Como fazer uma horta em casa? Dicas para nunca errar!

Você sabe quais os benefícios de ter uma horta em casa? Reduzir o consumo de agrotóxicos é apenas um deles. Entenda mais.

Por Yeska Coelho Atualizado em 12 abr 2021, 22h16 - Publicado em 8 abr 2021, 08h30
Horta inteligente purifica o ar de ambientes internos
Horta inteligente purifica o ar de ambientes internos Divulgação/CASACOR

Contar com uma horta em casa é um hábito que muitos brasileiros estão adotando e recomendando. Além de ter produtos orgânicos, produzidos com todo amor e carinho pelas próprias mãos, os cuidados com a vegetação podem ser terapêuticos.

Por incrível que pareça, fazer uma horta em casa ou até mesmo em apartamento é possível e praticamente sem exceções. É claro, dependendo do espaço que você tiver, isso vai dar maior ou menor oportunidade de variar nas plantações.

Yara Cianci e Pat Varago - Casa do Chef. A conexão entre pessoas e cozinha é a premissa ressaltada no estilo descontraído do espaço, para eventos gastronômicos. A água que cai do escorredor de pratos é reutilizada na horta, e o verde também quebra a sobriedade das paredes pintadas com tinta de lousa. Repare ainda que os guichês originais da bilheteria do Jockey foram preservados.
Casa do Chef, por Yara Cianci e Pat Varago. Projeto criado na CASACOR São Paulo 2017  Renato Navarro/CASACOR

Os apartamentos – que costumam ser menores e muitas vezes sem varanda – podem ter um espaço para criar pequenas hortas na própria cozinha e cultivar temperos. Mas muita atenção: é importante garantir que os cuidados irão acontecer, principalmente se tratando da entrada de luz no ambiente

 Vantagens de ter uma horta em casa

Investir em uma horta em casa é uma maneira de se aproximar da natureza de um jeito muito mais íntimo, afinal, é você que terá o trabalho de regar, podar e identificar qualquer problema relacionado à hortaliça.

Homem mexendo na terra cultivando uma horta em casa
Brenda Amaral/CASACOR

É também um meio de evitar o consumo de produtos vindos da indústria. Cada vez mais, o plantio brasileiro vem sofrendo com o uso de agrotóxicos para acelerar a produção.

Esses alimentos vendidos no mercado, portanto, podem a longo prazo serem prejudiciais a saúde, especialmente na parte hormonal. Isso foi o que revelou uma pesquisa feita pela Fiocruz, que chegou a conclusão de que o consumo de agrotóxicos pode colaborar para o desenvolvimento de câncer, antecipar a primeira menstruação e até diminuir a fertilidade.

Plantio de beterrabas feita em pequenos vasos de madeira
Julia Parpulov/CASACOR

A facilidade de acesso também é uma vantagem. Contar com temperos fresquinhos, muitas vezes ao alcance da sua mão, é bastante prático.

Por fim, as plantas como um todo trazer aconchego para os ambientes e renovam as energias da casa.

Como fazer uma horta em casa

Agora que você já está convencido de como ter uma horta em casa pode ser vantajoso em vários sentidos, separamos um pequeno passo a passo sobre como montá-la. Confira!

Continua após a publicidade

1- Defina um espaço adequado

10 - LAGOOM - PATRICIA MARTINEZ (2)
Lagon, por Patrícia Martinez. A horta fez parte do projeto criado pela arquiteta na CASACOR São Paulo 2016 Divulgação/CASACOR

Como bem falamos, espaços pequenos não devem ser excluídos quando o assunto é montar uma horta em casa. É possível investir em jardineiras, vasos (barro ou plástico) ou até mesmo produtos usados no dia a dia improvisados, como potes de sorvete. O importante, é como você vai criá-las.

Ela pode ser feita em qualquer cantinho da sua casa que tenha uma boa iluminação natural, para que fique em contato com o sol de 2 a 4 horas.

Além disso, é importante investir em um vasilhame que possua furos na base, assim, evita apodrecer a raiz.

2- Escolha as hortaliças

horta em casa

Manjericão, hortelã, salsa, pimentinhas e tantos outros alimentos (até mais robustos como tomates, alfaces e cenouras) podem ser plantados. Mas novamente: é importante pensar o espaço que você irá dispor.

No caso do manjericão, por exemplo, ele é uma planta que precisa sempre ser podada e também exige o contato com a luz do sol bem forte. Já o orégano prefere temperaturas mais amenas e precisa de regas moderadas e constantes. Isso significa que é importante estudar bastante individualmente sobre as hortaliças que você pretende plantas, pois cada uma reage ao ambiente de um determinado modo.

3- Cuidados em geral

Horta CASACOR - Marcelo Bellotto. Estrategicamente localizada em frente à Estação de Tratamento de Resíduos provenientes do restaurante, a proposta é que estes sejam utilizados como adubo na Horta CASACOR, ilustrando ao visitante um caminho de sustentabilidade. O público terá a oportunidade de conhecer uma horta estilizada que irá abrigar diversos tipos de espécies - como chás, plantas medicinais, frutíferas, hortícolas, ervas aromáticas, plantas afrodisíacas e pancs. No centro do espaço, um inusitado jardim suspenso itinerante, que pode ser desmontado e transportado com facilidade para diversos locais
Horta CASACOR por Marcelo Bellotto. Projeto criado na CASACOR São Paulo 2019  Salvador Cordaro/CASACOR

Ter uma rotina de rega, criar (ou comprar) adubo e fortalecer as plantas e principalmente ter paciência com o crescimento e desenvolvimento delas são o verdadeiro segredo para ter uma horta em casa.

A dica é investir em adubos a cada 20 dias e fazer a rega sempre. 

Descubra essa e outras práticas sustentáveis no Instagram da CASACOR: @casacor_sustentavel

Continua após a publicidade
Publicidade