Arthur Casas e Triptyque Architecture são finalistas do iF Design Award
O iF Design Award – um dos mais importantes prêmios de design do mundo – selecionou dois edifícios sustentáveis brasileiros para a fase final
Por Redação
Atualizado em 05 fev 2021, 15:59 - Publicado em 08 fev 2021, 08:00
08 min de leitura
(Eduardo Macarios/)
(Reprodução / CASACOR)
O exclusivo AGE360, assinado pela Triptyque Architecture, e o Ícaro Jardins do Graciosa, projetado por Arthur Casas, são finalistas do iF Design Award 2021, um dos maiores prêmios de design do mundo. Entre mais de 10 mil inscritos, de 52 países diferentes, os brasileiros foram selecionados para competir na fase final da categoria Residencial.
O AGE360, da Triptyque Architecture
(Reprodução / CASACOR)
Com a assinatura da Triptyque Architecture, a torre AGE360 se estende por 124 metros de altura e está localizada em Curitiba. O edifício conta com 33 residências únicas, além de uma floresta suspensa que garante o bem-estar dos moradores.
(Reprodução / CASACOR)
Com um design primoroso que aposta em assimetrias e recortes surpreendentes, o empreendimento traz um interior livre de estruturas. Assim, os espaços internos são amplos, fluídos e conectados – e repletos de iluminação natural. Cada jardim suspenso com pé-direito triplo é composto por oitoespécies de plantas diferentes, que se adaptam à personalidade de cada morador.
(Reprodução / CASACOR)
O AGE360 foi reconhecido pelo Fitwel – selo internacional de saúde e bem-estar no morar – como o projeto residencial brasileiro mais pontuado do mundo em qualidade de vida. O empreendimento também é o mais pontuado da América Latina e está no top 15 global do selo. Ele já recebeu menção honrosa do Architecture Master Prize e se destaca por unir arquitetura, sustentabilidade e wellness, tudo em um único projeto.
As principais premissas do Edifício Ícaro Jardins do Graciosa, de Arthur Casas, eram aproveitar ao máximo a iluminação natural e garantir privacidade aos 21 apartamentos, que foram divididos em três edifícios.
(Eduardo Macarios / CASACOR)
O concretoaparente da estrutura busca o equilíbrio em contraposição à madeira e ao vidro da fachada – materiais que ressaltam o conceito de permeabilidade e transparência que pautou o projeto.
(Eduardo Macarios / CASACOR)
O edifício adota uma arquitetura plenamente integrada ao paisagismo e repensa conceitos tradicionais, ao trazer uma noção de escala que remete mais a uma casa do que a um apartamento – tamanha a privacidade e amplitude de seus ambientes.
(Eduardo Macarios / CASACOR)
O edifício Ícaro também já reúne títulos como o Best of Year da revista americana Interior Design, na categoria Multi-Unit Housing; o Rethinking The Future, além da certificação Ouro do Green Building Council (GBC) Brasil Condomínio, a principal certificação de sustentabilidade do país, que deu ao residencial o título de “empreendimento mais sustentável do Brasil”.
(Eduardo Macarios / CASACOR)
Sobre o iF Design Award
O iF Design Award é um dos maiores e mais importantes prêmios de design do mundo que acontece anualmente. É executado pela instituição de design independente mais antiga do mundo, o iF International Forum Design GmbH in Hannover. Desde 1954, o iF Design Award tem sido reconhecido como árbitro que exalta a qualidade do bom design. Os projetos serão premiados nas seguintes categorias: Produto, Embalagem, Comunicação e Design de Serviços, Arquitetura e Design de Interiores e ainda UI/UX e Conceitos Profissionais. Todos os projetos premiados serão mostrados no iF World Design Guide e no iF Design App.Em 2020, entre os projetos de arquitetura premiados estiveram o Sky Green, edifício residencial no coração de Taichung, em Taiwan, com uma estrutura verde que funciona como um poderoso purificador de ar; e oGreenLand Hong Kong · Yuehu Academy, localizada às margens do Lago Yuehu, na área Songlong da cidade de Zhaoqing. O projeto se baseia em princípios da arquitetura moderna para criar uma estrutura nova e idílica.