de Sá e Ana Salama – ambiente: Cozinha (Divulgação)
20/42 - CASACOR Rio Grande do Su l- QG do Chef - Sandro Jasnievez delimitou a área de cocção com duas bancadas paralelas de aproximadamente 5,5m de extensão, uma interna e outra na área externa. A que fica no interior do ambiente possui churrasqueira e bifeira em aço inox. O cooktop e a cuba ficam em nível elevado, para valorizar o preparo de alimentos. O restante da bancada é área de refeições e quatro confortáveis cadeiras acomodam os amigos. Acima da mesa de jantar, o lustre em resina imita chifres de cervo. No piso, outro destaque: as tábuas em madeira de demolição trazem um recorte chevron, conhecido também como espinha de peixe, em diferentes tonalidades. (Divulgação)
21/42 - CASACOR Pará - Cozinha da Casa de Praia. Vários objetos que compõem o projeto das arquitetas Débora Rodrigues e Márcia Nunes foram adquiridos no mercado Ver-O-Peso, como ralador manual, colher de pau e panelas de alumínio. As cores primárias surgem nos móveis, na parede com acabamento em alto brilho e no teto. Aliás, o lustre é italiano e feito de papel. (Divulgação)
22/42 - CASACOR São Paulo - Maithiá Guedes – ambiente: Wine Bar. (Divulgação)
23/42 - CASACOR Brasília - Jantar com Adega. Para trazer um toque vintage, Felipe Reis e Ana Paula Costa adotaram as cores ocre e azul no mobiliário de linha contemporânea e com Selo Verde, inspirado no design italiano. O mesmo padrão de cores se repete no painel geométrico em porcelanato, aplicado na parede de fundo. O piso, em tom escuro e alto brilho, destaca as cores do mobiliário e das paredes. (Divulgação)
24/42 - CASACOR Paraná - Cozinha Show. O arquiteto Gastão Lima criou um ambiente ideal para receber eventos, com uma ilha de trabalho ao centro e um piso que traz o calor da textura amadeirada. Os acabamentos dos móveis em alto brilho criam um resultado elegante. A iluminação azul em LED e as cortinas de alumínio finalizam e emolduram o espaço. (Divulgação)
25/42 - CASACOR São Paulo - Rodrigo Costa e Alessandra Marques - ambiente: Lounge Gourmet da Brastemp (Divulgação)
26/42 - CASACOR Pernambuco - Sala de Jantar com Lavabo - André Dantas faz uma releitura de elementos modernistas e brutalistas. A ênfase está nos revestimentos em plástico e com efeito 3D no piso e nas paredes, que ganham aparência de concreto. Os cobogós 30x30 evocam uma década cultuada por vários arquitetos. A bossa também vem no mobiliário de ares vintage e em tons claros, com acabamento laqueado ou materiais naturais. A cor é adicionada em peças-chave e a iluminação se encarrega de valorizar o conjunto. (Divulgação)
27/42 - CASACOR Campinas - Sala de Jantar e Varanda - No ambiente de Luciana Carvalho, Vanessa Proença e Solange Vieira Rubim, a ideia é incorporar as influências de maneira descombinada. Cadeiras de estilos e cores diferentes, além do sofá, deixam o espaço descontraído, ao passo que os lustres conferem sofisticação. Papeis de parede, cortinas e espelhos criam um movimento a partir das cores suaves. (Divulgação)
28/42 - CASACOR Alagoas - Cozinha com Terraço - A cozinha do antigo casarão foi repaginada por Amanda Vilela e Mariana Abdala, sem perder a essência acolhedora. Os convidados podem se reunir em torno da ilha gourmet, que é multifuncional. A cartela de cores é simples, passeando pelos tons de azul que vão do marinho ao turquesa. Até a geladeira ganhou um revestimento especial, que lembra o padrão de tradicionais azulejos. (Divulgação)
29/42 - CASACOR Campinas - Sala de Almoço - Patricia Magalhães e Lydia Bonni combinam papel de parede e uma textura de concreto mais rústica para personalizar o espaço. A estante moderna e as cadeiras na cor vermelha deixam o clima informal, dialogando de forma harmoniosa com o mosaico de espelhos bizotados e um lustre em ferro e cristal. (Divulgação)
30/42 - CASACOR Brasília - Cozinha. Priscila Gabriel otimizou o espaço de 31 m² com uma parede cênica de fundo, que concentra despensa, louceiro e eletrodomésticos no mesmo plano. Outro ponto importante foi a ideia de soltar todas as bancadas da parede e resumí-las em ilhas sobrepostas. Concreto e metal predominam, transmitindo uma atmosfera industrial. (Divulgação)
31/42 - CASACOR São Paulo - Bruno Gap – ambiente: Adega Gourmet. (Divulgação)
32/42 - CASACOR São Paulo - Esther Giobbi – ambiente: Sala de Almoço (Divulgação)
33/42 - CASACOR São Paulo - Paola Ribeiro – ambiente: Living do empresário. (Divulgação)
34/42 - CASACOR Paraná - Estar Gourmet. Os arquitetos André Bertoluci e Martha Coelho apostaram na aplicação da madeira em estantes, nichos e nos painéis (Masisa) que integram visualmente os espaços de estar e cozinha. O piso em Limestone enobrece o projeto, que utiliza granito Preto Negresco na superfície da ilha gourmet e no painel onde foram embutidos os fornos. O mobiliário solto foi selecionado na Artefacto. Já o tapete segue um desenho exclusivo desenvolvido pelos profissionais. (Divulgação)
35/42 - CASACOR São Paulo - Ari Lyra – ambiente: Loft para Ser Feliz (Divulgação)
36/42 - CASACOR São Paulo - Oscar Mikail – ambiente: Loft dos Colecionadores (Divulgação)
37/42 - CASACOR Campinas - Espaço Gourmet - Adriana Consulin e Izilda Moraes inovam ao utilizar aço manufaturado nas fachadas, material resistente a trincas, dilatações e variações de clima. A generosa bancada de apoio em quartzo integra as áreas de preparo e degustação, para favorecer a convivência. O espaço se torna ainda mais acolhedor com a ambientação em tons neutros e a iluminação que valoriza as linhas elegantes do mobiliário. (Divulgação)
38/42 - CASACOR Pernambuco - Café - O arquiteto Rafael Tenório criou um ambiente de 100m² repleto de cores e outros estímulos visuais. Diversos móveis com iluminação interna contracenam com painéis de azulejos, criados para o evento pela Lilou. Tudo complementado por obras de arte popular regional. (Divulgação)
39/42 - CASACOR Brasília Loft Lake. Miguel Gustavo apresenta um espaço acolhedor com muita madeira e a presença marcante da parede verde. Ele soltou vários móveis das paredes para gerar mais espaços de exibição de telas de arte e fotografias. (Divulgação)
40/42 - CASACOR Espírito Santo - Flat urbano. Letícia Finamore adotou o vidro branco nos detalhes e no mobiliário, sugerindo leveza em cada canto do ambiente. A estrutura em madeira redesenha a parede principal da sala de jantar. (Divulgação)
41/42 - CASACOR Pernambuco - Sala de Almoço com Jardim - O projeto de Carola Queiroz e Beth Simón é acolhedor graças aos tons quentes e ao uso de amadeirados. O tecido que reveste parte do ambiente contribui para o intimismo. E a parede com nichos torna vários objetos do dia-a-dia peças de decoração. (Divulgação)
42/42 - CASACOR Alagoas - Sala de Jantar - Valéria Cox apostou no design brasileiro e elege a madeira como matéria-prima em destaque, sempre com linhas delicadas. A estante é composta de prateleiras e nichos organizados de forma casual, em uma proposta também seguida no mix de luminárias e telas. (Divulgação)